Cabelos elásticos: Dicas, Como cuidar, Como tratar, Vídeos!


Aprenda o que fazer com cabelo elástico e recupere os seus fios!

cabelo ruivo que nao-elastico
Fios longos recuperados
seguidora dos tratamentos do salaovirtual
Cacheado bem cuidado

Cabelos elásticos são aqueles fios que parecem sempre embolados, que têm uma aparência meio mastigada, maleável demais e que estraga qualquer visual. Se você não tiver cuidado, o fio de elástico pode passar para quebrado e fraco, então o melhor é agir enquanto você pode. Mas o que fazer com cabelo elástico? Como tratar? A seguir, a resposta.

Procure um cabeleireiro

Antes de sair tentando fazer novas técnicas de recuperação e que prometem um cabelo recuperado e lindo sem esforço, procure um cabeleireiro. Somente um profissional será capaz de avaliar com precisão o estado dos seus fios e do que eles realmente necessitam.

Fios elásticos normalmente são resultados de excesso de química, de falta de cuidado ao longo do tempo ou de ambos os fatores. Por isso, em vez de tentar corrigir o problema por conta própria e correr o risco de causar danos ainda maiores, corra para o cabeleireiro.

resultados de tratamentos em casa para elasticos
Antes e depois de tratar cabelo elástico
dicas para acabar com cabelo elastico e borrachudo
Antes e depois de cuidar de cabelo emborrachado

Se os fios ficaram assim depois de um tratamento que você fez, quanto mais cedo você agir menos danos o cabelo vai sofrer.

Capriche na hidratação

O cabeleireiro vai avaliar seus fios e vai te dar uma espécie de diagnóstico com o que você precisa fazer para reverter o quadro. Embora cada cabelo seja diferente, é bem provável que a hidratação seja uma das recomendações.

Quanto mais líquido o cabelo retém, mais pesado ele fica e mais maleável ele se torna, sem que isso signifique um fio elástico. Com isso, a hidratação é também a responsável por fazer com que os fios fiquem lindos e saudáveis novamente.

vinagre trata cabelo elastico
Vinagre de maçã serve para muitas coisas

Usar máscaras e produtos hidratantes nesse momento é uma boa pedida e é melhor ainda se você fizer no salão. Com isso, o cabelo vai recuperando pouco a pouco a beleza e a leveza tomadas pela aparência elástica.

Use produtos que protejam os fios de novas agressões

Também é importante utilizar produtos que protejam os fios de novas agressões. O silicone é um exemplo: como forma uma capa em cima dos fios, ele impede que outros fatores como calor, umidade ou mesmo a poluição atuem de modo a prejudicar os fios. Além disso, ele também ajuda o cabelo a não perder água de modo que ele passa a ficar mais bonito.

É importante ter em mente, entretanto, que a melhora dada pelo silicone é aparente, ou seja, o cabelo parece mais bonito e mais saudável, mas não necessariamente ele está mais saudável.

queratina liquida que ajuda a tratar cabelo elastico
Queratinas líquidas boas e que funcionam

Para entender melhor, é só imaginar uma pele cheia de acne. Nesse caso, uma maquiagem bem feita pode esconder todas as marcas e manchas, mas uma vez que seja retirada, tudo volta ao normal. O mesmo funciona com o silicone: ele não trata os fios e, sim, apenas disfarça a aparência. Por isso, se você usar o silicone e parecer que ele “funcionou”, não deixe de seguir os outros passos.

Evite o calor e as químicas nos fios

Se você vai usar produtos para proteger os fios de novas agressões, então não faz sentido nenhum você mesma gerar agressões para os fios, certo? É importante saber que seus fios estão literalmente a ponto de se tornarem quebradiços, ainda mais porosos e com direção ao chão. Por isso, qualquer deslize agora pode fazer com que seu cabelo fique quebradiço de vez e até mesmo sofra corte químico.

Com isso, uma vez que você identifique os fios elásticos suspenda o uso de agressões como chapinha e secador. Por mais que seja difícil, acredite que será muito mais difícil ter que lidar com um tratamento para cabelo inteiramente quebrado.

cachos mal tratados
Cachos elásticos

Se o calor já faz mal para fios nesse estado, a química pode ser fatal, evite até passar tonalizantes. Dependendo dos motivos para que o cabelo tinha ficado elástico, o resultado pode ser um corte químico muito desagradável.

Assim, o que fazer com cabelo elástico? Protegê-lo de novas agressões!

Faça uma reconstrução poderosa

Fazer hidratação ajuda, proteger de novas agressões é útil, mas nenhuma dessas tarefas realmente recupera os fios. Nesse momento, você precisa é de um tratamento de choque que reponha massa, sele cutículas e faça com que os fios ganhem força novamente.

Esse tratamento tem nome e sobrenome: reconstrução capilar. Usando produtos específicos para cabelos muito danificados, esse tipo de tratamento é um verdadeiro choque para fios elásticos e faz com que eles se encaminhem para voltar ao normal.

como acabar com cabelo elastico com glicopan pet
Glicopan Pet ajuda a resolver cabelos elásticos

Mas já sabe, né? Nada de tentar fazer em casa! Se você quer cabelos realmente bonitos e saudáveis novamente, o melhor é deixar para quem entende do assunto. Um bom cabeleireiro será capaz de fazer um tratamento de reconstrução com o mínimo de agressão possível e os efeitos iniciais podem ser percebidos logo de cara.

Corte o que for necessário

Em alguns casos, não tem jeito: a tesoura é a única solução. Isso não significa que você vai ter que cortar o cabelo e ficar careca, mas, sim, que é chegada a hora de considerar fazer pelo menos um corte.

O fio elástico por si só já é ruim, mas se ele se junta a pontas duplas e queimadas a recuperação beira o impossível. Uma coisa é deixar mais saudáveis os fios próximos ao couro cabeludo e outra bem diferente é dar um jeito em quem mais sofre as agressões nos cabelos.

Se as pontas do seu cabelo estiverem elásticas, porosas, com pontas duplas, quebradiças e desiguais, o melhor que você pode fazer é cortar ao menos parte delas. Além de um novo visual, o cabelo ficará mais saudável e também recuperado do jeito certo.

cabelos loiros com muitos problemas na fibra capilar
Cabelo loiro quebrado, poroso, danificado, ressecado, elástico e destruído

Na hora de pensar o que fazer com cabelo elástico, sua primeira providência deve ser a de procurar um cabeleireiro de confiança e qualidade já que você não quer piorar uma situação que já não está favorável.

Também é benéfico realizar hidratações, assim como proteger o fio de novas agressões. Se nem mesmo uma reconstrução ajudar os fios, então pode ser a hora de se despedir de alguns centímetros dos fios para um bem maior. Seja como for, se você fizer tudo certinho em breve terá seus cabelos recuperados e bonitos novamente.

cabelos da kendall jenner sao lindos
Naturais sem elasticidade

Se, ainda assim, você quiser fazer em casa, veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de como desemborrachar um cabelo elástico em menos de 10 minutos:

Olha também esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer reconstrução de cabelo elástico com vinagre de maça:

O que achou das dicas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)