Como Fazer Cachos Com Chapinha: Passo-a-passo, Vídeo, Dicas!


Os cabelos podem ser moldados de acordo com as preferências da mulher, seguindo seu estilo, sua personalidade, seus gostos, as tendências, ocasiões e lugares que vão.

aprenda como fazer cachos com chapinha em outra pessoa
Como fazer cachos com chapinha
como faz cacheado com prancha
Cachos com chapinha

Como não é novidade e todas sabem, existem diversos tipos de cabelos, com suas texturas, caimentos, tipo dos fios, formatos e por aí vai.

Muitas vezes temos um estilo de cabelo que queremos mudar de acordo com a ocasião, muitas mulheres que possuem o cabelo enrolado, encaracolado, buscam alisar os fios e também, em muitos casos, as mulheres que possuem os cabelos lisos querem deixar eles ondulados, cacheados e esses efeitos podem ser conseguidos de diversas formas.

Uma das maneiras mais fáceis de deixar o cabelo com mais volume e mais volumoso, é fazendo cachos com equipamentos e métodos caseiros, como a chapinha.

cabelo cacheado da renata
Cachos da Renata Meins feitos com chapinha
usando grampos
Grampo

Veja como você pode fazer os cachos usando o aparelho:

Prepare o cabelo

É importante que o cabelo esteja seco, isso porque a fixação será melhor. Se o cabelo estiver úmido ou molhado, ele não terá o efeito cacheado como o desejado.

Escolha uma chapinha mais fina, pois se ela for das grossas, você terá dificuldades para modelar e o efeito não será tão bom quanto o esperado.

Protetor térmico capilar

Nesse momento, antes de passar a chapinha, é importante que você aplique um protetor nos cabelos, para que os fios não sejam tão agredidos. Uma dica é: Se o seu cabelo for muito grosso ou se você tiver bastante cabelo, o ideal é ir borrifando por mechas o produto, isso porque dessa forma ele irá penetrar em toda a extensão do cabelo.

proterores termicos em conta
Protetores térmicos bons e baratos
protetor termico de 50 reais
Protetores por até 50 reais

Nesse momento, você pode aproveitar para aquecer a chapinha, enquanto passa o protetor, ela ficará na temperatura ideal para os cabelos.

Divida seu cabelo em partes

A separação do cabelo facilita o processo, pois dessa forma você consegue moldar melhor os cachos.

O ideal é que você comece separando a parte de cima da cabeça, para que ela não fique no meio do caminho, depois separe diversas mechas para passar a prancha ou chapinha, para começar todo o processo, o ideal é pegar as mechas do fundo do cabelo e deixar as de cima por último.

Técnicas de enrolar sozinha super fáceis

Existem alguns métodos principais para enrolar que funcionam muito bem e podem ser usados para cachear, conheça quais são eles:

  1. Inicie o processo com a metade de baixo do cabelo, ao pegar a mecha, feche o alisador e vire-o dando uma meia volta nele próprio. Fazendo isso, você terá o formato de U entre o cabelo e o alisador. Mantenha a chapinha nesse ângulo, dê meia volta e deslize até o final da mecha. Esse processo deve ser feito devagar, para que os cachos fiquem maiores e mais definidos.
  2. Nesse processo, comece os cachos o mais próximo possível do couro cabeludo, só tome cuidado para não queimá-lo. Para isso, feche a chapinha no cabelo e faça uma meia volta com ele, seguindo até aqui o mesmo processo do método acima. Passe a chapinha até o final, repita o processo, de forma devagar também. A diferença desse processo para o 1º é onde se inicia o cacheamento, pois aqui isso será feito próximo do couro cabelo.
  3. Para ter cachos mais definidos, você pode dar uma volta completa ao invés de meia, todo o processo será feito como nos métodos acima, com a diferença de que será a volta completa.
como fazer cachos com chapinha gama
Chapinha Gama é boa para cachear
chapinha cacheadora de titanio
Chapinha Titanium

Para que você tenha certeza de como fica o efeito com cada método no seu cabelo, o ideal é testar os três, pois dependendo do tamanho, grossura e volume dos fios, meia volta pode ter o efeito de uma volta inteira, ou seja ficar mais bem definido e maior, se for assim, você não precisará dar meia volta para ter os cachos mais soltos, mas sim ¼ de volta. E isso, pode variar muito quando comparados cabelos curtos e madeixas longas.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo da Camila Coelho ensinando como fazer cachos com a chapinha em 5 minutos:

5 Dicas para fazer cachos com prancha

Usar a chapinha, assim como qualquer outra forma de modificar o cabelo com química, como escova progressiva, ou usando produtos que esquentam demais, pode prejudicar a saúde dos fios quando eles não são bem cuidados, por isso, veja as dicas abaixo e saiba como deixar o seu cabelo bem cuidado e bonito, com os efeitos que você quer.

  1. Sobre a chapinha (prancha). O ideal é que ela seja fina e com as laterais mais arredondadas e não retas, isso fará com que o cabelo não fique marcado.
  2. O termoprotetor deverá ser o seu melhor amigo durante o uso da chapinha (veja abaixo algumas marcas recomendadas).
  3. Volume é o que você quer. Use e abuse dos produtos que potencializam os cachos e aumentam o volume dos cabelos, isso vai ajudar na hora de modelar os cachos. Portanto, aposte nos mousses (dicas abaixo).
  4. Modere no condicionador. É importante que você não faça uma boa hidratação no dia que fizer os cachos com a chapinha, isso porque se a concentração de condicionador for grande, os cachos podem ficar pesados e talvez a finalização não seja das melhores.
  5. Fixação. O segredo de tudo está aqui, ao finalizar, faça alguns rolinhos com o dedo, a cada cacho que for soltando. Isso ajuda a fixar melhor quando o cabelo esfriar e claro, aposte nos sprays fixadores (veja marcas abaixo também).
shapinha taiff e boa para cachos
Taiff Red Iron serve
como fazer cachos com chapinha azul
Titanium – chapinha azul

Melhores termoprotetores, mousses e sprays

  • Marcas de termoprotetores: Eudora Siàge – Healing Smooth Smoother Straightening Balm – L´Anza – Creme Defrizante Termoativado – Acquaflora, Spray Protetor – Spray Protetor Térmico Cuide-se Bem – O Boticário – Leave-in Hair Dry Protetor Térmico Pré – escova – Amend
  • Marcas de mousses: Mousse Luxurious Volume Building – John Frieda – Mousse Gloss – Cless Gloss – Mousse Frizz-Ease Curl Reviver Styling – John Frieda – Mousse Double Blow Volumizing Mousse – Lee Stafford
  • Marcas de sprays fixadores: Extra Forte Eudora Siàge – Spray Fixador Schwarzkopf Osis – Spray Fixador Charming – L’ Oréal Infinium Lumiere Force
mousse para fazer cachos durarem mais
Luxurious Volume Building
spray charmoso
Spray fixador Charming
produto eudora
Eudora
cacheados com grampo e aluminio
Com grampos e papel alumínio passo-a-passo
cachos com lapis
Antes e depois com lápis

E então, você já fez cachos com chapinha alguma vez? Gostou? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)