Velaterapia Capilar: Como Fazer, Resenha, Vídeo, Dicas!


Se você quer seu cabelo lindo, acenda uma vela. Mas não é para rezar não! A vela vai ser usada no tratamento capilar que vai acabar com as pontas duplas e deixar seus fios maravilhosos! Vem aprender como fazer velaterapia no cabelo!

velaterapia e um tratamento eficiente
Velaterapia – tratamento para cabelos e pontas duplas que é bom e funciona
tutorial passo-a-passo de como fazer velaterapia
Velaterapia capilar – aprenda o passo-a-passo

Ficou surpresa? Achou diferente? Novidade? Mas não é! Acredite: a velaterapia não é tão novidade assim! Foi sucesso nos anos 80 quando a técnica era mais conhecida por banho de vela. A velaterapia promete resolver problemas como as pontas duplas e fios porosos.

O processo consiste basicamente em aproximar a chama da vela nos fios e as pontas duplas são “exterminadas”. Claro que esta técnica deve ser feita por um profissional para evitar qualquer problema, afinal, ao invés de acabar com as pontas duplas você pode queimar seu cabelo se arriscar fazer sozinha. É um tratamento que busca os mesmos resultados do corte bordado.

Veja agora as principais dúvidas sobre o tratamento capilar com vela e conheça os benefícios desta técnica para deixar seus cabelos ainda mais bonitos!

Como é feita a velaterapia capilar?

O profissional que for fazer o tratamento capilar com vela vai separar seu cabelo em mechas e torcer. A chama da vela vai percorrer os fios, com uma distância específica e por um tempo determinado. Assim, as pontas duplas se destacam e ficam mais visíveis para serem cortadas, o que ganhou o nome de ‘bordado’, afinal, precisa estar atento e ter bons olhos para caçar cada uma das pontas duplas.

A vantagem desta técnica, cortando somente as pontas duplas, é que não modifica o comprimento dos fios, uma vez que só onde tem ponta dupla que é cortado. O calor da chama também abre as fibras capilares e faz com que fique mais fácil nutrir e hidratar os fios, por isso, depois da chama da vela e de cortar as pontas, é aplicado um reconstrutor de queratina para hidratar e nutrir os fios, fechando as cutículas do cabelo.

velaterapia laces and hair cara e boa
Velaterapia Laces and Hair

Qual é o resultado deste tratamento para os cabelos?

A velaterapia costuma apresentar resultados imediatos. É visível a mudança nos fios assim que terminar o processo mas o melhor de tudo: é uma melhoria permanente! A longo prazo os fios ficam mais encorpados, mais fortes, sem pontas duplas.

A velaterapia é indicada para qualquer tipo de cabelo?

Este tratamento capilar é mais indicado para quem tem fios finos , que quebram facilmente e tem muitas pontas duplas, mas não existe nenhum tipo de contra-indicação, até quem faz progressiva ou usa tinturas permanentes pode fazer.

A única ressalva que os profissionais do salão de beleza vão fazer é se o seu cabelo estiver com química muito forte, estiver absurdamente poroso ou absurdamente elástico e quebradiço, porque daí o tratamento não vai adiantar. É preciso outra medida antes de poder fazer a velaterapia, como reconstrução ou nutrição, ou um cronograma capilar, para que aí sim os resultados sejam melhores.

velaterapia antes de colorir os fios
Resultados de velaterapia e coloração dos fios

Posso usar esta técnica para os meus cabelos de quanto em quanto tempo?

O tratamento com vela é indicado a cada três meses, mas você deve encará-lo como algo permanente e constante, que vai fazer todos os dias, já que depois de realizar a velaterapia você vai receber orientações para usar alguns produtos em casa e manter os resultados conquistados no salão.

