Como fazer hidratação no cabelo: Vídeo, Receitas, Passo-a-passo!


Cabelos bonitos, sedosos, brilhantesnenhum frizz, nada quebrado, nem sinal de ponta dupla ou ressacamento… parece o sonho, não é?

Mas, acredite, você também consegue manter os seus fios bem cuidados! Como? Fazendo hidratação! E nem precisa ficar desanimada achando que não tem nem tempo e muito menos dinheiro para gastar em um salão de cabeleireiros. Nada disso! Para conseguir cabelos bem hidratados é possível fazer tudo em casa mesmo! Vamos às dicas de como fazer hidratação no cabelo!

Por que hidratar o cabelo?

Para começar, é bom saber por que hidratar os cabelos. A hidratação é muito importante porque devolve aos fios a água perdida, a umidade. Aquela aparência ressecada vai embora e traz de volta macies, brilho, balanço e vitalidade.

aprenda receitas para hidratar suas madeixas
Como fazer hidratação nos cabelos

Com o que hidratar?

Escolha um bom creme. Para definir se ele é bom ou não, observe a composição. Extratos vegetais, Aloe Vera, Vitaminas, Mel, Pantenol, Glicerina, entre outros, são os mais indicados para fazer hidratação no cabelo. Tendo um ou mais destes, pode arriscar!

como fica o cabelo seco e como fica o cabelo com hidratacao
Cabelo seco vs. cabelo hidratado
aprenda como hidratar o cabelo sozinha
Comparativo entre cabelos secos e hidratados
cabelos mal cuidados
Cabelos secos e ressecados
planta que hidrata
Aloe Vera
receita com bepantol
Bepantol também hidrata os cabelos – clique na foto para saber mais

E é uma tentativa mesmo, porque cada cabelo é de um jeito e o creme de hidratação que fica bom em um, nem sempre tem os mesmos resultados para outro.

Como fazer hidratação no cabelo em casa?

Claro que a hidratação feita em casa não é como a do salão, mas pode chegar bem perto disso!

  • Primeiro, lave os cabelos com shampoo de sua preferência.
  • Use água na temperatura morna ou fria, não quente porque pode estimular a oleosidade nas raízes e não vai combinar com os seus cabelos hidratados.
  • Tire um pouco da água com uma toalha, divida o cabelo em mechas ou ao meio, depende da quantidade de cabelo que você tem, e vá passando o creme mecha por mecha, massageando de cima para baixo. Isso ajuda a selar as cutículas.
  • Não passe creme na raiz, começa sempre a aplicar o produto para hidratação com uma distância de três centímetros ou mais do couro cabeludo. Mais uma dica para evitar que as raízes fiquem oleosas e que as pontas possam ficar secas.
  • Deixe agir por 20 ou 30 minutos. Para potencializar, prenda o cabelo em uma touca de plástico ou de alumínio. Depois, basta retirar tudo com mais uma lavada, desta vez, sem shampoo e muita água, para tirar todo o excesso.
  • Depois, deixe secar naturalmente! Se precisar usar o secador, lembre-se de deixar ao menos um último jato de ar frio para dar mais brilho e abaixar o frizz.

Como fazer hidratação no cabelo com máscaras caseiras?

Você não precisa ir ao salão para fazer uma boa hidratação e nem precisa sair de casa para comprar um bom produto! Com o que tem na sua cozinha é possível fazer uma boa máscara de hidratação para os cabelos.

madeixas hidratadas com mel
Cabelos hidratados com mel
cabelos hidratados com azeite
Com azeite
hidratacao com amido de milho
Maizena – amido de milho hidrata
abacate hidratante
Abacate

Mel, azeite, maizena e abacate são os principais ingredientes usados nas receitas de hidratação caseiras. Nesta primeira sugestão de máscara, você vai usar três estes produtos, misture:

  • 3 colheres de mel,
  • 2 colheres de azeite e metade de um abacate.
  • Passe em todo o cabelo, que já deve estar lavado, e massageie bem.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois retire com água fria ou morna.

