Como fazer mechas californianas: passo-a-passo sozinha, vídeo, 20 fotos!


Aprenda o passo a passo de como fazer mechas californianas!

maneiras de fazer mechas californianas
Como fazer mechas californianas

As mechas californianas tornaram-se verdadeira tendência entre as mulheres e desde que surgiram não saem de moda. As californianas, como o próprio nome sugere, surgiram nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos, inspiradas pelos surfistas que clareavam os fios com parafina, conseguindo um efeito dourado ou platinado.

No Brasil, país de muitas praias e clima quente, a técnica logo se espalhou graças ao visual praiano, fazendo com que muitas mulheres se rendessem ao iluminado das mechas.

O efeito fez tanto sucesso que foram lançados kits vendidos nas farmácias para conseguir as tão sonhadas californianas.

Quer aprender a fazer as mechas californianas em casa sozinha? Então confira o passo a passo e mude já o visual!

cabelos acobreados
Tom acobreado 5 dedos abaixo da raiz
tonalidade azul turquesa
Azul turquesa
com cabelos curtos
No cabelo curto
com cabelos cacheados
Nos fios cacheados
cabelos com mechas loiras
Cacheados com mechas
acobreado tom loiro
Tonalidade loira acobreada
cabelos coloridos
Multicolorida
cabelos rosas lindos
Pintada de rosa
cabelos escuros
Tom escuro

Mechas inspiradoras

Antes de sair de casa atrás do descolorante, é essencial entender o que são as mechas californianas. Diferente de outras técnicas, essas mechas são feitas ao longo do comprimento até as pontas, sem chegar à raiz, o que acaba agradando as mulheres devido à pouca manutenção exigida.

O efeito é obtido através da descoloração dos fios em até 3 tons a partir da cor natural dos cabelos, normalmente 5 dedos abaixo da raiz. O objetivo é que as mechas não fiquem marcadas e a divisão entre a cor natural e os fios mais claros deve ser esfumada. Logo, cria-se um efeito 3D até as pontas que são bem mais claras.

As mechas californianas podem ser feitas em todos os comprimentos, cores e tipos de cabelo. A dica para acertar é atentar-se à posição onde as mechas vão começar dependendo do comprimento e ao tom de descoloração de acordo com a cor base dos fios.

Acompanhe esse vídeo com dicas de como fazer californiana platinada:

Passo a passo para mecha da Califórnia

Agora que você já entendeu o que são as mechas californianas, é hora de aprender o passo a passo para conseguir esse efeito.

É importante ter em mente que a descoloração é um processo agressivo aos fios, portanto, se seu cabelo estiver frágil, ressecado ou quebradiço, não é recomendado. Também pense que se você não tiver prática com descoloração, não hesite em procurar um profissional.

Caso você ainda assim deseje fazer as mechas em casa, uma boa dica é pedir a ajuda de uma amiga que esteja acostumada com a descoloração, já que assim ela vai poder ajudar você a aplicar o produto, especialmente na parte de trás da cabeça onde você teria dificuldades.

Para fazer as mechas californianas você vai precisar de:

  1. Pente;
  2. Prendedores;
  3. Água oxigenada;
  4. Pó descolorante e
  5. Papel laminado.

Na hora de escolher o volume da água oxigenada você deve sempre respeitar o tom base dos fios, para que o efeito fique bonito e não haja agressão excessiva.

A oxigenada de 20 volumes é indicada para quem já tem os fios loiros e deseja apenas abrir de 1 a 2 tons. Já a de 30 volumes é indicada para os cabelos castanhos abrindo até 3 tons. Por fim, a de 40 volumes é recomendada para madeixas escuras e abre até 4 tons.

californian fire hair
Vermelho com mecha loira
mechas claras
Escuro com californiana loira clara
mechas californianas da loreal
Kit Loreal para fazer californiana
resultado nas morenas
Em morenas
madeixas platinadas
Platinada feita na touca
cabelo preto tingido com luzes californianas
Antes e depois no preto tingido
cabelo rosa californiano
Preto tingido com mecha rosa
mechas com tinta loreal
Tintura Loreal para californiana
cabelo verde
Verde

Saiba fazer sozinha

  1. Com base no volume escolhido, é hora de preparar a mistura para descolorir os fios. Utilize 2 medidas de pó descolorante para 1 de água oxigenada e misture até que fique homogêneo. Faça a mistura de acordo com a quantidade de cabelo que você vai descolorir.
  2. Com os fios desembaraçados, separe os cabelos em 5 partes, sendo: 1 no topo da cabeça, 2 em cada lateral da parte da frente e 2 na parte de trás próximas à nuca. Prenda cada mecha com um prendedor.
  3. Agora você vai começar a aplicar a mistura nos fios. Solte uma das mechas da nuca e com o auxílio de um pincel vá pintando a mecha. A maneira correta é calcular 4 dedos abaixo da raiz ou se os fios forem curtos, até 2 dedos e assim começar a aplicar a mistura.
  4. Aplique de forma leve no começo da mecha: pincelando mais alto nas extremidades, alternando com uma pincelada mais abaixo na mecha, mais alto, mais abaixo e mais alto. Finalize a aplicação concentrando mais produto nas pontas.
  5. É importante que você pincele de maneira desigual entre a parte descolorida e a parte natural dos fios para que a mecha não fique marcada.
  6. Assim que acabar de aplicar a mistura na mecha, envolva-a no papel alumínio para que não manche as outras que ainda não foram descoloridas.
  7. Solte a mecha ao lado e repita a aplicação da mesma forma envolvendo os fios no papel laminado. Vá fazendo esse processo até chegar à mecha do topo da cabeça.
  8. Assim que terminar a aplicação deixe a mistura pausar de acordo com o tom que você deseja. Comece deixando um espaço de 15 minutos e, então, abra o papel alumínio para conferir o tom da mecha.
  9. Quando o tom estiver como desejado, retire o produto lavando bem os fios com xampu e condicionador.

Obs.: Esse tutorial vale tanto para cabelos lisos quanto cacheados!

Olha o vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer mechas californianas vermelhas:

Técnica do rabo de cavalo

fazendo com o cabelo amarrado
Com cabelo amarrado

Também é possível fazer as mechas californianas usando uma técnica bem fácil e simples de fazer em casa. Atente-se ao tutorial:

  1. Faça a mistura de água oxigenada e descolorante e reserve.
  2. Com os cabelos penteados, faça um rabo de cavalo no topo da cabeça. O que você vai fazer é aplicar a mistura nos fios abaixo do elástico do rabo de cavalo, alternando as mechas e concentrando o produto nas pontas.
  3. Envolva o rabo de cavalo com papel alumínio e deixe pausar o tempo descrito na embalagem do produto. Em seguida, enxágue e lave com xampu e condicionador todo o cabelo.
  4. Cuidados com os fios após as mechas californianas
  5. Após fazer as mechas californianas, seus fios vão ficar mais frágeis e sensíveis, por isso é importante cuidar. Faça hidratação uma vez por semana com um creme específico para cabelos pós-química.
  6. Utilize xampu e condicionador específicos para cabelos quimicamente tratados e alterne com produtos para hidratação e nutrição.
  7. Evite ao máximo usar secador e chapinha para não ressecar os fios e abuse dos óleos de reparação nas pontinhas.

As mechas californianas podem ajudar você a conseguir aquele visual iluminado tão sonhado. Seguindo o passo a passo e cuidando dos fios após a mudança, você tem tudo para arrasar com cabelos lindos. Você poderá fazer também usando uma touca para separar as mechas, mas isso fica para um outro post!

Conseguiu aprender como fazer mechas californianas? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)