Finasterida funciona mesmo? Para queda de cabelo ou entradas? Veja!


Saiba se finasterida funciona e entenda mais sobre esse medicamento!

finasterida funciona para queda de cabelo?
Acabe já com a calvície e queda de cabelo

A calvície é um problema que atinge muitos homens e provoca verdadeiro terror entre quem quer ter os fios sempre bonitos. Dependendo de uma grande quantidade de fatores, a calvície vem sendo estudada em busca de medicamentos que revertam ou, ao menos, evitem que essa condição se instale.

Nessa busca, uma das soluções encontradas foi a finasterida, um dos medicamentos mais utilizados para evitar a calvície, especialmente em homens mais jovens. Mas será que finasterida funciona? Confira a resposta a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre esse medicamento.

O que causa e como acontece a calvície?

A primeira coisa que necessita de um entendimento mais compreensivo é o “funcionamento” da calvície, por assim dizer. As causas ainda não foram totalmente descobertas, mas a hereditariedade é uma das questões mais importantes para esse quadro, mas questões físicas e emocionais também podem desempenhar fatores que levam à queda de cabelo e à eventual inatividade dos folículos capilares.

O processo que leva à calvície, por sua vez, está diretamente ligado à testosterona, o hormônio sexual masculino mais importante. Nesse caso, a testosterona é convertida no próprio organismo em di-hidrotestosterona ou DHT.

finasterida de 1 mg para calvicie
Finasterida de 1 MG é o padrão utilizado

A DHT é, de fato, mais forte do que a testosterona e embora isso seja positivo para algumas questões fisiológicas masculinas, também é essa a substância responsável pela calvície. O processo é complexo, mas basicamente a DHT impede o funcionamento adequado dos folículos capilares e diminui os ciclos de crescimento do cabelo. Com isso, uma vez que o cabelo caia vai ficando mais e mais difícil que os fios cresçam novamente, até que eles parem efetivamente de surgir.

Como a finasterida funciona?

A finasterida tem como ação principal impedir a conversão da testosterona em DHT. Isso significa que com menos dessa substância no organismo, menos afetados são os folículos capilares, o que garante a prevenção da calvície.

Essa droga, entretanto, ainda não tem seus efeitos totalmente estudados, especialmente em longo prazo e, por isso, pode ter ações diferentes em cada pessoa. De modo geral, entretanto, é um medicamento que tem como objetivo permitir que os folículos capilares continuem funcionando de maneira adequada devido à falta de interferência da DHT.

remedio que funciona para calvos
Remédio para homem calvo

Isso só é possível porque a finasterida bloqueia uma enzima que serve para permitir que a transformação em DHT aconteça. Como resultado, os fios se mantêm no lugar de maneira contínua.

Mas a finasterida realmente funciona?

Perguntar se a finasterida funciona ou não é, na verdade, uma questão relativamente complexa e polêmica. Isso porque essa droga ainda não tem todos os seus efeitos comprovados, o que faz com que sua eficiência não seja totalmente garantida.

Além disso, fatores diferentes motivam a calvície e embora o bloqueio causado pela DHT pareça ser uma causa comum, fatores distintos podem desencadear essa conversão mais acelerada. Com isso, nem sempre o bloqueio da enzima responsável por permitir esse processo é útil.

Não menos importante está o fato de que cada corpo reage de maneira diferente às mesmas drogas. A posologia de finasterida que funciona para uma pessoa pode não ser efetiva para outra, por exemplo.

Ainda assim, este medicamento é um dos mais reconhecidos e mais utilizados por quem quer evitar ou conter a calvície de maneira geral. Muitos homens que sofrem com o problema já experimentaram e já atestaram que o remédio faz, sim, o efeito desejado.

entradas sao quase calvicie
Bom para amenizar entradas

Apesar disso, é preciso ter em mente que a finasterida funciona diretamente na questão da calvície em si ao impedir que a DHT bloqueie os folículos capilares. Os que já tiverem tido sua atividade interrompida, por outro lado, não serão recuperados, o que significa que os fios não vão nascer novamente.

Dessa forma, a finasterida funciona, sim, para a prevenção dos efeitos da calvície ou para conter a progressão dessa condição, mas não serve para reverter um quadro já estabelecido, ainda que parcialmente.

Tão logo surjam os primeiros efeitos da calvície a finasterida deve ser administrada se o médico assim recomendar. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menores são as chances de ter grandes falhas no cabelo e que são irrecuperáveis de maneira natural.

Quais os riscos da finasterida?

Embora de maneira geral seja possível dizer que a finasterida funciona é preciso levar em consideração os diferentes efeitos colaterais e riscos que esse medicamento pode causar. Como diminui a quantidade de DHT no organismo, uma das possibilidades diz respeito ao fato de que é uma droga que pode levar à impotência sexual.

Sendo a DHT um dos componentes mais importantes de medicamentos para tratar a impotência, a diminuição da sua produção pode levar a esse quadro mais facilmente, especialmente entre quem estiver nos grupos com fatores de risco.

resultados bons com finasterida
Antes e depois – resultados

Ainda relacionado às questões sexuais, outro possível efeito diz respeito à diminuição de libido, que é o desejo sexual. Em alguns homens, pode acontecer um crescimento exagerado das mamas – conhecido como ginecomastia – além de possivelmente causar problemas na ejaculação.

Outros efeitos podem ser observados no fígado, ao aumento de tendência à depressão – especialmente se acontecerem transformações estéticas negativas – e diminuição da fertilidade em geral.

Esses efeitos, entretanto, ainda não são comprovados já que a maioria dos estudos é feita com pacientes no curto prazo e essas ocorrências aconteceriam apenas em longo prazo.

Como usar finasterida?

Devido a todos esses fatores é importante sempre procurar um médico antes de começar a tomar esse medicamento. O dermatologista ou especialista equivalente fará exames e estudará a fundo quais as possíveis causas para a calvície.

Diante disso, a receita para o consumo desse medicamento será ou não dada, sendo mais indicada para homens mais jovens e que possuem uma quantidade abundante de testosterona no organismo.

finasterida funciona nos cabelos carecas
Antes e depois de usar – realmente funciona

Também é necessário seguir estritamente todas as recomendações médicas e o uso desse ser suspenso no caso de qualquer efeito colateral ser observado.

A finasterida funciona mesmo para muitos casos de homens que sofrem com a calvície, prevenindo ou interrompendo a continuidade dessa condição no organismo. Apesar disso, vale a pena ficar de olho nos riscos e sempre fazer acompanhamento médico antes de fazer uso do medicamento.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)