8 Dicas de como deixar os cachos naturais lindos: Tutorial, Vídeo, Fotos


Confira dicas para ter cachos naturais perfeitos!

cabelo cacheado natural
Como deixar os cachos naturais lindos

Apesar de o cabelo liso fazer parte do desejo de muitas mulheres, os cachos naturais ganham cada vez mais espaço. Diante da tendência de cabelos naturais, os cachos que surgem naturalmente — não pelo babyliss ou outros truques — são cada vez mais procurados por quem tem cabelos do tipo.

A verdade é que para conseguir o visual que você tanto deseja é preciso caprichar e redobrar os cuidados, de modo a garantir que os fios formem os anéis que você tanto deseja ver nos seus fios.

Ao contrário do que muita gente diz, entretanto, você não precisa ter tanto trabalho quanto parece para ter cachos perfeitos. Duvida? Então veja a seguir como ter cachos naturais incríveis.

  1. Não lavar com água quente
  2. Usar produtos certos
  3. Evitar química
  4. Desembaraçar os fios começando de baixo
  5. Não pentear cabelo seco
  6. Ir ao cabeleireiro sempre
  7. Usar difusor de cachos
  8. Hidratar constantemente

Não lave usando água quente

Quando for lavar os fios, procure usar a água na temperatura mais fria possível. Se o chuveiro estiver desligado, melhor ainda, mas se não for possível, opte por um banho morno, no máximo.

Isso porque a água muito quente resseca os fios cacheados e colabora para o aspecto com frizz e ressecado. Além disso, a água em temperatura muito elevada dificulta a formação dos cachos — e não é isso que você deseja, certo?

agua quente faz mal
Evite água quente pois resseca os fios

Use produtos específicos

Cada tipo de cabelo possui suas próprias características e com os cabelos cacheados, isso não é diferente. Se você quiser ter cachos naturais de aparência saudável e linda, invista em utilizar produtos específicos para esse fim.

Xampu e condicionador devem ser mais hidratantes e voltados para os cabelos que possuem os tão famosos anéis. Máscaras de tratamento também devem ser específicas, já que são mais densas e contam com os nutrientes certos.

Depois da lavagem, é importante investir em itens como leave in, spray de brilho, cremes para pentear e mesmo ativadores de cacho que sejam específicos para esse tipo de cabelo.

cabelo cacheado com produto bom
Produtos para manter o cacheado natural e bonito

Evite usar químicas

Se você quer ter cachos naturais, é fundamental que você evite usar químicas, tanto quanto possível.

Isso se deve a um motivo principal: qualquer química que você coloque em seu cabelo modifica, em maior ou menor grau, a estrutura capilar. Quando você usa uma química de alisamento, você desfaz a estrutura que forma o anel dos cachos e ainda pode ressecar os fios e modificá-los de maneira definitiva.

Mesmo o cacho permanente pode ser uma opção perigosa por causar danos aos seus fios e um efeito mais definitivo que nem sempre fica como você esperava.

cabelos quimicamente tratados
Evite usar química

Desembarace os fios começando pelas pontas

Para ter cachos naturais bonitos, você precisa ter sempre em mente que o fio cacheado ou crespo é mais delicado do que o fio normal. Em geral, ele tende a ser mais fino e mais delicado e, com isso, quebra com mais facilidade.

Por isso, na hora de desembaraçar os fios o ideal é começar pelas pontas, desfazendo os nós tão característicos. Depois que essa parte estiver desembaraçada, vá subindo aos poucos até chegar à raiz.

Se você fizer o caminho inverso, corre o risco de ficar com os fios com nós acumulados, o que os deixa mais propícios à quebra que é tão indesejada.

cabelos nao agredidos ficam lindos
Desembaraçar da forma certa é fundamental pra não agredir aos fios

Não penteie os fios secos

Quem quer ter cachos naturais também deve saber que pentear os cabelos tem hora: quando ele ainda está molhado ou, no máximo, úmido. Ao pentear os fios secos, não apenas você favorece o aparecimento de frizz como ainda corre o risco de desfazer os cachos até que ocorra a próxima lavagem.