O abacate e o mel também voltam a se encontrar em outra receita, que conta também com ovo! Sim! Uma gema de ovo, misturada com meio abacate bem maduro e 2 colheres de sopa de mel, faz com que os fios fiquem bem hidratados. Basta aplicar a mistura em todo o comprimento do cabelo, envolver em uma touca de papel alumínio e deixar agir por 30 minutos, enxaguando depois.

ovo no cabelo
Ovos ajudam

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer hidratação no cabelo com maizena:

Tem também receita com babosa e mel, veja o passo-a-passo:

4 dicas de como fazer a hidratação no cabelo ser mais potente

Quer ter mais sucesso ainda na hora de hidratar os fios e conquistar melhores resultados? Dicas quentes para fazer a hidratação no cabelo ser mais potente:

  1. Misture algum óleo nas máscaras. Pode ser óleo de rícino, argan, macadâmia ou abacate. O pulo do gato é levar a mistura por 10 segundo no micro-ondas. O aquecimento vai fazer com que as escamas dos fios dilatem e a penetração do creme seja mais eficiente. Pode usar esta técnica a cada dez dias para bons resultados.
  2. Use um shampoo anti-resíduos quando for lavar os cabelos antes da hidratação. Ele ajuda a deixar bem limpo e abre as cutículas dos fios, o que faz com que a máscara de hidratação penetre melhor.
  3. Use toucas térmicas. Enquanto deixa o creme agir por alguns minutos, o truque é fazer o calor das toucas – que também podem ser de papel alumínio ou toalha quente – abra as escamas e permita que mais creme entre no cabelo.
  4. Água fria para enxaguar. Se até agora o importante era abrir as escamas, na hora de tirar o creme, é importante fechá-las. E a água gelada faz este papel. O creme entrou com o calor e vai permanecer no cabelo depois de lavar desta maneira, lavando com uma temperatura baixa. Este processo também tem que ser feito com atenção, pois resíduos de creme vão deixar os fios pesados ao invés de leves, soltos, brilhantes e bonitos, como queremos.
oleo de ricino ajuda
Óleo de rícino é bom – aprenda a usar
oleo de argan hidrata
Óleo de argan

Hidratação express: dicas rápidas e eficientes

Dica 1: hidratar no banho

Não tem muito tempo para deixar o creme agir nos fios? Então, aproveite a hora do banho para fazer a hidratação nos cabelos!

  • Lave os fios com shampoo, pegue o condicionador, o creme de hidratação e misture com uma colher de café de silicone ou de reparador de pontas.
  • Passe no comprimento do cabelo e envolva tudo numa touca plástica, destas que você costuma usar quando não quer molhar o cabelo no banho.
  • Continue o banho normalmente. No final, tire a touca e jogue mais água no cabelo para tirar o creme.
cabelo hidratado no banho
Pode hidratar durante o banho

Nesta técnica rápida, você aproveita o calor do chuveiro para potencializar a hidratação e ainda ganha tempo!

Dica 2: poucos minutos

Tem só dez minutinhos depois do banho e antes de sair? A solução é esta máscara de hidratação rápida:

  • Misture uma colher de abacate com o condicionador que já usa normalmente e passe nos fios.
  • Espere cinco ou dez minutos e tire a meleca hidratante do cabelo com água morna.
  • Se o seu tempo for mais curto ainda, basta misturar uma colher de sopa de iogurte natural com o seu condicionador normal, passar nos fios e esperar alguns minutos (talvez o tempo de comer o resto do iogurte, haha).
  • Lave com bastante água para retirar o excesso.
cabelo hidratado com iogute
Iogurte natural

Veja fotos de cabelos que fizeram hidratação:

cabelos longos sedosos
Longos sedosos e hidratados
cabelo liso hidratado
Liso e bem hidratado
cabelo cacheado hidratado
Lisos com hidratação
cabelo cacheado preto hidratado
Cacheados hidratados
cabelos de senil hidratados
Cabelos brancos hidratados

Curtiu as diquinhas e as receitas pra saber como fazer hidratação no cabelo? Depois me fala qual testou e qual foi o resultado!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)