Como clarear o cabelo naturalmente em casa: Aprenda já!


Deixar o cabelo mais claro é o objetivo de várias pessoas. Mas, nem sempre é fácil conseguir fazer esse efeito, além de custar caro em salões de beleza. Muitos que investem em economizar e fazer o processo em casa, acabam comprometendo a saúde dos cabelos.

cabelos mais claros com mel, camomila e canela
Mel, canela e camomila podem deixar seu cabelo mais claro

A consequência de fazer uma descoloração mal feita e sem os cuidados certos, são fios quebradiços, ressecados e danificados. Por isso, na hora de fazer esse procedimento sem a ajuda de um profissional, é preciso tomar certos cuidados para garantir o efeito esperado e para ter uma aparência saudável nas madeixas.

A melhor forma de conseguir clarear o cabelo em casa é usar e abusar de produtos naturais, que consequentemente são mais saudáveis e seguros. Os clareamentos naturais em relação aos procedimentos químicos, danificam muito menos os fios. Mas, claro que os resultados serão mais suaves.

No caso de um clareamento feito naturalmente, o processo é gradativo. Em cabelos que são sem químicas e naturais, o resultado será mais rápido e mais visível. Chegando a clarear até dois tons da cor natural das madeixas. É preciso apenas ter paciência, e fazer os procedimentos da forma correta.

Conseguindo clarear os fios de forma natural, mantendo os cabelos totalmente livres de químicas. Mas não fique desanimada se não sabe como fazer esse clareamento. Pois, esse post é justamente para te ajudar com receitas para descolorir o cabelo naturalmente em casa.

Receita com mel

O mel tem substâncias que são perfeitas para hidratar os cabelos. Além dessa função importantíssima, o produto tem em sua composição peróxido de hidrogênio, que é um agente clareador. Utilizando o mel como clareador, os resultados podem ser vistos com aproximadamente 4 ou 5 aplicações. E com ele de base, você pode fazer uma misturinha ótima para clarear.

clareamento natural com mel
Mel para clarear cabelos
mel clareador de cabelos
Mel de abelha clareia os fios

Ingredientes:

  • 1 xícara de mel;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Modo de usar:

  1. Junte todos os ingredientes e faça uma mistura homogênea. Caso você sinta que a mistura ficou meio grossa e que ela vai ser difícil de passar nos fios, é só acrescentar uma colher de água, para a mistura ficar mais líquida.
  2. Antes de passar o produto, lave o cabelo apenas com o shampoo, ai depois pode aplica-lo nos fios ainda úmidos. Coloque o produto no cabelo todo, se quiser clareá-lo todo, ou só nas mechas que desejar. Deixe o produto agir de 3 a 6 horas, quanto mais tempo você poder, melhor. Use uma touca térmica para potencializar o efeito.
  3. Na hora de retirar a misturinha, enxague os fios e lave-os novamente com shampoo e posteriormente use o condicionador. Depois é só deixar os cabelos secarem naturalmente, ou use um secador em temperatura morna, mas sempre longe dos fios. Essa receita pode ser usada durante todos os dias, se você quer ter um efeito mais rápido.

Com canela

Para quem nunca ouviu falar, a canela também apresenta componentes que ajudam a clarear o cabelo naturalmente. Além de ter um cheiro agradável, bem diferente dos descolorantes químicos. Assim como nas outras misturas naturais, nessa a base de canela, o tempo esperado para ver os resultados também é de aproximadamente 5 aplicações.

clareamento caseiro do cabelo com canela
Cabelo loiro clareado com canela
madeixas clareadas com canela
Canela para clarear o cabelo

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de canela em pó;
  • 3 colheres de sopa de condicionador;
  • 1 colher de sopa de limão ou vinho branco.

Modo de usar:

  1. Misture todos os ingredientes e faça um creme homogêneo, que fique com uma textura que facilite a aplicação nas mechas. Se o seu sonho é clarear o cabelo todo, quando for fazer o procedimento em casa, lembre-se sempre de separar pequenas mechas para aplicar as misturinhas. Quanto menor for a mecha, melhor vai ser a absorção do produto e o efeito vai ficar mais homogêneo nas madeixas.
  2. O cabelo precisa estar lavado com shampoo antes de aplicar o produto, e deve estar úmido. Deixe a misturinha agir entre 4 e 6 horas, usando uma touca.
  3. Depois, como em todos os procedimentos, enxague e lave os cabelos e depois aplique o condicionador. Nunca se esqueça que se for secar os fios com secador, não deixe o calor se aproximar dos deles.

Fórmula com camomila

A camomila é um dos clareadores naturais mais conhecidos pela maioria das pessoas. E realmente o seu potencial para esse fim é bem reconhecido. Além dela ser um ótimo clareador natural, a camomila também possui um cheiro muito agradável.

Em um clareador que possui como base a camomila, os resultados podem ser vistos depois de aproximadamente 4 ou 5 aplicações também. Isso vai depender mais da quantidade de vezes que você passa a mistura no cabelo durante a semana ou da cor dos fios.

camomila como forma de clarear o cabelo
Antes e depois de usar camomila
cabelos clareados naturalmente com camomila
Resultado de clareamento natural com camomila
cabelos clareados com camomila ficam lindos
A camomila funciona muito bem para clarear
cabelos mais claros com camomila
A camomila cria algumas pequenas mechas
mechas na tonalidade camomila
O chá de camomila pode criar algumas mechas

Ingredientes:

  • 1 saquinho de chá de camomila, ou então as flores da própria camomila;
  • 1 copo com água.

Modo de usar:

  1. Para preparar a misturinha clareadora, ferva a água no fogo ou no micro-ondas e depois coloque o saquinho de chá dentro dela. O processo que é usado normalmente para se fazer um chá de fato. Espere esfriar o liquido para poder aplica-lo nos fios. Quanto mais forte a mistura estiver, melhor.
  2. Mais uma vez é preciso que o cabelo seja lavado com shampoo, para que as cutículas dos fios sejam abertas para absorver melhor o produto. Posteriormente, aplique o chá nos cabelos úmidos, o ideal é se você conseguir usar um borrifador. Pode deixar o produto no cabelo pelo menos em torno de 4 ou 6 horas, de preferência com uma touca.
  3. Depois é só enxaguar com água para retirar todo o produto, e finalize o processo com o condicionador, que vai selar os fios. Com todo esse processo feito, o cabelo pode secar naturalmente, ou com um secador longe dos fios. E a receita também pode ser usada diariamente para conseguir alcançar mais rápido o resultado. Nos dias que você não conseguir usar a mistura, lave os fios com shampoos de camomila.

Olha também esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer 3 tipos de clareamento natural de cabelos:

É importantíssimo lembrar sempre de nunca se expor ao sol com nenhuma das receitas acima. Isso pode fazer muito mal aos fios. É bom também manter uma hidratação nas madeixas enquanto estiver tentando clarear o cabelo naturalmente em casa, isso vai manter a saúde dos fios em dia, e o cabelo ficar mais bonito.

E aí, qual receitinha você vai seguir? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)