40 Cabelos Afros Curtos: Fotos, Dicas, Tutorial!


O estilo afro voltou com tudo como símbolo de libertação e atitude. Saiba como usar e cuidar dos cabelos afros curtos.

Cabelos afros curtos – fotos e imagens inspiradoras
Afro da Taís Araújo
Curto com acessório
Bem curto
Estilizado com esponja
Box braids curtinhas

Os cabelos lisos e compridos dominaram as cabeças das mulheres por muitos anos. Nesse tempo, foi difícil encontrar alguém que assumisse os cachos e os afros, estilo que saiu de destaque na década de 70, quando o Black Power era usado como uma forma de manifestação, ideologia e cultura.

Felizmente, uma onda vintage e de libertação dita as tendências de hoje e os cabelos crespos estão sendo, cada vez mais, vistos nas ruas e nas passarelas. Os fios altos e volumosos, em 2015, também são usados como uma manifestação, dessa vez contra os padrões de beleza pré-estipulados e pela libertação das químicas e processos de alisamento.

Cabelos cacheados dão um pouco mais de trabalho que cabelos lisos, pois, sofrem mais com frizz, volume, ressecamento e embaraçam mais facilmente. Mas as mulheres que assumem seus fios naturais e que aproveitam sua beleza única hoje em dia são admiráveis.

Vantagens e cuidados

Para as negras que ainda resistem com os cabelos longos e lisos, a dica é desapegar e assumir o que é natural. Essa atitude está cada vez mais na moda e há vantagens: os cabelos curtos são conhecidos pela praticidade e por destacar as linhas do rosto.

Os cabelos afros curtos podem ser combinados com acessórios, como brincos grandes, lenços, flores e turbantes. Todos esses elementos são ótimos para expressar a identidade, atitude e estilo da pessoa.

Feminino
Com mechas e luzes loiras
Loiro
Afro liso
Penteado afro para mulher
Corte feminino com acessório faixa
Enfeites e acessórios para penteado afro curto
Com enfeite
Alisados

3 tipos para hidratação

Para atingir um penteado afro perfeito, uma das principais dicas é a boa hidratação. Nesse caso, é recomendado o uso de óleos, já que o fio tem a característica de não absorver bem a oleosidade, o que o deixa mais ressecado que os cabelos lisos, por exemplo.

Quanto à hidratação, há opções diferentes que podem ser escolhidas de acordo com a preferência e a disponibilidade de tempo que você tem para dedicar aos cuidados com o cabelo:

  1. Reconstrução mensal dos fios
  2. Umectação com óleo
  3. Hidratação comum

Reconstrução mensal dos fios:

Para reparar e recuperar fios quebradiços, uma opção é fazer a reconstrução capilar com aminoácidos e queratina. É possível comprar esses produtos em forma de máscaras, ou líquido, para fazer o procedimento em casa.

Umectação com óleo:

Umectação é o ato de molhar, ou deixar algo úmido. No caso desse tipo de hidratação, a umectação em cabelos afros pode ser feita uma vez por semana, com a intercalação de tipos de óleos: óleo de coco vegetal e azeite de oliva extra virgem são os que geram melhores resultados em cabelos crespos e cacheados.

Essa ação vai deixar a textura dos fios mais macia, sem tirar o volume natural do afro.

Hidratação comum:

Como dito anteriormente, os cabelos afros não absorvem bem a oleosidade natural do couro cabeludo por causa do formato enrolado. Sendo assim, uma hidratação semanal deve ser considerada como obrigatória e pode ser combinada com os outros tratamentos hidratantes citados nos tópicos anteriores.

Na hidratação comum, procure usar produtos para o seu tipo de cabelo específico. No mercado, cremes com aloe vera e vitaminas podem ser encontrados facilmente.

3 cuidados diários

Há alguns cuidados que podem ter tomados no dia-a-dia para deixar o seu afro curto ainda mais bonito:

  • Dormir com os cabelos presos
  • Não pentear os cabelos quando acordar
  • Não dormir com os cabelos molhados

Dormir com os cabelos presos:

Essa simples atitude diária faz com que os cachos não estraguem. Antes de se deitar, basta arrumar os cabelos com os dedos e com a ajuda de um modelador de cachos.

