Como Alisar O Cabelo Em Casa: 4 Receitas, Fotos, Dicas!


Alisar cabelo em casa é o sonho de todo mundo não é mesmo? – Com certeza que sim. O alisamento feito em casa sai bem mais barato. Além disso não tem o incômodo de ir ao salão, esperar sua vez e perder tempo, não é?

Liso alisado em casa com ovo e azeite

É claro que alisar o cabelo em casa é muito mais prático e fácil. Mas, muita coisa deve ser levada em consideração. Por exemplo o tipo de alisamento que você pretende fazer e se ele realmente vai satisfazer a seus anseios. Se você quer alisar o cabelo em casa saiba como fazer isto.

É muito importante que antes de decidir você conheça os tipos de alisamento que existem e quais podem ser feitos em casa sem perigo, sem risco de quebra ou risco de queda e sem prejuízo da saúde. Informar-se é o primeiro passo.

Muitos tipos de alisamento – Qual sua opção?

Existem diversas formas de alisamento. Algumas usam produtos químicos que interferem com sua estrutura capilar e modificam a forma do fio. Estes devem ser feitos por um bom profissional. Neste caso, a recomendação é que você procure um salão.

Lisos longos mantidos em casa

Por que não devo fazer alisamentos por processos químicos em casa?

Os produtos usados no processo químico para alisar os cabelos possuem princípios ativos à base de hidróxido de cálcio, tioglicolato de monoetanolamina, tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio ou carbonato de guanidina. São os mais comumente usados atualmente.

Estes produtos se não forem aplicados corretamente ou se não forem adequados a seu tipo de cabelo, podem provocar muitos danos. Sua ação resulta na deformação do fio capilar, deixando-o sem elasticidade.

Isto sem falar na possibilidade de causar feridas no couro cabeludo por alguma falha na aplicação. E ainda pior é que podem danificar os cabelos e causar quebra ou queda.

Muitas pessoas, mesmo arriscando a saúde e beleza das madeixas, fazem alisamento através de procedimento químico em casa. Na verdade, o que ocorre é que fizeram uma vez e deu certo e assim continuam a fazer, pois já se acostumaram a isto. Se este for o seu caso e se você não abre mão de fazer o alisamento em casa, fique atenta a alguns pontos muito importantes.

Alisados de forma natural e caseira

Alisar cabelo em casa através de processo químico? – Muitos cuidados e atenção!

A primeira coisa a fazer é ter certeza de que o produto que você vai usar é inteiramente compatível com o estado atual de seus cachos. Se houver dúvidas peça orientação de um cabeleireiro. Ele saberá se seus cabelos estão ou não em condições de receber um alisamento ou relaxamento por química.

Saiba que antes de alisar seu cabelo com algum produto químico será preciso fortalecê-lo ou recuperá-lo com hidratação ou reconstrução.

Importantíssimo é o teste de mecha- recomendado para todos os produtos químicos de relaxar ou alisar as madeixas. Não deixe de fazê-lo, pois é através dele que você saberá se seus fios aguentarão a química que vão receber.

Lembre-se: colorações e tingimentos nem sempre são compatíveis com produtos alisantes e de relaxamento. Além disso, os dois procedimentos, pintar e alisar, não devem ser feitos no mesmo dia. Um cabeleireiro pode te orientar.

Mantendo alisamento sem química

Uma coisa que você precisará observar é o estado estrutural de seus cabelos. Às vezes os fios estão frágeis e já danificados. A química enfraquece mais ainda. Neste caso é melhor adiar o alisamento e primeiro cuidar.

Observe bem os fios. Se estiverem fragilizados, ressecados ao extremo, porosos ou com sinais de queda ou quebra (leia mais aqui sobre como tratar cabelos danificados)? Esquece o alisamento!

Se seu cabelo é fino redobre a atenção pois este tipo é pouco resistente aos procedimentos químicos porque eles absorvem mais rapidamente a substância química.

