Cachos permanentes: Antes e depois, Dicas, Vídeo, Imagens!


Saiba o que são e como conseguir cachos permanentes!

tratamento para cabelo cacheado
Bem tratados para manter o cacho permanente

O cabelo liso por muito tempo foi o sonho de consumo de muita gente e, de certa forma, ainda é. Agora, entretanto, a tendência dos cachos é cada vez mais forte: desde os cachos soltos em formato de ondas e cabelo praiano até o cabelo afro e mais imponente, muitas mulheres estão em buscas de cachos. Quem quer ou precisa de uma ajudinha do cabeleireiro, por sua vez, tem os cachos permanentes como opção de visual. A seguir, você vai conhecer mais sobre esses cachos e como consegui-los. Veja!

Como conseguir cachos permanentes?

Cachos permanentes são conseguidos com a técnica conhecida como permanente. Enquanto a escova progressiva alisa os fios, o permanente é responsável por dar aos cabelos cachos de maneira mais prolongada.

cacheia com progressiva
Escova progressiva para cachear
cabelo com escova
Com progressiva

Para esse procedimento, os fios são enrolados em acessórios conhecidos como bigudins ou bigudinhos, que funcionam como bobes flexíveis de plástico que modelam os fios. Para que o fio fique cacheado por um tempo prolongado é preciso, antes, fazer um relaxamento no cabelo.

Quando o relaxante começa a agir, o cabelo fica mais maleável e, portanto, mais “moldável”. Se ele recebe o calor e a escovação, ele fica liso ou com cachos mais soltos por um tempo. Se, por outro lado, o fio é enrolado em bigudinhos, o resultado é que o cabelo fica enrolado de maneira permanente – ao menos, enquanto dura a ação do tioglicolato de amônia, que é o produto utilizado para relaxar os fios.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer cachos permanentes afro Salon Line:

Quem pode ter cachos permanentes?

De maneira genérica, qualquer pessoa pode ter cachos permanentes, mas a verdade é que é preciso observar cada caso para entender um pouco mais sobre a situação de cada cabelo e suas possibilidades.

Quem tem um cabelo liso e quer mudar o visual pode fazer uma permanente como forma de conseguir alguns cachos. Ainda assim, entretanto, é preciso ter em mente que o cabelo cacheado não vai ficar exatamente idêntico a um totalmente natural, até porque com o passar das semanas, o efeito vai saindo.

pontas cacheadas
Pontas marcadas
primeiro ondas depois cachos
Ondulando aos poucos, depois cacheia
ondas acontecem antes dos cachos
Ondas naturais

Quem tem cabelo cacheado, enrolado, ondulado, crespo, afro ou mesmo indefinido pode apostar em permanentes específicos para cada tipo de cabelo. Como já existem ondulações nos fios, o objetivo desse permanente é fazer com que eles fiquem ainda mais definidos. Em outras palavras, é uma forma de potencializar aqueles cachos que você já tem.

Quais cuidados são necessários?

Parece simples, não é? Basta chegar ao salão, fazer um permanente e sair com cachos lindos por aí. Embora resumidamente seja, em partes, o que acontece, a verdade é que é preciso ter alguns cuidados extras para que o visual se mantenha bonito e não prejudique os seus fios de alguma maneira. Algumas das dicas e cuidados incluem:

  • Esteja pronta para resultados marcantes
  • Escolha o tipo de cacho que você quer
  • Cuidado com as químicas antes e depois do tratamento
  • Não se esqueça do teste da mecha
naturalmente cacheado
Naturais
cachos mistos
Mistos
cachos permanentes nos lisos
Lisos que foram tratados para ficar com cachos

Avalie se você está pronta para o resultado

Se você já tiver cabelos cacheados ou enrolados de alguma forma, você provavelmente está acostumada com o visual. Mas se você alisa os fios ou se tem cabelos lisos saiba que a mudança pode ser bastante extrema para você e pode não ficar exatamente como você deseja.

Como os fios não têm um aspecto para seguir nesses casos, o permanente pode ficar com aparência artificial ou pode ficar “cacheado demais”. Depois que você o fizer, entretanto, não vai ter volta e é preciso esperar todo o cabelo crescer novamente ou o efeito ir saindo aos poucos.

cabelos infantis
Infantis
cabelo de atriz de game of thrones
Curtos mas tratados pra volume permanente
cabelo curto cacheado para sempre
Curto e cacheado

Escolha o tipo de cacho que você deseja

Os bigudinhos permitem que você faça cachos de diferentes tamanhos e larguras e que, portanto, possuem aspectos diferenciados entre si. Por isso, antes de sair por aí fazendo os cachos é necessário que você avalie qual tipo de cacho combina mais com o seu rosto, com o seu cabelo e com o visual que você deseja.

fios curtinhos
Curtinhos
cabelo crespo com cachos
Crespos cacheados
cacheado com progressiva
Com progressiva

Em geral, um visual mais ondulado e menos cacheado é conseguido com cachos mais largos, enquanto que, para um cabelo afro, bigudinhos mais finos tendem a ser a melhor opção. Ter essa definição de maneira anterior ajuda a ter uma ideia de como o resultado final vai ficar e o que você deve esperar.

Tenha cuidado com químicas pré e pós-permanente

Ao fazer um permanente, o ideal é que seu cabelo seja completamente virgem. Seja ele liso ou cacheado, o resultado do permanente vai ser muito melhor se não houver qualquer outro elemento para interferir no resultado final.

Se não for possível e ainda assim você quiser fazer o permanente é necessário que primeiramente você saiba que o resultado pode não sair exatamente como o esperado. Além disso, também é necessário retirar resíduos e dar um tempo desde a última química – qualquer que ela seja – até a realização do permanente.

cabelo cacheado lindo
Cacheados lindos
cabelo bagunçado
Bagunçado
cachos com babyliss
Com babyliss

Após fazer o permanente você também vai ter que ter muito cuidado. Cachos permanentes em geral não lidam bem com química e se você usar algum produto corre o risco de ver seu cabelo sem forma e muito diferente do esperado. Até mesmo tinturas devem ser evitadas, sendo os tonalizantes as opções mais indicadas em casos realmente necessários. De resto, melhor abolir a química da sua vida e dos seus cabelos.

Faça um teste de mecha antes

Antes de sair cacheando todo o cabelo procure fazer um teste de mecha antes. Esse teste deve ser feito preferencialmente na área na nuca, que não fica visível e, portanto, é mais discreto.

cabelo cacheado bonito
Antes e depois de tratar para cabelo cacheado permanentemente

Nessa mecha você vai entender como o seu cabelo reage ao relaxante e também qual é o resultado final do cacho desejado. Caso seja necessário, é muito mais fácil consertar – ou lidar – com uma mecha do que com todo o cabelo, então não abra mão dessa etapa. Ela, inclusive, é necessária para testar alergias e, portanto, a impossibilidade de realizar esse tipo de procedimento.

resultado de tratamento para cachos
Antes e depois de tratar para ter cacho permanente

Os cachos permanentes são o visual perfeito para quem cansou do liso ou para quem quer valorizar totalmente os cabelos cacheados e naturais. Para tanto, é preciso realizar um tratamento conhecido como permanente que muda a forma dos cabelos de maneira mais definitiva. Tomando todos os cuidados anteriores e posteriores a esse tratamento, o resultado é de fios saudáveis e lindos, que vão durar muito mais tempo!

Curtiu esse post? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)