Hidratação para cabelos secos e ressecados: Receitas e +!


São diversos os fatores que podem deixar os cabelos secos e ressecados. Pode ser o cloro, a poluição, a exposição excessiva ao sol, tinturas, alisamentos entre outros fatores que detonam os fios. De acordo com os especialistas quando o assunto é cabelo, o ressecamento acontece porque o pH das madeixas se alterou.

cabelos renovados com receitas salaovirtual
Aprenda receitas de hidratação para cabelos secos e ressecados

Com isso, as cutículas capilares ficam dilatadas e totalmente desprotegidas. Outro motivo muito frequente, é a perda do revestimento natural de gordura dos fios, o que os deixa secos e sem brilho. Por isso que normalmente os cabelos com o comprimento maior que 10 centímetros são mais propensos a serem ressecados. Quanto maior os fios, mais difícil é a distribuição dos nutrientes que vêm do couro cabeludo.

Cabelos secos

Existe muita gente que se confunde ainda, e compara os cabelos ressecados aos secos. Se você faz parte dessa turminha, saiba que existe diferença sim e vamos te explicar agora para não ter mais dúvida e tratar do problema certo do seu fio.

receitas caseiras hidratantes
Aprenda como acabar com cabelo seco e ressecado com nossas hidratações caseiras

O cabelo seco é dessa forma por causa do tipo do couro cabeludo que a pessoa tem. Ele produz pouca oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em madeixas com aspectos menos brilhante e mais seco em comparação com fios que têm uma oleosidade normal ou excessiva.

cabelo desidratado
Secura do cabelo é um problema

Quanto mais você utilizar a chapinha, secador ou babyliss, os fios vão ficando ainda mais secos. Isso porque o cabelo já não possui oleosidade suficiente, e esses assessórios acabam retirando a água que as madeixas necessitam. E com a falta desses dois elementos o cabelo fica extremamente seco, dando um aspecto feio.

madeixa loira seca
Loira ressecada

O cabelo seco também pode ser associado a genética. Existe a possibilidade da pessoa ter os fios assim por causa da hereditariedade. As glândulas sebáceas produzem pouca gordura porque você herdou isso de algum dos seus pais. Com a falta de gordura as escamas dos fios se abrem com mais facilidade e os fios ficam vulneráveis.

cabelo loiro ressecado
Loiro seco

Ressecados

Como foi dito acima os fios secos são ocasionados por acontecimentos naturais, e está aí a principal diferença entre eles e os fios ressecados. Este último tipo é como se fosse o cabelo seco só que piorado. Isso porque as madeixas assim estão mais agredidas do que quando estão secas.

As cutículas de um cabelo ressecado são muito mais abertas, e com isso, mais expostas. Além disso, os fios ficam se enroscando uns nos outros, o que deixa o cabelo muito embaraçado e com o aspecto de cabelo armado.

Normalmente, os fios ficam ressecados por causa do uso excessivo de química. Como relaxamentos, descoloração, luzes, alisamento, tinturas e etc. Esses processos químicos podem detonar o cabelo porque eles mudam a estrutura deles, e isso aumenta o pH, que por sua vez causa o ressecamento.

Dessa forma, além da oleosidade dos fios, ele perde também água e proteínas, por isso o resultado é ainda pior. Por isso, toda a mulher tem que tomar cuidado com os efeitos do ressecamento. Ele pode afetar qualquer tipo de cabelo, o oleoso, o misto ou o seco.

cabelos escuros brilham
Fios pretos lindos e hidratados

Mesmo que você tenha fios oleosos e nunca tenha usado químicas, você pode ser atingida também, caso use e abuse do secador ou da chapinha. O calor excessivo que esses assessórios passam para os fios pode agredi-los muito se utilizados continuamente. Quando você não tem o hábito de fazer hidratações isso piora significativamente.

Por falar em hidratação, sabia que ela pode ser o seu principal aliado na luta contra os fios secos e ressecados? Esse procedimento consegue devolver a gordura aos cabelos. Aplicando os produtos certos para o seu tipo de cabelo e para o tipo de problema, os resultados podem ser perfeitos se você tiver o hábito, assim, você terá lindos cabelos sedosos e com brilho.

O melhor ainda é que a hidratação pode ser feita no salão, de uma forma mais intensa, mas também pode ser feito em casa. Caso você queira apostar no processo sem sair da sua residência, é só anotar as nossas receitinhas de hidratação para cabelos secos e ressecados:

cabelos de atriz nunca ficam secos
Ruivos sedosos e hidratados

Veja também esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer hidratação caseira para cabelos secos e ressecados:

Hidratação com mel

Para criar essa máscara de hidratação, você vai precisar de:

  1. três colheres de sopa de mel;
  2. duas colheres de sopa de azeite e;
  3. meio abacate amassado.
mel hidratante de cabelos
Mel de abelha hidrata

Veja o passo-a-passo:

  • Pegue um recipiente e misture bem todos os ingredientes.
  • Depois que estiver pronto, aplique o conteúdo dois dedos abaixo da raiz.
  • Passe com calma, mecha por mecha até as pontas do cabelo. Enquanto realiza o processo, vá massageando o cabelo para que a misturinha seja absorvida mais fácil pelos fios.
  • Quando terminar, deixe o produto no cabelo por aproximadamente 20 minutos e depois enxague normalmente.

Essa hidratação é um tratamento perfeito para cabelos danificados, já que o mel deixa os cabelos sedosos e macios.

Com azeite

Para realizar este tipo de máscara, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. azeite de oliva extra virgem, em média uma colher de sopa,
  2. três colheres de sopa da máscara de hidratação que você costuma usar.
mascara de azeite pra cabelo seco
Azeite hidrata ressecados
  • Misture tudo em um recipiente e depois deixe agir por pelo menos 30 minutos.
  • Lembre-se sempre de nunca passar na raiz. O azeite pode fazer uma diferença e tanto se tratando de cabelos secos.

Ele dá mais vida aos fios e tira o quebradiço do cabelo, o que é perfeito.

De abacate

Neste caso, você vai precisar ter em mãos:

  1. meio abacate maduro amassado;
  2. uma gema de ovo e duas colheres de sopa de mel.
fruta hidrante de fios
Abacate pra cabelo seco

Confere aí o passo-a-passo:

  • Misture tudo em um recipiente até que fique tudo homogêneo.
  • Depois, passe a misturinha nos cabelos com cuidado para não atingir a raiz, e vá massageando elas.
  • Depois de passar o produto em todas as mechas, envolva os fios com uma touca térmica, ou então use papel alumínio para quebrar um galho.
  • Deixe o conteúdo agir por 30 minutos aproximadamente, e enxague bem os fios em seguida.
  • Lave bem até que todos os resíduos do abacate saiam, porque eles grudam bastante nos fios. O abacate é excelente para quem está sofrendo com cabelos ressecados.

Agora que você sabe a diferença entre cabelos secos e ressecados, vai ficar mais fácil identificar o seu problema, e saber como resolvê-lo de forma mais rápida e direcionada. Use a hidratação que seja melhor para os seus fios e faça eles ficarem lindos e saudáveis de novo.

Gostaram do post e das receitas? Comentem!!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)