Todos estas precauções citadas evitam o chamado corte químico, que é quando os fios se rompem a partir do local onde o produto foi aplicado.

Você pode apostar em outro tipo de alisamento perfeitamente saudável e que não coloca seus cabelos em risco. Procede-se a partir de produtos naturais, sem a presença de substâncias químicas.

Você pode juntar praticidade e segurança, já que os ingredientes são todos naturais, fáceis de comprar, têm baixo custo e não agridem os fios.

Alisado com química com resultado duradouro com alisamento caseiro

Mas, uma coisa precisa ser dita e você notará. Com estes alisamentos caseiros seus cabelos ficam super hidratados, macios e muito brilhantes. Mas, não espere obter um liso perfeito, pois este efeito não acontece. O alisamento caseiro além de produzir um efeito temporário, não proporciona o mesmo resultado que o processo químico.

E devido a grande diversidade de tipos de cabelo que existem, cada um com suas particularidades, cada qual responde com maior ou menor potencial de alisamento.

Veja aqui algumas receitas muito fáceis para alisar cabelo em casa.

Alisar o cabelo com maizena e leite

Para isto use:

  1. 1 copo de leite (200ml) – Não pode ser desnatado
  2. 2 colheres de sopa de maisena.
  • Misture bem os ingredientes sem deixar bolhas ou embolorado.
  • Coloque a mistura em um borrifador.
  • Vá aspirando nos cabelos secos e limpos.
  • Enquanto borrifa vá penteando com um pente fino, alisando bem as mechas.
  • Vá penteando de vez em quando até secar por mais ou menos 1 hora.
  • Enxague usando água fria. Com shampoo e condicionador que você quiser.

Este cuidado deixa seus fios brilhantes e muito macios. Renova a vida dos fios.

Maisena alisa

Aqui tem o passo-a-passo em vídeo com tutorial de como alisar o cabelo em casa:

Alisando com mel, iogurte e amido de milho

Você precisará de:

  1. 1 copo de iogurte natural (não pode ser light).
  2. 3 colheres de sopa de amido.
  3. 1 colher de mel (mel também clareia, veja aqui)
  • Misture tudo até formar um creme.
  • Aplique nos cabelos deixe agir por 1 hora.
  • Depois utilizando shampoo e condicionador de sua preferência.

Esta mistura deixa seus cabelos sem volume, reduz o frizz e promove um leve alisamento.

Mel alisa cabelo

Alisar com côco verde e aveia

Utilize:

  1. 1 coco verde – sua polpa
  2. Leite integral – apenas 1 xícara de chá
  3. Aveia – 1 colher de sopa (farinha de aveia)
  4. Maisena – 1 colher de sopa
  • Bata no liquidificador todos os ingredientes.
  • Leve ao fogo, mexendo sempre até que a mistura tome a consistência de mingau. Deixe amornar.
  • Lave os cabelos somente com shampoo e aplique o mingau ainda morno, nos cabelos limpos e deixe por 2 horas.
  • Lave com água em abundância.
Com côco

Máscara de ovo com azeite para alisar naturalmente

  1. 2 ovos
  2. 2 colheres de chá de azeite

Passo-a-passo da receitinha:

  • Separe a gema da clara, você só precisará da gema de ovo;
  • Bata tudo no liquidificador – pode bater num mixer ou no garfo também, mas dá mais trabalho pra deixar homogêneo
  • Aplique no cabelo por todo o comprimento, mas com ele úmido
  • Deixe nos fios por 20 minutos
  • Lave com shampoo e água fria
  • Pode secar como você sempre seca
Ovo pra alisar em casa
Azeite para alisar cabelos secos

Alisar cabelos em casa sem problemas é só apostar no natural, gente. Pode ser que não fiquem totalmente lisos, mas ficarão hidratados, fáceis de pentear e muito lindos. Então, agora é só você experimentar e dizer para nós qual foi o efeito causado em seus cabelos.

37 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)