Pomada Modeladora: Masculina, Feminina, Como Usar, Preço, Dicas!


Atualmente temos uma infinidade de produtos para o cabelo e isso gera uma grande dúvida nas pessoas sobre o que usar, o que comprar e, claro, o que é melhor.

De fato, acreditamos que não existe um produto que seja, com certeza, o melhor entre tantos tipos, porém sabemos que cada um possui sua especificidade e seu uso.

para cabelos de menina
Dar volume no cabelo feminino
deixa o penteado no lugar
Fixa o penteado

E nesse artigo vamos falar de mais um desses produtos, a pomada modeladora.

Embora muitos já conheçam a pomada e já façam uso dela, sempre existem as perguntas iniciais sobre o produto. Separamos então, algumas perguntas sobre esse aliado dos penteados:

O que é a pomada de modelagem?

Trata-se, obviamente, de uma pomada que tem função finalizadora, ou seja, é aquela usada no final do penteado para dar o acabamento e controle nos fios. Elas podem ser usadas em cabelos longos, curtos, ondulados, cacheados ou lisos.

cabelo de homem bonito
Penteado elegante de homem
jennifer lawrence usa pomada para fazer penteado
Penteado de atriz com pomada

Qual a diferença com os outros produtos?

Em geral é comum confundir a pomada com ceras ou não enxergar sua vantagem (de uso) em comparação a, por exemplo, o gel.

A principal diferença da pomada está no aspecto que ela deixa no cabelo, pois ela possui característica de fixação sem deixar os fios duros ou com aspecto molhado. Assim, é um produto que dá naturalidade ao penteado com boa fixação.

Caso você tenha dificuldade em identificar ou diferenciar os produtos, vale a dica: as pomadas possuem aspecto que se aproxima mais de um creme (embora mais pegajoso), enquanto as ceras são mais densas e brilhantes.

pomada para cabelo de moça
Para modelar a franja feminina
cabelo de homem
Cabelos masculinos

Não faz mal para o cabelo?

Não, a pomada não interfere na composição do cabelo. O único inconveniente que ela apresenta é, possivelmente, dificuldade para sair por conta de sua composição altamente fixadora.

Porém, claro, com shampoos ela tende a sair sem problemas. E caso encontre alguma dificuldade, shampoos anti resíduos são indicados para ajudar a retirar a pomada.

pomada modeladora feminina
Ondulados com pomada
cabelo pra cima com pomada
Jogado pra cima
dando volume aos fios
Dá volume

E existe só um tipo de pomada?

Não, como qualquer produto para os cabelos, as pomadas possuem diversos tipos, sendo algumas mais indicadas para determinados tipos de cabelo. Para facilitar, podemos dividir as pomadas em pomadas a base de água e pomadas à base de óleo.

pomada aguada
Base de água
pomada da caveira
Oleosa – pomada importada de qualidade

Qual a diferença entre as duas?

As pomadas à base de água são mais secas (até porque não possuem óleo em sua composição) o que as torna, também, mais pesadas. Assim, se você tiver um cabelo mais fino ou oleoso, elas são mais indicadas para você.

As pomadas à base de óleo são mais fluidas e por isso são mais indicadas para os fios mais grossos (já que as pomadas mais secas acabam acrescentando volume aos fios).

Existem outras divisões?

Sim, é possível procurar as pomadas segundo a classificação: pó, efeito molhado e mate.

A pomada em pó é mais indicada para penteados que exigem maior poder de fixação, pois ela é muito semelhante a um gel, deixando os cabelos mais duros. A pomada efeito molhado, como o nome diz, dá brilho ao cabelo ao mesmo tempo que gruda os fios, enquanto a pomada mate é responsável por estruturar e dar volume aos fios.

pomada diferente
Em pó
axe barata e boa
Axe Matte

As pomadas não são indicadas para algum tipo de cabelo?

Não, embora em alguns casos possam ser mais indicados outros produtos, pois, por exemplo, a pomada com efeito molhado pode criar um aspecto pegajoso em alguns tipos de cabelo.

Se você tem o cabelo muito oleoso, as pomadas podem aumentar essa sensação e, nesse caso, é mais indicado o uso de pó modelador, já que ele absorve a oleosidade dos fios (e possui a mesma função da pomada).

Outra questão é que é mais comum vermos pessoas com cabelos lisos ou ondulados usando a pomada modeladora e não tanto pessoas com cabelos cacheados. Nada impede o uso da pomada para esses casos, porém é possível optar pelo uso de mousses e cremes, que hidratam e protegem melhor os fios cacheados, que são naturalmente mais delicados.

pomada charmosa deixa molhado
Efeito molhado – pomada Charming

É só para homens?

Não, de fato, a pomada é muito usada por homens, com seu uso sendo intensificado nos últimos tempos. Porém, claro, elas podem ser usadas por mulheres, principalmente para finalização de penteados, pois garante estruturação da raiz dos fios e volume ao cabelo.

Obs: Inclusive, talvez a principal diferença seja que homens costumam usar a pomada no dia a dia, para arrumar o cabelo, enquanto mulheres usam mais para ocasiões em que utilizarão um penteado mais elaborado, que demanda uma finalização natural e que dê segurança.

pomada de modelagem capilar
Modelados com pomada
como ondular cabelo de menina
Para deixar ondulado

Como usar a pomada modeladora?

  • Sempre com os cabelos secos e em pequenas quantidades.
  • Em excesso ela cria um aspecto seboso para o cabelo.
  • Em geral é recomendado pegar uma quantidade do tamanho de uma ervilha (ou um pouco mais dependendo do tamanho do cabelo).
  • Esfregue nas pontas dos dedos e aplique no cabelo, passando da maneira que pretende pentear.
  • Caso seja necessário, você pode repetir o processo até atingir o aspecto ideal, sempre tomando cuidado para não exagerar no volume de pomada.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como usar pomada modeladora no cabelo masculino:

Olha também esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como passar pomada modeladora para ondular os cabelos femininos:

passo-a-passo para pomada
Como usar passo-a-passo

E quanto custa?

Como a maioria dos produtos para cabelo, as pomadas possuem diversas faixar de preço, que variam desde abaixo de R$ 50,00 até acima de R$120,00.

Bom, colocadas essas perguntas, passamos para a questão: como esolher a pomada para meu cabelo?

Conforme já dissemos, existem diversos tipos de pomada, desde as mais baratas até as mais caras.

Se você nunca usou a pomada e pensa em testá-la talvez o ideal seja começar por marcas mais em conta, principalmente para testar se a forma de uso do produto é a que mais se adequa à você.

Dicas de pomadas para homem e mulher

No caso dos rapazes, indicamos pomadas de marcas como L’Oreal Homme ou C. Kamura, que podem ser facilmente achadas em lojas especializadas ou até mesmo em algumas farmácias.

pomada keune
Keune
pomada japonesa
C. Kamura – boa que funciona

Caso você queira testar novos produtos você pode optar por marcas importadas (como Tigi, Keune, Schwarzkopf , Redken), que possuem, claro, preços mais elevados e, nesse caso, talvez seja melhor comprá-las no exterior.

Agora, para o caso das mulheres, temos aqui uma vantagem que é mais fácil encontrar produtos com um preço mais acessível, principalmente das marcas nacionais, como O Boticário. Além de ser, também, muito simples de achar e comprar que as pomadas importadas.

cabelo de o boticario
d’O Boticário

E aí, gostou das dicas sobre pomada modeladora? Quer saber algo mais? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)