Couro Cabeludo Dolorido: O Que Pode Ser, Como Tratar?


Saiba tudo sobre o couro cabeludo dolorido!

como tratar couro cabeludo dolorido e inchado
Couro cabeludo dolorido – aprenda como tratar e evitar

Para que, quer ter cabelos lindos, saudáveis e bem cuidados é essencial que a saúde do couro cabeludo esteja em dia. Isso porque o estado do couro cabeludo vai definir também a saúde dos fios.

Um couro cabeludo que apresenta sensibilidade extrema e não está saudável e pode afetar até mesmo o crescimento dos fios. O cabelo nasce mais fraco e não tem força para chegar ao comprimento desejado.

O couro cabeludo dolorido muitas vezes acaba sendo ignorado, mas pode indicar problemas sérios de saúde se não for investigado. Você tem sensibilidade extrema no couro cabeludo ou está sentindo a região dolorida? Então a seguir você vai saber tudo sobre esse problema, como possíveis causas, como tratar e evitar.

Principais causas

Podem existir inúmeras causas para o couro cabeludo dolorido e algumas delas devido a atitudes cotidianas que podem ser evitadas.

  1. Exposição ao sol
  2. Químicas alisantes e relaxantes
  3. Colorir e descolorir os cabelos
  4. Queda e calvície
  5. Uso indiscriminado de acessórios
  6. Caspa

Exposição solar

A maioria das pessoas não sabe que a exposição solar sem proteção pode causar não apenas queimaduras na pele do braço, perna e rosto, por exemplo. O couro cabeludo também é uma região suscetível à queimadura solar e isso pode causar dor e sensibilidade, para quem tem cabelos curtos, se você nota ele vermelho, pode ser muita exposição ao sol.

couro cabeludo queimado pelo sol
Exposição excessiva ao sol faz mal para o couro cabeludo – pode ressecá-lo e causar dor

Alisamento e relaxamento capilar

Procedimentos como o alisamento e relaxamento também podem deixar a região dolorida devido aos componentes presentes nos produtos utilizados. Ao entrar em contato com o couro cabeludo, esses componentes podem causar inflamação, queimaduras, alergia e descamação.

couro cabeludo humano com quimica
Químicas podem causar problemas na cabeça

Coloração e descoloração

A coloração é outro fator que pode causar incômodo no couro cabeludo. Isso se deve às substâncias presentes na fórmula da tintura – como a amônia. A descoloração pode irritar e até mesmo queimar o couro cabeludo por causa da ação da água oxigenada em conjunto com o descolorante.

coloraçao em excesso estraga o cabelo
Colorir e descolorir é prejudicial

Queda de cabelo e calvície

Quem tem queda de cabelo ou calvície – aqui afetando mais aos homens – fica ainda mais suscetível à sensibilidade no couro cabeludo. Isso porque os fios de cabelo servem para proteger o couro cabeludo, com a falta deles ou em pouca quantidade, a região fica exposta. Logo, o couro cabeludo pode entrar em contato mais facilmente com substâncias que podem causar irritação e com o sol. Então redobre os cuidados se você tiver o couro cabeludo coçando, doendo, e ficando vermelho!

calvicie causa dor na cabeça
Calvície e queda podem causar dor no couro cabeludo

Uso de acessórios

O uso de acessórios no cabelo também pode causar desconforto em pessoas que tem mais sensibilidade. É o caso de um elástico muito apertado, uma presilha que machuca o couro cabeludo ou um arco com a haste incômoda. Isso faz mal e pode deixá-lo inchado!

couro cabeludo com dores faz mal
Manter o cabelo preso muito tempo com acessórios faz mal

Caspa

Outro quadro que pode deixar o couro cabeludo dolorido é a caspa – ou dermatite seborreica. Ela causa coceira, descamação e, em alguns casos, dor. A caspa, na maioria das vezes, aparece por causa da oleosidade excessiva que acomete o couro cabeludo, dando origem aos tão odiados pontinhos brancos. Então, se seu couro cabeludo está coçando, atenção!

couro cabeludo dolorido por caspa
Caspa pode gerar couro cabeludo dolorido

Como tratar

Para tratar o couro cabeludo dolorido primeiro é necessário identificar a causa, para só assim poder evitar a ação que está causando o incômodo e estabelecer um tratamento.

