Mitos E Verdades Sobre Lavar Os Cabelos Todos Os Dias!


Se você é adepto de lavar o cabelo todos os dias, e mesmo assim ainda tem dúvidas se esse hábito faz bem ou não, esse artigo vai tirar suas incertezas. Será que essa prática é boa porque deixa as madeixas limpas e ajudam em outras coisas? Ou ela pode influenciar de forma negativa?

Lisos lavados da forma certa
Cachos lavados corretamente

Segundo especialistas em dermatologia e saúde capilar, muitas doenças capilares como a dermatite seborreica, caspa, entre outras, podem ser causadas pelo excesso de lavagens, tanto para homens quanto para mulheres, alertando também que isso não faz ele crescer. Dependendo da pessoa e do tipo de cabelo e couro cabeludo, os dermatologistas indicam não lavar o cabelo todos os dias.

O couro cabeludo deve ser massageado sem usar as unhas

Em casos de pessoas que têm dermatite seborreica, por exemplo, o indicado é evitar a lavem diariamente. Pois, quanto mais se limpa o couro cabeludo, mais ele produz oleosidade. O que pode piorar a doença e estimular a queda dos cabelos, e não crescimento como muitos pensam.

A água deve ser morna, a quente resseca e a gelada aumenta a oleosidade

Quando a lavagem é feita com a temperatura da água errada, ai pode ser pior ainda. O ideal é lavar os fios com água fria, de vez em quando morna, e nunca quente. Isso porque a água quente deixa os cabelos ressecados. A temperatura gelada também não faz bem, pois deixa os fios oleosos.

Sempre se lembre de lavar com produtos certos para seu tipo de cabelo

Mesmo quem tem cabelos saudáveis e não precisa ter medo da lavagem todos os dias ressecar ou danificar os fios, o ideal é diminuir a lavagem para 2 ou 3 dias na semana. Mas, nem sempre as pessoas conseguem acabar com o hábito de lavar o cabelo todos os dias.

Principalmente quem possui cabelos oleosos, que usam produtos sem enxágue como o leave-in, gel et cetera, pessoas que fazem academia, usam bonés ou capacetes, ou qualquer outra coisa que as fazem suar e sentir a necessidade de lavar sempre as madeixas.

Confere esse vídeo falando sobre 10 erros que sempre cometemos quando lavamos os cabelos:

Fios oleosos

A maioria das pessoas que investem em lavar o cabelo todos os dias é porque têm os fios oleosos. Mas, fazer isso para este fim, é um mito.

É preciso saber que quando o couro cabeludo possui essa característica, a lavagem repetidamente, não retira a oleosidade. O hábito não melhora esse probleminha e ainda pode ocasionar o ressecamento dos fios e o couro cabeludo vai continuar oleoso.

A lavagem em excesso pode gerar ressecamento

É possível diminuir a oleosidade com uma lavagem correta (e não continua) e com produtos específicos para este fim. Uma dica boa é investir em produtos para finalização, como shampoo a seco.

Apenas uma pulverização do produto tem a capacidade de retirar o aspecto oleoso. Depois é só passar uma escova macia e pronto, a oleosidade se reduz. Com isso, os fios ganham volume e um movimento natural que a oleosidade tira deles.

Cabelos saudáveis

É uma verdade que cabelos saudáveis podem ser lavados com frequência, porque eles não vão sentir tanto os danos da lavagem seguida. Isso porque, um cabelo considerado normal, tem a quantidade exata do manto hidrolipídico, que é o que mantém e protege o couro cabeludo. Mas, mesmo assim, a lavagem pode atrapalhar caso os fios não sequem de forma correta, ou se a nutrição do cabelo passe por algum problema.

Porém, existem casos específicos de cabelos e couro cabeludo que precisam ser analisados por profissionais capilares. Porque quando se trata de cabelo, cada caso é um caso. Pessoas que possuem doenças ou anomalias no couro cabeludo, por exemplo, precisam de atenções especiais.

Lavar todo dia não significa cabelo saudável

Alguns tipos de cabelo precisam de quantidades especificas de lavagens, diferentemente de outros. Por isso o ideal é procurar uma orientação médica que vai te auxiliar para entender melhor seus fios e suas necessidades.

Como lavar os fios da forma certa

  1. Sempre que lavar os cabelos, vá massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos, com movimentos em forma de círculo. Isso vai potencializar a limpeza e a sensação de cabelo limpo.
  2. Logo após a lavagem, enxague bem os cabelos, para não deixar nenhum resíduo de creme no couro cabeludo e no cabelo. Pois, se isso acontecer, o resto de creme nos fios atrapalha o crescimento das madeixas. Além de dar um aspecto pesado e sem leveza aos fios.
  3. Procure não lavar a cabeça muito próximo da hora de dormir. Mas, caso seja necessário, dê uma leve secada nos fios com um secador. Dormir com os cabelos molhados faz mal para os fios e para o couro cabeludo. Correndo o risco até de mofá-los.
  4. Sair de casa sempre com os cabelos úmidos também não é uma boa ideia. Eles dessa forma atraem muita poluição e sujeira da atmosfera. Por isso, sempre que possível é legal secar os fios em casa antes de sair. Quando eles secam na rua ao vento, podem ficar com um aspecto pesado e sujo.
  5. Um outro cuidado eficaz e básico que deve ser seguido, é usar uma linha de tratamento capilar que combine com o seu tipo de cabelo e com as suas necessidades. Isso vai fazer toda a diferença nos fios.
Lavar dia sim, dia não é uma boa maneira de lavagem

Veja aí esse vídeo tutorial com passo-a-passo de como fazer para lavar os cabelos corretamente:

Cacheados
Alisado

Essas foram as nossas dicas para conhecer os mitos e verdades sobre lavar o cabelo todos os dias. Além de te ajudar a saber as especificações para o seu tipo de fio. Informou-se com nosso post? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)