Cabelos Secos Masculinos: O Que Fazer, Como Cuidar, Tratamento!


Veja como cuidar do cabelo seco masculino!

O que fazer com cabelo seco no homem

O cabelo masculino nem sempre merece a atenção que deveria. Embora hoje os homens se preocupem mais com um bom corte, os cuidados ainda ficam bem distantes do que um fio de cabelo realmente necessita. Se o problema já acontece com quem tem cabelo normal, imagine quem sofre com o problema de cabelo seco.

Os fios ficam sem vida, sem movimento e também sem modelagem. O cabelo seco masculino, que parece insolúvel, na verdade pode ser amenizado com algumas dicas simples. Quer saber quais? Então confira o artigo a seguir e aprenda como cuidar do cabelo seco masculino!

Saiba a diferença entre cabelo seco e ressecado

Pode acreditar, mas um dos primeiros cuidados necessários com o cabelo seco masculino consiste justamente em entender melhor o que, efetivamente, é um cabelo seco. O cabelo seco é aquele que tem aparência menos hidratada, com mais frizz, mas sem necessariamente ter aspecto de danos em sua extensão, e não importa se seu cabelo é ondulado, liso, ou volumoso, qualquer cabelo pode ser seco, independente do comprimento, inclusive.

O cabelo seco é uma característica dos fios que não pode ser totalmente mudada, mas apenas manejada de modo a conseguir que o visual ideal seja obtido. Quem tem cabelo liso e seco normalmente vê o cabelo com aspecto com pouco volume e quem tem cabelo cacheado normalmente se depara justamente com a situação contrária.

Cacheados e secos no homem
Homem também sofre com frizz
Penteados bons para cabelos secos masculinos
Crespos e secos
Cortes para fio ressecado de rapazes

Seja como for, um cabelo seco é bem diferente de um cabelo ressecado. Em geral, o cabelo fica ressecado por uma série de fatores: exposição solar, poluição, temperatura excessiva do secador ou chapinha, químicas e muito mais.

É um processo que acontece de dentro pra fora, em um cabelo considerado saudável. Um cabelo seco pode ficar danificado? Pode, mas também um cabelo normal ou oleoso.

Entender essa diferença é absolutamente importante pelo simples fato de que o cabelo seco exige cuidados contínuos e ponderados, enquanto o cabelo ressecado necessita de um tratamento mais intenso.

Aposte em xampus e condicionadores específicos

Depois que você entendeu a diferença entre um cabelo seco e um cabelo ressecado é preciso começar a cuidar apropriadamente e tudo começa com uma boa lavagem dos cabelos. Embora fios secos não devam ser lavados tão intensamente, ainda assim eles devem ser limpos preferencialmente todos os dias ou dia sim, dia não.

Nesse caso, é importante usar os produtos corretos e xampus e condicionadores devem ser específicos. Se você usa um xampu para cabelos normais em um cabelo seco masculino o resultado é que o fio pode ficar ainda mais seco ou, no mínimo, não vai apresentar nenhuma melhora.

Shampoo Pantene pra fios secos
Shampoo Head and Shoulder e Pantene

Por isso, é importante apostar em produtos com fatores hidratantes. Geralmente xampus mais leitosos são mais hidratantes, assim como condicionadores mais densos e mais intensos.

A lavagem deve ser feita de maneira suave no couro cabeludo para não retirar tanto do sebo natural produzido pela região.

Nunca abra mão da hidratação

Somente o uso de condicionador não vai ser o suficiente, ainda que ele prometa um cuidado mais intenso. Por isso, o cabelo seco masculino também precisa contar com uma boa dose de hidratação que fará com que ele fique com um aspecto muito bonito, sedoso e macio.

Há muitas máscaras no mercado voltadas para cabelos secos, mas é importante que, se possível, você opte por produtos especificamente masculinos. É comum que o fio de cabelo do homem seja mais grosso e, por isso, necessita de uma fórmula mais potente.

Lave sempre que puder com os produtos certos

Para conseguir um bom efeito, é importante deixar a aplicação mais nas pontas, sempre que possível, enluvando os fios e deixando agir por pelo menos 10 ou 15 minutos. Na hora de lavar é preciso enxaguar muito bem para tirar todo e qualquer resíduo que tenha ficado.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como hidratar o cabelo masculino seco com azeite:

Compre sempre produtos de qualidade

A qualidade dos produtos que você compra e usa faz muita diferença. Às vezes pagar um pouco mais pode significar ter resultados mais rápidos, melhores ou mais consistentes, então vale a pena pensar nisso.

É óbvio que você não precisa comprar o produto mais caro da farmácia, mas adquirir pelo preço também não é uma atitude que vale muito a pena. Em vez disso, compensa mais você fazer pesquisas, ouvir opiniões de outros homens com o mesmo problema e escolher aquele que parece mais adequado para você.

Depois de testar, se você não tiver gostado ou não tiver surtido o efeito esperado é preciso trocar por outro item de qualidade até encontrar o melhor para você.

Invista em produtos de finalização

Dar um tapa no visual antes de sair também é importante para conseguir aquele cabelo bonito, sedoso e brilhante. Para isso, um dos seus melhores amigos nessa hora deve ser o óleo de finalização. Com alto poder hidratante, esse tipo de óleo consegue deixar os fios muito mais macios e com menos aspecto seco.

Mousses, leave in e itens do tipo também fazem sentido se você tem cabelos cacheados, por exemplo. Uma cera ou pomada brilhante masculina, por sua vez, ajuda a manter os fios no lugar com muito estilo.

Dica: modelar com pomada disfarça o ressecamento

Tome cuidado com o uso do gel

Apesar de ser importante usar produtos de finalização, vale a pena prestar um pouco mais de atenção – e de cuidado – com o uso do gel. A verdade é que esse produto pode conter álcool e outras substâncias responsáveis por “sugar” a água do cabelo. O resultado é que os fios perdem hidratação e ficam ainda mais secos.

Além disso, se você não tirar corretamente o gel ele pode entupir os poros do couro cabeludo e os folículos de onde saem os pelos. Além de ficar com o cabelo ainda mais seco você ainda pode sofrer com queda de cabelo ou calvície.

Por isso, dê preferência a géis que não utilizem álcool em sua composição. Se não for possível, dê sempre preferência às opções de fixação mais leve.

O cabelo seco masculino é um problema enfrentado por muitos homens e que pode deixar o visual menos bonito do que deveria. Para corrigir o problema, basta ficar de olho nessas dicas e colocá-las em prática do jeito certo. Em pouco tempo, os cabelos ganham vida, brilho e maciez e fica muito mais fácil se arrumar para sair.

Curtiu as dicas? Comente!

10 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)