Cabelo fino, fraco e ralo: Fotos, Dicas, Como tratar e cuidar


Veja os principais motivos e tratamentos para cabelos finos, fracos e ralos!

madeixas quebradiças
Cabelo fino, fraco e ralo fica feio

Quem é que não quer ter aquele cabelo de capa de revista ou de comercial de TV em que a modelo balança fios com volume, movimento, que parecem super resistentes e em grande quantidade?

Apesar disso, é muito comum ver mulheres se queixando de cabelos finos, fracos e ralos. Se você vem sofrendo com esse problema, saiba que isso pode ser culpa de como você vem tratando os seus fios – ainda que indiretamente. Quer saber mais e como resolver o problema? Então continue lendo!

Quais as prováveis causas para essa situação?

Cabelos finos, fracos e ralos podem aparecer por diferentes condições de saúde e de ambiente. Algumas dessas condições são tratadas de fora para dentro, enquanto outras podem ser tratadas de maneira meramente estética. No geral, os principais motivos incluem:

  • Má alimentação
  • Cabelo constantemente agredido
  • Cuidados errados com cabelos molhados
  • Falta hidratação

Você está se alimentando mal

Quando você não ingere as quantidades mínimas necessárias de nutrientes e vitaminas todo o seu corpo sofre, incluindo unhas e cabelos. A falta de vitamina A e B, principalmente, são responsáveis por fazer com que os fios não tenham os “ingredientes” necessários para formar suas fibras.

Como resultado, os cabelos vão ficando fracos, ralos e quebradiços porque não possuem a matéria-prima necessária para que possam ter um aspecto bonito e saudável.

Entre pessoas que possuem problemas como anemia, distúrbios alimentares e dificuldades na absorção de nutrientes a aparência dos fios também fica assim pelo mesmo motivo.

cabelos hidratados ficam fortes
Hidratando as madeixas
cabelos hidratados ficam lindos e sem problemas
A satisfação depois de hidratar o cabelo
cabelos curtos bem tratados
Curtinhos iluminados mas bem tratados

Seu cabelo está sofrendo muitas agressões

Usar o secador todo dia sem termoprotetor, misturar químicas ou fazer a chapinha com o cabelo molhado são agressões que queimam, danificam e sensibilizam os fios. O resultado é que os cabelos ficam com essa aparência pouco atraente e com cara “destruída”.

Na verdade, a questão é que esses fios são “sobreviventes” diante de tantas agressões – já que é bem provável que outra grande parte tenha, literalmente, descido pelo ralo. Com isso, se você não dá trégua para os fios esse pode ser o motivo principal para esse aspecto tão indesejado.

Você não está cuidando adequadamente dos cabelos molhados

Quando o cabelo fica molhado, ele se torna relativamente mais sensível, mais exposto e mais fragilizado. Como consequência, qualquer agressão nesse momento toma proporções ainda maiores.

Se você prende o cabelo molhado ou dorme com ele molhado, por exemplo, causa agressões físicas ou mecânicas ou então não permite que os fios sequem adequadamente. O resultado? Cabelos finos, fracos e ralos.

Desembaraçar os fios com pouca delicadeza também favorece a quebra e mesmo lavar com água muito quente pode fazer com que as cutículas fiquem abertas e, consequentemente, mais expostas.

Já faz um tempo desde a última hidratação ou cuidado específico

Por mais que você siga a cartilha do cabelo perfeito, ele ainda assim vai sofrer agressão. Pode ser pelo sol, pela poluição cada vez mais presente nas cidades ou simplesmente pelo desgaste natural dos fios – o fato é que, querendo ou não, os seus cabelos vão acabar ficando com uma aparência meio cansada em algum momento.

Se você não faz manutenções frequentes, como o uso de produtos que repõem a massa, que tratam os fios ou que fornecem a hidratação perdida no cotidiano, o resultado é que em longo prazo os cabelos perdem volume e movimento, mesmo.

use produtos de qualidade nos cabelos
Utilize produtos certos
cabelos bem cuidados
Hidratados e com química
cabelos brilhantes hidratados
Hidratados e com brilho

Como reverter a situação?