Em alguns casos o incômodo desaparece naturalmente e é apenas um quadro temporário. Mas ao notar que a sensibilidade do couro cabeludo persiste por mais de dois dias é essencial procurar um médico para que ele analise o estado da região.

Essa procura deve ser imediata, especialmente caso você tenha se submetido a algum procedimento químico, já que pode se tratar de uma queimadura. Esse tipo de queimadura pode afetar até mesmo o crescimento de cabelo na região afetada.

O médico vai prescrever o tratamento adequado para o seu tipo de sensibilidade, o que pode envolver medicamentos dependendo do grau de incômodo.

Também é possível tratar o incômodo no couro cabeludo com produtos específicos, como shampoos e condicionadores para couro cabeludo sensível. Esses produtos limpam delicadamente a região e não possuem ingredientes que possam irritar ou agredir.

Veja esse vídeo com dica para amenizar a dor no couro cabeludo causada por fibromialgia:

O incômodo no couro cabeludo pode ser evitado tomando alguns cuidados rotineiros. Conheça alguns cuidados para evitar o couro cabeludo colorido:

Como evitar – lave os fios corretamente

O primeiro deles é na hora do banho: é de extrema importância lavar os fios da maneira correta.

A temperatura não pode ser quente, já que além de danificar os fios e tirar o brilho natural, ela pode agredir o couro cabeludo causando até mesmo queimaduras de grau leve em quem tem a região sensível, a água quente também pode deixar o couro cabeludo oleoso em quem tem tendência. Por isso, o ideal é que a temperatura da água seja fria, mas caso seja incômodo devido ao inverno, o recomendado é a água morna.

Na hora de aplicar o shampoo, o produto deve ser massageado suavemente apenas no couro cabeludo para higienizar a região. A espuma do shampoo vai limpar o comprimento e pontas, sem ser necessário esfregar o restante do cabelo. Nunca lave o couro cabeludo com as unhas já que isso vai sensibilizar a região.

O condicionador, por sua vez, deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas para evitar a oleosidade no couro cabeludo e, consequentemente, a caspa.

Na hora de secar os fios, retire o excesso de água com a toalha e, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente. Não enrole os fios na toalha para secar, já que isso pode danificar o cabelo e causar dores no couro cabeludo.

como tratar couro cabeludo que doi e coça
Couro cabeludo dolorido e coçando incomoda muito
couro cabeludo com dor veja dicas
Couro cabeludo dolorido pode ter várias causas
couro cabeludo doendo por causa dos danos
Massagem pode amenizar dores no couro cabeludo

Proteja o couro cabeludo do sol

Ao sair na rua em dias de muito calor e com o sol a pino, não abra mão de usar um chapéu ou boné para proteger o couro cabeludo. O mesmo deve ser feito quando você for à praia ou à piscina, mesmo que o dia esteja nublado. Aplique protetor solar nos fios para evitar que o cabelo fique ressecado, evitando também o ressecamento do couro cabeludo.

Evite procedimentos químicos agressivos

Ao desejar alisar, pintar ou descolorir os fios, evite fazer esse tipo de procedimento em lugares desconhecidos ou até mesmo em casa. Procure um profissional para que ele possa analisar a saúde dos seus fios e determinar o procedimento menos agressivo.

Além disso, no caso da descoloração, é essencial utilizar um produto para proteger o couro cabeludo de irritação e queimaduras.

Não use acessórios apertados

Outro ponto que você deve evitar é o uso de acessórios que possam apertar o couro cabeludo ou puxar os fios, como é o caso do elástico para fazer o rabo de cavalo.

Evite também capacetes, bonés e toucas muito apertadas que podem afetar a circulação na região e deixá-la dolorida.

O couro cabeludo dolorido é um problema que muitas vezes é ignorado e só é investigado quando o incômodo é tamanho que causa até mesmo dores de cabeça. Em casos em que o desconforto persiste é importante procurar um médico. Mas, além disso, é essencial tomar cuidados diários para evitar o couro cabeludo dolorido.

Conhece alguma dica para lidar com couro cabeludo dolorido? Fale pra gente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)