Não pentear os cabelos quando acordar:

Da mesma maneira, arrume o cabelo quando acordar apenas os dedos e com óleos e cremes para pentear. Usar o pente, ou a escova pode fazer com que os cachos desmanchem, deixando o afro sem forma.

Não durma com os cabelos molhados:

Dormir com os cabelos molhados pode acabar com a saúde dos fios, principalmente dos cabelos crespos, que pela forma e textura, favorecem o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Usando faixa
Lisos e alisados
Lindo cabelos afro volumosos
Cabelos afro curtos
Cabelos cacheados crespos curtos
Cabelos afros curtos com mechas
Penteado e corte afro alisado
Afros volumosos
Acessórios e enfeites diversos

Cortes e penteados para cabelos afros curtos

Depois de conhecer alguns cuidados para deixar o afro ainda mais bonito e elegante, vale conhecer as opções de cortes e penteados para elevar, ainda mais, o nível desse estilo de cabelo:

  1. Moicano
  2. Tranças
  3. Corte afro reto
  4. Outros tipos de corte afro

Moicano

Esse penteado é fácil e pode ser feito rapidamente antes de sair para o trabalho, para os estudos, ou para um passeio, basta ter em mãos alguns grampos:

Com a ajuda dos grampos, prenda os cabelos nas laterais, de forma que as mechas de cima da cabeça fiquem soltas. Para nenhum fio preso escapar, finalize a parte presa do cabelo com um fixador e pronto!

Mohawk
Moicano

Tranças

As tranças e o rastafári são penteados conhecidos no mundo dos cabelos crespos. No caso dos cabelos afros curtos, os trançados podem ser um detalhe lateral, com os fios trançados de um lado e o resto do afro solto. A combinação vai depender de você. No entanto, esse penteado meio solto é um pouco mais complicado que o anterior, e talvez você precise de uma ajuda profissional para fazê-lo.

Trancinhas
Com tranças

Corte afro reto

O afro curto já é uma opção para aquelas que não são muito fã dos cabelos volumosos. Uma opção para controlar o armado sem abandonar o afro é o corte tradicional e reto.

Outros tipos de corte afro:

Outras opções para quem usa o afro curto é baixar bastante o volume na nuca. Esse corte permite deixar a linha do cabelo em diversos formatos, de acordo com a preferência: triangular, quadrado e arredondado são algumas das opções.

Vale lembrar que para manter o corte e o formato escolhido do afro, a manutenção deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Caso contrário, conforme os fios forem crescendo, a forma pode se perder.

Curto e loiro
Beleza natural
Corte Beleza Natural

Assista a esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer 6 penteados para cabelos afros curtos, cacheados ou crespos:

Cabelos crespos coloridos

Os afros podem ganhar um toque ainda mais ousado se forem adicionadas cores a eles. Do loiro e ruivo a tons como rosa e azul, as colorações podem ser uma forma de se destacar e inovar o look usual.

Azul
Raspados platinados
Colorido
Rosa com moicano
Roxo
Vermelho

No entanto, como dito anteriormente, o fato de o cabelo crespo requerer mais cuidados por ressecarem com mais facilidade, a coloração deve ser feita com cautela, já que a química pode agravar o ressecamento dos fios.

Siga algumas dicas pra você que quer colorir o afro curto:

  • Vá a um especialista para conhecer o tipo do fio;
  • Peça a ele para fazer um teste de mecha para saber qual é o tempo de clareamento necessário e até quantos tons podem ser abertos sem danificar os fios;
  • Use produtos, como shampoo e creme, específicos para o seu tipo de cabelo e química utilizada;
  • Faça hidratações semanais;
  • Retoque a tintura entre 45 e 60 dias;

Tem pra homem também, rs:

Masculino
Para homem
Masculinos
27 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)