10 Dicas De Hidratação Para Cabelos Crespos E Cacheados!


Os cabelos crespos e cacheados são muito comuns na mulher brasileira e são lindos pois além de terem muito volume, garantem uma identidade e personalidade especial para essas mulheres. No entanto, esses cabelos mais volumosos costumam ter características específicas que acabam fazendo as mulheres acreditarem que exigem maiores cuidados e, assim, optam por um cabelo liso.

Ressaltamos nesse artigo que os cabelos crespos ou cacheados possuem estruturas diferentes dos cabelos lisos e, assim, exigem cuidados diferentes. Nem um nem outro são mais ou menos difíceis de cuidar.

Os cabelos com mais ondas possuem uma estrutura irregular e tendem a dificultar que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas ou se distribua de maneira uniforme por todo o comprimento do cabelo. Isso resulta em cabelos mais secos, o que leva à uma maior tendência ao frizz e, também, pode torná-los mais frágeis (a quebras, por exemplo). Por conta dessas características, eles exigem tratamentos que os tornem mais fortes e hidratados.

E é justamente de hidratação que falaremos nesse artigo.

Existem, atualmente, inúmeras técnicas de hidratação para cabelos crespos, cacheados ou ondulados, cada uma com suas características específicas e são delas que falaremos.

cabelos crespos bonitos
Visual crespo ideal
cabelos da famosa atriz
Os crespos mais lindos da TV

Dicas e cuidados

  1. Não é recomendado lavar os cabelos todos os dias. Em geral, o ideal recomendado por especialistas são dois ou três dias na semana
  2. Evite dormir com os cabelos molhados
  3. Evite pentear todos os dias os cabelos, isso pode favorecer a quebra dos fios. É recomendado realizar esse processo com as pontas dos dedos
  4. Deve-se evitar fazer uso do secador para secagem dos cabelos. Deixe-os secar naturalmente
  5. Caso seja necessário utilizar o secador, utilize sempre um bico difusor
  6. É sempre bom evitar o uso de equipamentos que aqueçam demais os cabelos, como chapinha, babyliss ou mesmo o secador (se usado muito próximo)
  7. É sempre bom utilizar os leave-ins (ou cremes para pentear sem enxague) todos os dias, para garantir a manutenção da forma de seu cabelo
  8. Hidratação com cremes ou máscaras são recomendadas uma ou duas vezes por semana
  9. Recomenda-se o uso de produtos de finalização também, como ativadores e umidificadores
  10. Vale a pena combinar vários produtos para aperfeiçoar os resultados

Vamos então falar de cada uma dessas medidas de hidratação:

  1. Hidratação semanal
  2. Cremes para pentear
  3. Leave-ins e cremes sem enxague
  4. Métodos de umectação com óleos
  5. Reparadores de pontas

Vale lembrar que para manter cabelos crespos bem hidratados e bonitos, a melhor opção é combinar o uso dos produtos. Além dos cuidados com lavagem e secagem dos cabelos, o ideal é combinar os métodos de hidratação profunda com os métodos de manutenção da hidratação diárias e utilizar produtos de finalização para melhor controle do frizz e do ressecamento dos cabelos.

Como fazer para hidratar os cabelos

Hidratação semanal
A hidratação profunda dos cabelos é, provavelmente, uma das medidas mais importantes para manter a saúde capilar, além de deixá-los mais brilhantes e com formato ideal.

Como já foi dito, os cabelos crespos tendem a ser mais secos devido á sua estrutura irregular e isso os torna mais frágeis e quebradiços. A hidratação serve justamente para repor a umidade para os cabelos.

Existem produtos específicos para o seu tipo de cabelo e você pode optar por máscaras de hidratação ou cremes de tratamento. Qualquer que seja sua opção, produtos com aloe vera, colágeno, pantenol, elastina, complexos de vitaminas e proteínas são bastante recomendados pois além de hidratar repõem nutrientes necessários para seus cabelos, principalmente no verão, quando os cabelos sofrem!

Também lembramos que você pode realizar esse processo em sua casa ou em um salão especializado.

antes e depois do tratamento
Resultados da hidratação semanal

Cremes para pentear

Os tradicionais cremes para pentear são bons aliados para todas as mulheres.

No caso de mulheres que possuem cabelos com mais volume, eles garantem a hidratação e controle após o banho. Além de nutrir e prevenir contra quebra (ou pontas duplas).

Existem diferentes tipos de creme, cada um com uma especificação conforme seu objetivo: hidratar, nutrir, reparar ou mais de uma função em um creme. Procure o que melhor se adeque à sua necessidade.

Para utilizar esse produto sempre é recomendada atenção na aplicação: em excesso ele deixa seu cabelo com aspecto oleoso ou dificulta que ele seque.

Aplique o produto após o banho (lavagem do cabelo) em uma pequena quantidade (em média, uma porção do tamanho de uma moeda de um real para fios curtos/médios e duas moedas para cabelos mais longos) na extensão de seus fios e penteie ou desembarace.

Atenção, o creme deve ser aplicado no comprimento, nunca nas raízes (recomenda-se a aplicação a uma distância de 2 a 3 dedos da raiz).

cabelos cacheados lindos
Hidratados com cremes

Leave-ins e cremes para pentear sem enxague

O uso desses produtos é sempre recomendado como método de finalização ou complementar ao cuidado com seus cabelos. Diferente dos cremes de pentear (citados acima), os leave-ins possuem uma fórmula mais fluida e não oleosa cuja principal função é combater o frizz e ajudar na estruturação do penteado (manter a forma dos cachos), fazendo parte dos tratamentos com química.

No caso, os leave-ins e cremes sem enxágue devem ser aplicados em cabelos úmidos ou secos e, como o próprio nome diz, não exigem enxágue. Basta aplicar na extensão dos cabelos (novamente, jamais aplique na raiz) e desembaraçar.

produto para cabelos
Crespos com leave-in

Métodos de umectação com óleos

Existem, para realizar esse processo, diversos tipos de óleos para hidratar seus cabelos e garantir a forma dos seus cachos .

A umectação é um processo que consiste em, literalmente, passar óleos naturais em seus cabelos, a fim de tratar cabelos ressecados. Isso é possível porque os óleos “selam” o fio e mantém sua umidade, desse modo, além de tratar os cabelos, ele também permite o fortalecimento da raiz.

Entre os tipos de óleo mais indicados, estão: óleo de coco, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de amêndoas e óleo de oliva. E são facilmente encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.

tratamento que funciona
Resultados da umectação
cabelos crespos do tumblr
Lindos cabelos crespos

Assista a este tutorial passo-a-passo de como fazer umectação para cabelos crespos ou cacheados ressecados:

Reparadores de pontas

Por fim, mas não menos importante, temos o uso do reparador de pontas.

A função do reparador de pontas é, como o próprio nome diz, reparar as pontas. Eles selam a cutícula capilar e a mantém hidratada.

O uso é simples: com os cabelos secos, aplique uma pequena quantidade na ponta de seus cabelos e massageie. Isso irá garantir controle sobre o volume e sobre a forma dos cachos.

Cabelos crespos ondulados hidratados
Resultados dos tratamentos com reparadores de pontas

Por fim, veja essa dica de receita caseira para hidratar seus cabelos crespos, cacheados e até ondulados!

Todas essas dicas foram feitas para que você se sinta cada vez melhor com seu cabelo! Esperamos que tenhamos ajudado e lembramos que, o principal, é buscar os métodos que mais atendam às suas necessidades. Lembrem-se de comentar sua opinião sobre os nossos posts!!

hidratacao dos cabelos
Cabelos crespos bem cuidados
2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)