Cuidados Para Cabelos Enrolados Masculino e Feminino: Veja!


Veja por que assumir o cabelo enrolado masculino e feminino e quais cuidados ter!

Por muito tempo, o padrão de beleza dos cabelos foi – e ainda é – o cabelo liso. Aos poucos, entretanto, isso vem mudando. Significa que será instaurada a ditadura dos cachos? Não, mas as pessoas estão se sentindo cada vez mais confortáveis em assumir seus fios naturais – sejam eles lisíssimos ou totalmente enrolados.

Se você faz parte do time dos enrolados, saiba que pode ter chegado a hora de finalmente mudar o visual e assumir a sua beleza em nível máximo e natural! Quer saber como? Então veja dicas para cabelo enrolado masculino e feminino e aprenda a cuidar direitinho.

ilustracao

Mas por que assumir os cachos?

Se você reparar bem, é cada vez maior o número de pessoas que assumem seus cabelos bem do jeito que eles são. Mas por que você deveria fazer isso? Porque é mais prático. Porque é igualmente bonito. Porque é tendência – assuma, você também gosta de estar na moda. Porque é uma forma de criar a sua própria identidade. Porque cachos criam uma sensação de leveza e movimento ao visual e que é totalmente contrária ao liso escorrido artificial e sem movimento.

Quando você assume seus cachos – e isso vale para cabelo enrolado masculino e feminino – você perde menos tempo cuidando do cabelo para que ele fique perfeitamente liso. Além disso, você gasta menos dinheiro com produtos que fornecem um visual artificial e pode investir naqueles que oferecem um resultado natural.

Você também causa menos agressões aos seus fios por deixá-los ser como são e imprime mais personalidade ao visual. Além disso, seus fios se tornam versáteis. Se você quiser, é só alisá-los, mas, se não, pode deixá-los cacheados e lindos do mesmo jeito.

cuidados com cachos
Estilo afro ou black power
cabelo ficou legal
Enrolado estilo afro masculino

Os diferentes tipos de cachos

Também é importante que você saiba que nem todos os cachos são iguais. Dependendo do seu tipo de cabelo, do peso que cada fio tem e até mesmo da saúde dos fios os cachos vão ser diferentes.

Um cabelo quase liso ou que então esteja muito danificado possui cachos que não parecem cachos e que se assemelham mais a ondas e marcas nos fios. Nesse caso, você vai precisar dar peso para que os fios façam as voltinhas são desejadas.

Os cachos menores e mais juntinhos normalmente formam o cabelo afro ou black power, que também é uma versão incrível para ostentar por aí. Já um cabelo com cachos mais soltos e indefinidos, como os de Ana Paula Arósio e Caio Castro há alguns anos, criam um visual mais leve e, dependendo, meio surfista.

muito bonito
De cabelo curto
caio castro antigo
Caio Castro
atriz famosa vive sozinha
Ana Paula Arósio

Não menos importante estão os cachos bem definidos. Normalmente, são os mais “pesados” da lista e são um verdadeiro troféu, já que são conseguidos após muitos cuidados e tratamentos para que o fio fique saudável o suficiente para se enrolar tão perfeitamente.

Em alguns casos, mudar o estilo dos seus fios é impossível, mas você sempre pode dar uma ajudinha extra e deixá-los mais bonitos – o que nos leva diretamente para o próximo tópico!

Cuidando de cabelo enrolado masculino e feminino

Se você é homem e acha que cuidados com os cabelos – especialmente os enrolados – são destinados apenas a mulheres, fuja desse tabu! Se você é mulher e acha que seus cabelos enrolados “não têm jeito” e não merecem cuidados, também deve fugir dessa verdadeira armadilha de beleza.

Nesse cenário, homens e mulheres podem compartilhar dicas muito úteis para cabelos mais bonitos como:

  • Evitar agressoes aos fios
  • Pentear o cabelo molhado, mas deixar secar naturalmente
  • Usar produtos específicos
  • Ser paciente

Evite as agressões aos fios:

Caso só agora você esteja aceitando seu cabelo enrolado então é bem provável que nos últimos anos você tenha submetido os fios a diversas agressões: chapinha e secador diariamente, escovas progressivas e relaxamentos poderosos ou mesmo elásticos que quebraram e marcaram os fios.

ficou muito bom o resultado
Antes e depois de cacheados que estavam danificados

Por isso, é hora de colocar os fios numa UTI capilar e livrá-los de todas as agressões. Não vai ser fácil no começo, mas resista à tentação de causar ainda mais danos aos cabelos enrolados.

Penteie molhado, mas deixe secar ao natural:

A hora certa de pentear os cabelos enrolados é quando eles estão molhados – ou, no mínimo, úmidos. Se você pega a escova ou pente e passa nos cabelos secos, você cria estática e faz com que os fios fiquem arrepiados.

cuidados com cabelo enrolado
Deve-se pentear molhado o cabelo

Além disso, você ainda prejudica a formação dos cachos tão desejados. Então, o certo é pentear os cabelos com pentes largos após o banho e deixar que os fios sequem naturalmente. Com isso, você garante que os cachos se formem sem qualquer tipo de interrupção.

Use produtos específicos:

Os fabricantes de xampus, condicionadores e outros produtos capilares não se dariam ao trabalho de criar fórmulas, embalagens e nomes diferentes se todos os produtos servissem para a mesma coisa, certo?

muito bonitos
Cachos loiros bem definidos
cabelos graciosos
Cachos médios bagunçadinhos
cabelos de idosa
Cabelos que passaram por transição capilar
cabelo cacheado feminino
Cacheado feminino

Por isso, você deve utilizar produtos específicos para o cabelo enrolado. Cada vez mais marcas contam com linhas específicas, então basta ir à farmácia mais próxima e comprar o produto que se encaixar melhor para os seus fios. Isso faz a diferença em conseguir o cabelo enrolado mais hidratado, mais bem cuidado e muito mais bonito.

Tenha paciência:

Se a vida toda você usou cabelos lisos ou renegou os seus cachos, é natural que você estranhe no começo. Embora seja lindo, o cabelo enrolado masculino e feminino exige um período de adaptação com o espelho – e você também vai precisar de tempo para recuperar estragos e agressões.

Por isso, é muito importante ter o máximo de paciência na hora de cuidar dos fios. Com perseverança e cuidados consistentes em breve você terá fios de causar inveja – e, assim, você terá acabado de entrar no mundo da transição capilar sem nem mesmo perceber!

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer para cuidar dos cabelos enrolados:

Acompanhe também esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como cachear as partes lisas do cabelo em transição capilar:

O cabelo enrolado masculino e feminino é lindo, é tendência, é prático e mais do que nunca tem o seu valor. Por isso, se você tem os fios desse tipo vale muito a pena investir em utilizar um visual natural e que traga praticidade e autoestima. Depois de entender melhor o seu tipo de cacho, é só começar a colocar em prática dicas e cuidados para, no fim, ter um cabelo digno de muitos olhares e elogios.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)