Independentemente de qual seja o motivo para que o seu cabelo esteja assim, saiba que existe solução para conseguir fios bonitos e saudáveis novamente. Cada motivo, entretanto, tem um processo de reversão diferente. Diante dos motivos citados anteriormente, as principais opções incluem:

  • Nutrir-se corretamente
  • Interromper as agressoes aos fios
  • Lidar da maneira certa com o cabelo molhado

Meu problema é a falta de nutrientes

Se seu cabelo não encorpa e não se fortalece por causa da falta de nutrientes, então chegou a hora de cuidar da alimentação do jeito certo. Elimine os alimentos processados, ricos em sódio, açúcar e gordura e troque-os por comidas saudáveis e naturais. Quanto mais colorido o prato, melhor!

Dependendo da gravidade da situação você também poderá ingerir suplementos vitamínicos que vão dar aquela ajudinha extra para o seu cabelo ficar bonito novamente.

Socorro! Tenho agredido meu cabelo!

Tudo bem, pode até não ser a sua intenção causar agressões e danos ao seu cabelo, mas isso acontece de maneira mais frequente que você imagina. Uma vez que você tenha reconhecido a situação é preciso começar a agir de modo a evitar que o seu cabelo fique mais danificado.

fragilidade dos fios
Cabelo nesse estado favorece a queda
acabando com cabelo fraco
Lembre-se: dá pra reverter o estado danificado dos cabelos
cabelos finos loiros
Loiros finos

Evite fazer chapinha, usar o secador e fazer escova progressiva, por mais tentador que tudo isso seja. Se não tiver jeito, use sempre termoprotetor para garantir que os fios sofram o menor possível e escolha produtos de qualidade e com o mínimo de impacto nos cabelos. Também jamais misture químicas ou você corre o risco de sofrer um corte químico – e, acredite, não vai ser bonito.

O que fazer (e o que não) com o cabelo molhado?

Caso o problema esteja na hora ou após as lavagens, você deverá adotar hábitos mais saudáveis para que os fios fiquem mais bonitos. Diminuir a temperatura da água na hora do banho é um deles, assim como sempre retirar a umidade delicadamente com uma toalha.

Também dê preferência para pentear os fios ainda úmidos, mas com pentes largos e com muito cuidado para não quebrar os fios. Além disso, você ainda pode turbinar os cuidados ao usar xampus específicos para esses problemas.

A famosa hidratação e seus poderes

Quando o problema for a falta de manutenção, é hora de colocar a mão na massa – e no creme e nas máscaras e em outros produtos capilares – para devolver a vida aos seus fios. De 15 em 15 dias faça uma hidratação mais leve em casa mesmo e a cada 4 ou 6 semanas vá ao salão fazer uma reconstrução power.

cabelos embaraçados sao feios
Pentear os cabelos secos pode embaraçá-los
cabelos finos, fracos e ralos precisam de cuidados
Cuide bem dos seus fios
cabelos finos podem ser bonitos
Corte adequado pra esse tipo de cabelo

Dessa maneira, você garante que os fios estejam sempre saudáveis e com o aspecto bonito, cheio e forte que você tanto deseja.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo sobre como tratar dos cabelos finos, fracos e ralos com spray de gelatina:

Os cabelos finos, fracos e ralos podem ser causados por uma série de problemas diferentes, mas normalmente são consequências de hábitos poucos recomendáveis. Ao identificar as principais causas, você poderá começar a colocar em prática os tratamentos e logo, logo, recuperará os fios.

cabelos com muita quimica podem ser bons
Cabelos mesmo com muita química sem problemas como ser fino, fraco e ralo
penteado para fios finos
Corte adequado para cabelos finos

Curtiu as nossas dicas? Então fale das que mais gostou e nos diga se conhece alguma outra!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)