Por isso, ainda no banho ou logo após sair do chuveiro penteie os fios preferencialmente com um pente de madeira ou com os dedos. Depois disso, deixe-o secar e não passe escova e nem mesmo outros pentes para deixar os fios mais bonitos.

penteando os cabelos
Penteie o cabelo da forma certa para não frisar

Vá ao cabeleireiro com frequência

Como um cabelo com cachos do tipo tende a ser mais frágil, o ideal é que você vá ao cabeleireiro com frequência para aparar as pontas que facilmente ficam partidas em vários pedaços.

Além disso, deixar o corte de cabelo “vencer” deixa os fios e os próprios cachos sem forma, criando um visual indefinido e que não tem exatamente a ver com o que você deseja.

Nesse sentido, o corte ajuda a dar movimento aos cachos e também ajuda ao colaborar com o peso para formar anéis ainda mais bonitos.

saloes de qualidade
Escolha um salão em que os profissionais sejam de confiança

Alie-se ao difusor

Se você não quiser ou não puder deixar os fios secarem naturalmente, o secador deve ser a sua opção. Somente jogar o jato de ar quente nos fios, entretanto, pode fazer com que os cachos fiquem parcialmente alisados, dando um visual indefinido aos fios, que não ficam nem cacheados e nem totalmente lisos.

Para evitar esse problema, o ideal é fazer do difusor o seu aliado. Essa pequena peça colocada no bocal do secador colabora para que os fios mantenham suas ondas e ainda assim sejam secos.

Para acertar no uso do secador de maneira definitiva, não se esqueça de duas coisas:

  • Do termoprotetor para evitar danos aos fios e
  • De usar, preferencialmente, um jato morno a frio. Como resultado, seus fios ficam brilhantes, saudáveis e bonitos, ainda mantendo os cachos como desejado.
cabelo cacheado com aparelho
Difusor de cachos para ressaltar seus cachinhos

Faça hidratação constante

Pode reparar: cachos naturais que mais chamam a atenção normalmente possuem uma aparência hidratada, sedosa e cheia de brilho. Para que isso seja conseguido, a hidratação constante deve ser uma preocupação entre os seus cuidados.

Para isso, vale usar máscaras de marcas reconhecidas ou mesmo fazer receitinhas em casa que ajudam os fios a ganharem balanço e definição.

Só não vale exagerar na hidratação, já que ela pode colaborar para a quebra dos fios. Em vez disso, alterne sessões de hidratação com sessões de nutrição e, menos frequentemente, de reconstrução — o famoso cronograma capilar. Como resultado, os fios ficam muito mais bonitos e com aspecto mais saudável.

Ter cachos naturais bonitos exige cuidados que vão desde a forma de lavar e pentear o cabelo até cuidados com hidratação e corte das pontas que são mais frágeis. Ao final, juntando todas essas ações você conseguirá fios ainda mais lindos, cachos definidos e um resultado do jeito que você deseja.

cabelos cacheados lindos
Cachos bem hidratados

Pra finalizar, veja esse vídeo tutorial passo a passo ensinando como deixar os cachos naturais lindos:

cabelo cacheado natty
Cachos naturais
menina novinha cacheada
Cachos lindos de jovem
cachos naturais cuidados
Cabelo cacheado bonito
cabelo natural cacheado especial
Cachos lindos – cabelos naturais
cachos iluminados
Com luzes bem lindas
cachos penteados com os dedos
Arrumados com a mão
cachos loiros
Loiros
cachos naturais compridos
Naturais e longos
cabelo cacheado de morena bonita
Cachos em morena linda
cabelo volumoso
Com volume
cabelos afro bonitos naturais
Cachos volumosos – trend afro

Pronta para começar a ter cachos lindos? Conte nos comentários o que achou das dicas!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)