Como Fazer Cauterizaçao Capilar? Passo-a-passo, Vídeo!


Hoje em dia são muitos tratamentos para os cabelos. Os fios quimicamente tratados precisam de tratamentos frequentes e muitas vezes intensivos para amenizar as consequências que as tinturas, as descolorações, progressivas e alisamentos causam.

Cauterização capilar – tratamento bom e que funciona pros cabelos

Muitas vezes, os danos aos fios são tão grandes que não se resolvem apenas com a hidratação. Por isso nosso assunto hoje é cauterização capilar, um excelente tratamento para reconstruir os fios quimicamente tratados, alisados ou descoloridos e repor as proteínas que os cabelos precisam para que se mantenham saudáveis e bonitos. Uma das principais proteínas que o cabelo perde com excesso de químicas é a queratina. Abaixo saiba mais sobre ela e os seus benefícios para as madeixas.

Cauterização capilar para os problemas da foto

O que é a queratina?

A queratina é uma proteína fibrosa formada por aminoácidos, presente em algumas partes do nosso corpo entre elas as unhas e os cabelos. Nos fios, sua função principal é proteger as fibras e preservar da integridade dos cabelos. A queratina quando aplicada nos fios, durante o tratamento, preenche falhas causadas pelo excesso de produtos químicos ou mesmo de deficiências do organismo.

A falta de queratina e a exposição dos cabelos ao calor excessivo do secador e da chapinha e a ação destes agentes químicos agressivos deixam os fios quebradiços, sem vida e com a elasticidade comprometida.

O que é?

A cauterização é a reconstrução dos fios que tem por principal finalidade repor ao cabelo estes nutrientes perdidos durante o processo químico. Cabelos sem vida, muito quebradiços, e emborrachados, precisam de um tratamento reconstrutor como este.

A aplicação deve ser realizada com frequência a ser definida de acordo com a situação do cabelo. A dica é que os fios sejam cauterizados, em média de 30 a 45 dias. Mas se os fios estão muito prejudicados, sem brilho, é indicado que seja feita de 20 em 20 dias.

Importante destacar que a cauterização capilar não alisa os cabelos (aprenda mais aqui sobre alisamento!). É um tratamento para cabelos já alisados, descoloridos ou tingidos, que passaram muitas vezes pela agressão de processos químicos.

Madeixas lisas – mas a cauterização não alisa!

Para isso, existem muitos produtos disponíveis hoje no mercado, mas você pode procurar ajuda profissional para fazer o procedimento (custa em média 80,00, no salão de beleza) ou mesmo fazer a reposição de queratina nos fios, em casa mesmo.

O que precisa pra cauterizar o cabelo?

  • Xampu anti resíduos
  • Máscara de hidratação para seu tipo de cabelo
  • Queratina líquida ou em gel, sem enxague (certifique-se de que a queratina é sem enxague e prefira a que já a embalagem seja tipo borrifador, vai ajudar na aplicação)
  • Protetor térmico
  • Secador
  • Piastra ou Chapinha
Chapinha ou piastra são fundamentais para cauterização
O procedimento funciona e vale a pena de ser feito

Tutorial passo-a-passo de como fazer

  1. Lave os cabelos com o xampu anti-resíduos. Além de fazer uma limpeza profunda ele vai abrir as cutículas dos cabelos para que os fios recebam a queratina.
  2. Enxague bem os cabelos e tire o excesso de água com uma toalha
  3. Em seguida faça uma super hidratação nos fios. Aplique a máscara de hidratação de mecha em mecha, apenas no comprimento dos cabelos. Massageie, cubra a cabeça com uma touca e deixe o produto agir por no mínimo 30 minutos.
  4. Passado o tempo da hidratação, enxague bem os cabelos, retirando todo o creme e em seguida secando bem com a toalha.
  5. Com os cabelos apenas úmidos, inicie a aplicação da queratina com ajuda de borrifador, se ela for líquida. Aplique em todo o cabelo, evitando o couro cabeludo. Deixe o comprimento do cabelo totalmente coberto pelo produto, sem exageros, e deixe agir por pelo menos 5 minutos. Não enxague !!
  6. Em seguida aplique o protetor térmico nos fios e seque bem os cabelos com o secador e com uma escova grossa, mecha por mecha.
  7. Logo a seguir, utilize a chapinha, cuidadosamente, aquecida no máximo a 200 graus. Passar a prancha de 3 a 4 vezes em cada mecha. Este procedimento vai selar as cutículas que foram abertas para a ação da hidratação e da queratina.
  8. Prontinho! Aguarde pelo menos 48 horas para lavar os cabelos. A queratina estará agindo, penetrando nos fios neste período.

Durante este período, logo após a aplicação da queratina, você vai perceber seus cabelos mais encorpados e pesados. Resultado normal pela aplicação da queratina. Você perceberá a mudança na maciez e no brilho dos fios após a próxima hidratação ou umectação que fizer. A cada aplicação você vai observando os resultados os cabelos.

Antes e depois de fazer cauterização capilar

Confere aí esse passo-a-passo em vídeo de como fazer cauterização capilar em casa:

Dicas importantes

Para cabelos muito danificados, emborrachados ou elásticos não indicamos usar o xampu anti-resíduos. Lave os cabelos com xampu comum, de uso diário de sua preferência. O anti-resíduos abre as cutículas o que compromete a maleabilidade dos cabelos, pode dificultar até mesmo na hora de pentear. Os outros passos podem ser seguidos tranquilamente.

Outra dica importante é não exagerar na aplicação do produto. A orientação dos profissionais é que o tratamento seja feito nos cabelos mais danificados, emborrachados e quebradiços, ou seja, nos que realmente precisem da reposição da queratina.

Cabelo depois de cauterizar
Cacheados

Pois como tudo na vida, a queratina em excesso não faz bem aos fios, pode deixá-los extremamente rígidos com quebra. Uma cauterização bem feita vai repor os nutrientes que seus cabelos necessitam e fazer com que ele tenha mais força e saúde. Por isso busque o equilíbrio, não exagere na quantidade de queratina, para que não tenha o efeito contrário nos cabelos.

Contra-indicação e cuidados necessários

Mas há contra indicações para realização da cauterização. A cauterização não deve ser feita no mesmo dia em que os cabelos tenham sofrido outro procedimento químico, como tintura ou alisamento. Aguarde alguns dias ou até semanas até iniciar o tratamento.

A cauterização ou qualquer outro processo químico também não deve ser realizada se o couro cabeludo estiver com algum ferimento ou qualquer doença ou alergias.

A cauterização reconstrói a estrutura dos fios minimizando os problemas pela ausência de proteínas dos fios. Para um tratamento reforçado para saúde dos fios o essencial é hidratar os fios. Um tratamento não exclui o outro, muito pelo contrário. A cauterização como tratamento deve ser complementada e reforçada com a hidratação, que deve feita com frequência, ideal para todos os tipos de cabelos. É ótimo que a hidratação capilar continue sendo feita, em casa ou no salão, como puder.

Cabelo fica lindo depois de fazer
Cara Delnvingne mantém os cabelos bonitos com cauterização

Outro cuidado importante é sempre utilizar o protetor térmico antes do secador e da chapinha. O excesso de calor também fragiliza e danifica muito a estrutura capilar.

Um tratamento contínuo e bem feito é fundamental para saúde dos fios.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)