Argiloterapia Capilar: Passo-a-passo, Como Fazer, O Que É!


O que é? A argiloterapia capilar é um tratamento que vem fazendo cada vez mais a cabeça das mulheres, literalmente. A argila utilizada é aquela mesma que é tirada do solo, e tratada de uma forma específica para que possa ser usada nos cabelos.

Argiloterapia capilar – aprenda como fazer passo-a-passo

Já ouvimos várias vezes sobre o uso da argila para o tratamento da pele, sendo usado como cicatrizante e reconstrutor da pele, além de proporcionar maior estímulo a circulação sanguínea, efeito antisséptico e restaurador da pele. Mas, e a argila para os cabelos, como funciona?

Suas benesses:

Benefícios da argiloterapia capilar

  • diminuição da oleosidade dos cabelos,purificação dos fios,
  • desintoxicação do couro cabeludo,
  • limpeza profunda e natural,
  • removedor de impurezas,
  • regeneração dos fios,
  • elimina a caspa,
  • previne a queda e quebra dos fios
Argila branca All Nature
Argilotherapy All Nature

Passo-a-passo de como fazer a plastica de argila:

A aplicação da argila é realizada geralmente nos cabelos secos e desembaraçados. A argila em pó é misturada com água de uma forma que a mistura não fique nem muito líquida, a ponto de escorrer, nem muito grossa, pois pode secar muito rapidamente e dificultar a aplicação nos cabelos. A aplicação da argiloterapia capilar é realizada apenas no couro cabeludo de forma homogênea e cuidadosa, não sendo recomendado seu uso até as pontas dos fios. A argila deve permanecer nos cabelos por aproximadamente 15 minutos, tendo o cuidado para que ela não seque nos cabelos. O ideal é borrifar a argila nos cabelos com um pouco de água e massagear o couro cabeludo delicadamente em caso de sinais de que a aplicação esteja secando. Após esse tempo, lave os cabelos como de costume, inicialmente cuidando para retirar toda a aplicação de argila dos cabelos, e após toda a retirada da argila lavar com xampu e condicionador de seu uso diário.

Cabelos embaraçados
Argiloterapia

As diferentes cores da argila

Há várias cores de argilas para a realização da argiloterapia capilar, as mais comuns e usuais são as de cores branca, verde e preta.

  • Branca: é a argila mais leve e suave, usada normalmente para o aumento da queratina nos cabelos, ingrediente que dá a sedosidade e movimento natural dos cabelos.
  • Verde: usada principalmente para desintoxicação e adstringência dos fios. Indicado para cabelos normais, mas que precisam de limpeza profunda e tonificação. Também combate a caspa.
  • Preta: indicado para cabelos pesados e extremamente oleosos, e também para as quedas de cabelo. Renova e desintoxica os cabelos, além de prevenir a queda e quebra dos fios.
Tipos de argila
Argila vermelha, uma das melhores

Confira este tutorial de como fazer argiloterapia capilar com argila verde!

Argilas umedecidas

Mas também há outras cores de argilas, menos usadas, porém também eficazes:

  • Cinza: quando usada na pele, é a melhor contra olheiras. Para os cabelos, tem efeito anti-queda e aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que faz com que os cabelos crescam muito mais fortes e resistentes.
  • Amarela: regenera e reconstrói os fios, além de prevenir a quebra.
  • Vermelha: desintoxica os fios, além de ser indicada para as ruivas, pois também pode agir como um leve tonalizante natural.
Argila verde

Veja também estas dicas passo-a-passo para utilizar argila branca:

Dicas para uso!

A própria argila já possui todos os nutrientes naturais necessários para uma profunda hidratação e restauração dos fios capilares, mas você pode adicionar, junto da sua máscara de argiloterapia capilar, algumas gotinhas de óleo vegetal ou óleo essencial específico para seu tipo de cabelo; ou você pode também adicionar um pouquinho da sua máscara capilar preferida. Outra dica é, ao invés de misturar o pó da argila com água, colocar vinagre de maçã. O vinagra já e um velho conhecido como um grande auxiliar a trazer o brilho natural dos cabelos, sendo usado em misturas com água para enxaguar os cabelos após lavá-los. O vinagre na mistura com a máscara de argiloterapia capilar não irá interferir em nada no tratamento dos cabelos, irá apenas auxiliar a promover um maior brilho natural aos seus cabelos.

Aplicando em casa com pincel
Máscara de argila no couro cabeludo
Argila quase no ponto pra ser removida

Indicações e cuidados

A aplicação de argila pode ser usada em todos os tipos de cabelos, sejam eles naturalmente lisos ou enrolados, ou sejam eles com algum processo de química como tinturas ou alisamentos. A única indicação é que a argiloterapia capilar seja aplicada nas madeixas pelo menos após 2 meses após o processo químico de alisamento, para que o mesmo não tenha seu período de duração reduzido.

Como trata-se de uma substância natural, a argila, que é extraída do solo, não há nenhuma contra-indicação para gestantes, lactantes ou crianças.

Cachos tratados com argila
Como ficam os lisos depois da argiloterapia

A indicação é para que o tratamento de argiloterapia capilar seja realizada a cada 15 dias ou 1 mês, variando conforme o tipo de cabelo. Para cabelos mais secos, a indicação é que seja realizado num período maior que 1 mês, para evitar o ressecamento excessivo dos fios. Para cabelos mais oleosos, o tratamento pode ser realizado tranquilamente em um frequência maior, variando conforme reação e resposta dos fios ao tratamento.

E então, já experimentaram este tipo de tratamento? O que acharam?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)