Como matizar o cabelo: Passo-a-passo, Antes e depois, Vídeos!


Saiba como matizar o cabelo e entenda mais sobre o processo!

cabelos matizados especiais
Como matizar os cabelos

Os cabelos loiros nunca saem de moda e a cada estação surge uma nova nuance que se torna desejo entre as mulheres. Porém, sair de um tom mais escuro para o mais claro é um processo que pode ser demorado e causar danos aos fios se não for feito de maneira correta.

Para se ter fios loiros não basta passar pela descoloração: é preciso acertar o tom através da matização. Quando os cabelos são matizados corretamente, o resultado é uma cor linda e fios com aspectos mais saudáveis.

A seguir você vai saber como matizar o cabelo e entender mais sobre esse processo.

O que é a matização?

Antes de saber como matizar o cabelo é essencial entender como funciona esse processo e por que ele é importante para o resultado final.

Ao descolorir os fios, seja através de luzes, mechas ou por completo, é comum que os cabelos de tons mais escuros atinjam uma coloração alaranjada ou amarelo ovo. Esse tipo de efeito é muito temido por quem deseja se tornar loira e a matização entra para fazer a correção de cor.

Ao matizar o cabelo, você pode neutralizar pigmentos de cores indesejáveis e intensificar outros, além de poder criar a cor perfeita e almejada. A matização também ajuda a fechar as cutículas capilares, que são abertas no processo de descoloração e serve para corrigir o tom de cabelos que ficaram verdes ou alaranjados.

Esse tipo de processo pode ser feito tanto em cabelos tingidos quanto em cabelos virgens. Ao desejar obter o tom loiro em um cabelo já tingido, é normal que se formem manchas nos cabelos – já que os fios não estão coloridos no mesmo tom – e que precisam ser corrigidas a fim de atingir o objetivo final. É aí que entra a matização.

cabelo matizado com intensy
Resultado com Intensy Color
cabelo platinado em cor perola
Platinado perolado com matizante
cabelos matizados de branco
Matizados brancos

Matizar o cabelo traz benefícios

  1. Além de corrigir o tom dos fios e fechar as cutículas capilares, a matização também traz outros benefícios para os cabelos.
  2. Cabelos tingidos ganham mais durabilidade na cor através da matização dos fios, mesmo com as lavagens. Além disso, os fios ganham mais brilho e intensidade de cor.
  3. A matização também evita que os cabelos fiquem com aspecto desbotado ou manchado, já que elimina a oxidação dos fios e promove hidratação.

Como fazer matização

Agora que você já sabe o que é a matização é hora de conhecer como esse processo é feito. A matização pode ser feita de diferentes formas e inclusive em casa, desde que você tenha segurança no que está fazendo.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo de como matizar e hidratar os cabelos sozinha:

 Aprenda também a matizar os fios sozinhos com tinta preta:

Tonalizante

O procedimento original é feito com o auxílio de tonalizante, que como o próprio nome sugere tem como função tonalizar os fios, corrigindo a nuance. É importante saber que o tonalizante não clareia os fios mais escuros e apenas age nos fios que estão mais claros.

Para fazer o método com o tonalizante, você pode comprar o produto em farmácias ou lojas especializadas e seguir o passo a passo do fabricante. Lembre-se que quanto mais claro estiverem os seus fios, mais próximo da cor apresentada na caixa ele vai ficar.

cabelo com keraton
Keraton prata – acinzentado
cabelos loiros
Loiros platinados

Coloração permanente

Também é possível fazer a matização com coloração permanente, que difere do tonalizante pelo tempo de duração nos fios. O tonalizante sai conforme você vai lavando os fios e deve ser reaplicado mensalmente.

Já a matização com coloração permanente com tinta dura mais tempo, devendo ser refeita apenas quando a raiz estiver aparente ou os fios estiverem opacos. Para matizar o cabelo com esse tipo de coloração você deve pesquisar bastante, já que deve ser usado um número de tinta e água oxigenada de numeração específica dependendo do tom que você deseja.

Kits completos

Há também os métodos mais fáceis que podem ser feitos em casa sem problemas que são específicos para as loiras que observam manchas amarelas nos fios. Nesses casos você pode matizar o cabelo utilizado kits vendidos em lojas especializadas que contam com xampu, condicionador e creme de tratamento.

Esses produtos contam com uma pigmentação roxa ou violeta que age no amarelado dos fios, neutralizando esse efeito e deixando os cabelos uniformes. É importante seguir as instruções de uso do fabricante para atingir o resultado desejado.

Esse tipo de kit deve ser aplicado uniformemente por todo o cabelo e deve agir pelo intervalo de tempo recomendado pelo fabricante. É essencial seguir esse intervalo, já que se o produto for deixado muito tempo nos cabelos eles podem ficar brancos ou manchados. Na hora de escolher, opte por marcas conhecidas e fuja das opções baratas.

tonalizante amend
Amend 0.1
cabelos com intensy color
Antes e depois com Intensy Color

Xampu desamarelador

Para quem deseja apenas tirar pequenas manchas amarelas dos fios, é possível matizar o cabelo gastando pouco com o xampu desamarelador, o famoso xampu roxo. Esse tipo de produto deve ser usado uma vez por semana, no máximo, já que pode ressecar os fios se usado em excesso. Está é uma forma mais natural.

Siga as instruções de aplicação do produto corretamente para evitar que os fios fiquem manchados ou danificados.

cabelos com bio extratus
Matizante com Bio Extratus

Não se aventure

Tornar-se loira é um processo demorado e que pode fragilizar e danificar os fios se não for feito corretamente. Além disso, as chances de não se conseguir o tom desejado de primeira é enorme.

É verdade que cabelo cresce, mas sofrer um corte químico ou ter que ficar com os fios secos e ressecados e uma cor que você não queria é algo que pode ser evitado.

Por isso, se você não se sentir segura ou não souber descolorir os fios, é importante procurar um profissional especializado em coloração. Esse tipo de profissional poderá analisar os seus fios e verificar o estado de saúde em que se encontram. Afinal, cabelos que não estão saudáveis devem passar longe desse procedimento.

O colorista também vai te ajudar a identificar a nuance ideal para o seu tipo de pele e como fazer para chegar até o resultado desejado com a matização.

Utilizar produtos matizadores de maneira incorreta pode danificar os fios e você ainda vai ter que gastar dinheiro no salão para corrigir o estrago na cor. Além disso, a matização feita com coloração permanente é um procedimento químico e é indicado apenas para profissionais.

cabelos matizados especiais
Antes e depois com resultado

Ter cabelos loiros sedosos, brilhantes e no tom desejado é o que toda mulher quer. Para que a mudança dê certo é importante seguir os procedimentos com atenção. Sabendo como matizar o cabelo você vai poder identificar qual o método ideal para o seu caso e a hora certa de procurar ajuda profissional.

Veja mais fotos:

cabelos matizados lindos
Matizado para efeito acinzentado
cabelo loiro matizado
Platinado matizado
cabelos matizados corretamente
Matizado certo
cabelos perolados
Perolado
madeixas platinadas
Platinados
cabelos recem matizados
Recém matizados
cabelo loiro arrumado
Loiríssimos arrumados
cabelo loiro matizado
Loiro corrigido com matização
cabelos loiros que devem ser matizados
Loiro que precisa matizar
cabelo matizado perfeito
Perfeito

 

6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)