Como fazer mechas platinadas na touca: Silicone, Passo-a-passo, Vídeo


Confira o passo a passo de como fazer mechas platinadas na touca!

cabelos platinados hidratados com touca
Como fazer mecha platinada na touca

Mudar o visual pode elevar a autoestima e também ser uma forma de mostrar a sua personalidade. Quando se fala nesse assunto, logo se pensa nos cabelos, já que são alvos de mudanças muitas vezes drásticas.

A mudança mais comum entre as mulheres é querer entrar para o time das loiras. Porém, exibir fios claros pode dar bastante trabalho ao tentar evitar o ressecamento e atingir o tom desejado, especialmente se o tom desejado for loiro platinado.

Há diversas formas de adotar os fios loiros platinados, desde a descoloração completa, pontas mais claras, até as mechas que tem como objetivo iluminar o visual.

Ficou interessada no processo das mechas? A seguir você vai conferir o passo a passo de como fazer mechas platinadas na touca.

Touca específica

É importante saber que para fazer as mechas platinadas com esse tipo de técnica você deve utilizar uma touca específica.

Essa touca pode ser encontrada em lojas especializadas para produtos de salão e cabelo e é feita de látex ou silicone. A touca conta com furinhos, que é por onde os fios são passados para conseguir o efeito desejado das mechas.

Não tente improvisar o material, já que esse tipo de touca é específico para esse procedimento.

madeixas na touca de silicone
Com touca de silicone
cabelos retocados pela touca
Retocados na touca
cabelo pintado na touca
Resultado com touca

Saúde dos fios

Outro ponto importante antes de fazer o procedimento é a saúde dos fios. Para platinar os cabelos é necessários descolori-los bastante e o processo acaba sendo agressivo.

Por isso, os fios devem estar saudáveis. Caso seus cabelos estejam ressecados, quebradiços, com queda, pontas duplas ou elásticos o processo não é indicado.

Se estiver insegura quanto à saúde dos fios, procure um profissional de confiança para que ele possa fazer uma avaliação e indicar o tratamento adequado para que os cabelos voltem a ser saudáveis.

Também deve-se saber que em alguns cabelos não se abrem as cutículas tão facilmente quanto outros e o processo de descoloração acaba se tornando invasivo demais. Nesse casos, os fios podem
sofrer corte químico, portanto, avalie com um profissional o seu cabelo antes de platinar o cabelo.

cabelos especiais
Resultado espetacular
cabelos com raizes ecurecidas
Com a raiz escura
cabelos pretos e cinzas
Preto e cinza
cabelo descolorido com po
No pó

Passo a passo pra platinar os fios

No dia que você for fazer esse procedimento nos cabelos, o ideal é que eles estejam sem lavar, já que a oleosidade natural dos fios vai protegê-los contra a agressão do descolorante.

Use produtos de confiança e se não souber como fazer o procedimento ou não tiver prática com descoloração, procure um profissional especializado em coloração.

Confira abaixo o passo a passo detalhado das mechas platinadas na touca e aprenda como fazer:

  1. O primeiro passo é pentear os cabelos, desembaraçando bem para auxiliar na hora de puxar as mechas pelos furinhos da touca. Em seguida, coloque a touca na cabeça, atentando-se para que fique firme e não saia. A touca deve ficar bem próxima à raiz.
  2. Com o auxílio de uma agulha de crochê, comece a puxar as mechas pelos furinhos da touca, respeitando os espaços indicados. Se você quiser mechas finas, puxe poucos fios, já se quiser mechas mais marcadas, puxe mais fios.
  3. Assim que terminar esse processo, você deve fazer o preparo do descolorante que será responsável por clarear as mechas. É importante observar o quanto você deseja clarear a mecha e o tom do seu cabelo.
cabelo platinado na touca
Platinado na touca
cabelo platinado branco
Platinados quase brancos
cabelo ondulado pintado na touca
Ondulado
cabelos cacheados loiros
Nos cachos – loiros

A água oxigenada deve ser escolhida de acordo com o grau de clareamento desejado. A de 20 volumes clareia um tom, a de 30 clareia dois e a de 40 clareia três tons.

É essencial fazer um teste em uma mecha da nuca para saber se você tem alergia ao produto e como seu cabelo vai reagir. Esse teste também vai te ajudar a saber qual o intervalo ideal para deixar o produto nos fios.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer mechas platinadas na touca em casa:

Como usar o pó descolorante

  • Você deve colocar duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada e misturar até que esteja homogêneo.
  • Com o auxílio de um pincel, comece a passar a mistura nas mechas que estão para fora da touca. Você deve começar pelas mechas do topo da cabeça e ir passando para as extremidades. Passe o descolorante em todas as mechas.
  • Se lembra do teste que você fez para saber quanto tempo deixar o descolorante nos fios? Então, deixe a mistura no intervalo de tempo observado sempre olhando para ver como está a tonalidade do cabelo.
  • Assim que você notar que os fios estão no tom desejado, é hora de retirar o produto. Não retire de forma alguma a touca, já que se você fizer isso pode manchar o cabelo que não está com o produto.
  • Retire o descolorante lavando bem os fios e é importante que não fique nenhum resquício do produto. Você pode utilizar um xampu anti-resíduos se desejar. Só então retire a touca com cuidado e lave todo o cabelo.
  • Para que os fios fiquem com aquele aspecto platinado, você deve matizar os cabelos para que fiquem no tom desejado.
  • Esse processo pode ser feito com um kit pronto de matizador, que conta com xampu, condicionador e máscara de tratamento. Aplique os produtos de acordo com as instruções do fabricante, deixando agir pelo tempo determinado.
  • Em seguida, enxágue os cabelos e finalize como desejar.
cabelo na touca
Masculino platinado
cabelo loiro claro
Loiros claros
mechas na touca
Loiro lindo
cabelos super loiros
Loiríssimo

Cuidados com as mechas platinadas

As mechas platinadas exigem cuidados para que se mantenham bonitas por mais tempo, além de garantir que seus fios não fiquem danificados.

  • Hidratação:

A hidratação é super importante para as mechas platinadas e deve ser feita duas vezes por semana. Esse tratamento vai ajudar os seus fios a reporem a água perdida no processo de descoloração, evitando que fiquem ressecados. Escolha máscaras para cabelos que passaram por processos químicos. Este é um dos cuidados mais importantes para quem tem cabelo platinado.

  • Use produtos específicos:

Também é essencial utilizar xampu e condicionador específico para o seu novo tom. Invista nas linhas para cabelos coloridos, pós-química ou de reconstrução, por exemplo. O ideal é que o xampu seja sem sal para não agredir os fios sensíveis.

  • Aposte na reconstrução:

Tratamentos de reconstrução são ótimos para as mechas platinadas e vão ajudar você a manter os fios macios e saudáveis. Faça esse tipo de tratamento uma vez por semana e de preferência com um profissional.

As mechas platinadas são ótimas opções para quem deseja um novo visual e iluminar os fios. Sabendo o passo a passo das mechas platinadas na touca e como cuidar dos fios fica mais fácil se preparar para essa mudança.

cabelos brancos e cinzas
Brancos e cinzas
cabelo bem claro
Bem claros feitos na touca
cabelo loiro platinado
Antes e depois de platinar
cabelos loiros acinzentados
Cabelo loiro acinzentado

E então, gostou do tutorial passo-a-passo? Fale algumas dicas!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)