Como Escolher O Penteado De Noiva Ideal: Fotos e Dicas!


Quando um convite para casamento chega, as convidadas e madrinhas já começam a planejar roupas, acessórios, maquiagem e cabelos para a cerimônia. Todos esses itens devem ser escolhidos cautelosamente, para serem harmoniosos entre si e para não fazer feio na festa, e o mesmo vale para cuidados com os cabelos para casamento.

cabelo para noiva correto
Como escolher o penteado de noiva ideal? Veja as dicas!

Se os cabelos para casamento já se tornam uma preocupação para as convidadas, imagina para as noivas? Por isso, esse artigo pretende esclarecer algumas dúvidas sobe o que fazer com as madeixas de acordo com o tipo, o comprimento e a cerimônia de casamento realizada.

Como escolher qual é o melhor para você

O penteado para o dia do casamento deve ser escolhido com cuidado. É ele que vai compor o visual e pode ser tão importante quanto o vestido. Na hora da escolha de cabelos para o casamento, alguns fatores devem ser levados em consideração: o modelo do vestido; o tipo, o horário e o local da cerimônia; o tipo e o comprimento dos fios, entre tantos outros…

O penteado é um fator chave no estilo da noiva e das convidadas e é o ponto final na produção, ele tem que “casar” com todos os outros elementos do casamento. Além disso tudo, os cabelos ideais para casamentos são aqueles que não vão ficar desconfortáveis, nem incomodar a mulher, sendo ela convidada, madrinha, ou a própria noiva. As mulheres que vão usá-los não podem se preocupar se os cabelos ainda estão bons, ou não, e passar toda a cerimônia e festa preocupadas. Sendo assim, separamos algumas dicas para você escolher o penteado ideal no grande dia.

penteado de noiva saiba escolher
O penteado é muito importante
penteado de noiva e marcante
A marca da noiva, junto do vestido, é o penteado

Cuidados antes e na hora da festa

Não se limite! Não escolha um penteado que vai fazer com que você tenha que ficar sentada a festa inteira só para ele não ficar desarrumado. Ainda assim, existem alguns pequenos cuidados – antes e depois de erguer o penteado – que você pode tomar para não ficar descabelada no evento:

  1. Não use condicionador na hora de lavar os cabelos para casamentos. O creme deixa os fios oleosos e pode fazer com que o penteado dure menos;
  2. Antes de escovar os cabelos para prepará-los para o casamento use um protetor térmico e de umidade. Esses produtos podem ser encontrados em lojas específicas e em algumas farmácias e vao proteger os fios de agentes externos que podem danificar o penteado na hora da cerimônia;
  3. Se estiver chovendo, leve com você um lenço para por na cabeça quando precisar passar pela chuva. A umidade é uma das principais vilãs dos penteados;
  4. Vale usar também um spray de volume que vai levantar a raiz do cabelo, fazendo com que o penteado fique melhor estruturado e duradouro;
  5. Penteados que deixam o cabelo preso duram mais que os soltos. Se você não tiver problema com isso, aposte nos grampos!
  6. Depois de estar com os cabelos prontos, use bastante spray fixador;
  7. Na hora da festa, evita abraços muito calorosos e situações em que as pessoas vão passar a mão no seu cabelo;
  8. Se for usar acessórios de festas, como plumas, óculos e pulseiras brilhantes, evite aqueles que vão estragar seu cabelo, como os arquinhos coloridos.

O que você deve levar em conta

  • Tipo de cerimônia
  • Vestido
  • Tipo dos fios de cabelo
  • Comprimento do cabelo

Tipo de cerimônia

Assim como o vestido deve ser escolhido de acordo com o horário, o tipo e o local da cerimônia, o penteado usado no casamento também deve ser pensado assim. Há cabelos específicos para um casamento na praia à tarde e um na igreja de manhã. Há um penteado diferente para cerimônias rústicas e outro para cerimônias luxuosas.

fios cacheados
Atenção ao tipo de festa

Vestido

O estilo do cabelo tem que ser pensado em conjunto com o vestido porque os dois devem compor o look com harmonia para fechar o visual completo. O penteado deve complementar o vestido e vice-versa.

vestido e cabelo devem combinar
Combine o cabelo com o vestido

Tipo dos fios de cabelo

Não importa se o seu cabelo for liso, cacheado, ondulado ou crespo, os cabelos podem ser adaptados de acordo com o penteado desejado.

cabelo de noiva com cachos
Fios cacheados
cabelo liso com ondas
Liso com ondas

Comprimento do cabelo

O comprimento dos cabelos também pode ser adaptador para o casamento. Em um cabelo curto, por exemplo, pode ser aplicado o mega hair apenas para a cerimônia. Apenas as mulheres que usam os fios curtíssimos podem ter alguma dificuldade.

madeixas compridas de noiva
Cabelo longo para noiva
cabelo de comprimento curto
Comprimento curto

Penteados para cabelos longos

Os cabelos longos são os preferidos dos hairstylists na hora de prepará-los para casamentos. Eles oferecem várias possibilidades parar criar penteados diferentes.

As opções para quem tem os fios longos vão desde coques normais a coques detalhados. Tranças das mais diferentes formas, semi-presos, presos, com ondas, cachos, lisos e soltos… É só adaptar as possibilidades aos fatores já citados anteriormente.

noiva comprida
Cabelos longos no casamento
sugestao de penteado
Penteado sugerido para cabelos longos

Atenção a este vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer cabelo para casamento meio preso meio solto:

Penteados para cabelos médios

Os cabelos de comprimento médio vêm com diversas vantagens para as mulheres que desejam prepará-los para casamentos. Os penteados presos ficam perfeitos nesse comprimento, os coques e as tranças, por exemplo, não vão ficar muito grossas nesse caso.

Os penteados soltos também possuem uma gama de variedades, desde os ondulados completamente soltos, até os semi soltos, aqueles que podem ser feitos com apenas uma trança em uma das laterais, por exemplo.

madeixas medias
Cabelo médio
acessorio florido pra noiva
Penteado de noiva ideal para cabelo médio com acessórios

Os cabelos médios também pedem acessórios: tiaras, presilhas elaboradas e flores combinam bem com esse comprimento.

Penteados para cabelos curtos

Até pouco tempo atrás, os cabelos curtos eram conhecidos como cabelos que não davam opções de penteados, ou que eram pouco femininos. Felizmente esses conceitos já começaram a ser quebrados e as mulheres estão, cada vez mais, optando por cortes que oferecem a praticidade e a simplicidade que os fios curtos oferecem.

cabelos curtos
Curto com acessório
curtinho bonito
Estilo ideal para noiva de cabelo curto

Veja também este vídeo tutorial de como fazer com passo-a-passo penteado de casamento para cabelo curto:

No quesito cabelos para casamentos, os penteados também podem aparecer nos curtos. Os fios podem ser ondulados dando um ar romântico ao visual, presos, fixados com gel todo para trás, semi preso em uma lateral, ou nas duas laterais, criando o falso moicano.

Além de todas essas opções, as mulheres que têm cabelos curtos podem colocar mega hair para aumentar o comprimento do cabelo e aumentar as possibilidades de penteados.

E você, como pensa em escolher o penteado para o dia do seu casamento? Comentem!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)