Mas vale lembrar que cada tipo de cabelo tem uma necessidade e normalmente cabelos mais grossos vão passar pelo tratamento com vela a cada quatro meses e os mais finos, a cada dois meses. O profissional vai te orientar sobre a necessidade para as suas madeixas.

velaterapia de boa qualidade
Resultado de velaterapia e bordado Laces

Quem já experimentou este tratamento capilar com vela?

A lista de famosas que já usaram ou ainda usam a velaterapia é imensa e, vendo os cabelos que elas exibem, você vai ver que vale a pena!

Vamos lá aos nomes que já ouvimos ligados à esta técnica: Isabella Fiorentino, Cleo Pires, Angélica, Preta Gil, Ingrid Guimarães, Sophia Abrahão, Alessandra Ambrósio, Carol Magalhães, Fernanda Lima, Thaila Ayala, Renata Kuerten…. e com certeza tem muitas outras que não contaram o segredo daquele cabelão lindo!

cabelos da alessandra ambrosio com velaterapia
Alessandra Ambrósio
cleo pires faz velaterapia e corte bordado
Cléo Pires
renata kuerten e cabelos com velaterapia
Renata Kuerten

Veja esse vídeo mostrando os resultados da velaterapia e corte bordado:

E tem quem não goste?

Há algumas pessoas que questionam o fato de na verdade o que elimina as pontas duplas é o corte bordado, então, por que não fazer só o corte? É uma boa questão sim, mas a diferença neste tratamento capilar com a vela é que a chama vai fazer as pontas duplas se destacarem e serem mais facilmente enxergadas, o que vai garantir que nenhuma pontinha vai ficar para trás. Claro que vale consultar o especialista no salão que vai poder olhar seus fios e decidir se só o corte bordado resolve seu problema.

Então posso só fazer o corte e o problema das pontas duplas desaparece?

Se você está na dúvida sobre investir no tratamento capilar com vela, experimente só cortar o cabelo e ver se o problema resolve. O profissional do salão com certeza vai conseguir avaliar bem seu caso, se seus fios precisam só de um corte, talvez seja sim a solução!

resultado da velaterapia laces
Antes e depois de velaterapia Laces

Quanto custa o tratamento com vela para os cabelos?

Claro que valores são difíceis de definirmos, mas o preço médio varia entre de R$ 300 a R$ 500. Pode ser um pouco caro, mas imagine que é trabalho demorado e criterioso, que exige muito conhecimento e atenção. E desconfie de preços muito baratos, vá em um profissional de confiança para que o dinheiro seja bem investido e você não se arrependa, pelo contrário, fique orgulhosa com o resultado.

Tem certeza de quem eu não posso fazer em casa, com muito cuidado? Parece tão simples a velaterapia!

Quando se fala que já era moda este tratamento para os fios nos anos 80, com certeza você imaginou sua mãe, suas tias e talvez até sua avó fazendo o banho de vela em casa. Pode até parecer simples, mas é melhor não arriscar a fazer a técnica em casa. Pense por um minuto: qual a segurança que você tem em leva a chama de uma vela no seu cabelo? Não se arrisque em casa, procure um especialista e tenho o melhor resultado para o seu cabelo.

Se, ainda assim, você quiser fazer de forma caseira, veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer velaterapia em casa:

Por que é tão importante eliminar as pontas duplas?

As pontas duplas são resultado de um processo de fibra capilar se ‘quebrando’, o que quer dizer que o cabelo está fraco, sofrendo com as ações do vento, poeira, sol, chuveiro quente, vento, secador e chapinha e principalmente falta de vitaminas e nutrientes. Como não dá para controlar todas as ações externas, como sol, vento e poeira, as pontas duplas surgem mesmo. De resto, tente evitar tanto secador, tanta chapinha, se alimente melhor e ajude seu organismo a trabalhar em prol de cabelos lindos.

Ao se eliminar as pontas duplas você garante que toda a extensão do fio fique mais forte, afinal o organismo está tentando reparar aquela fibra quebrada, enviando mais nutrientes para ela e isso, infelizmente não vai acontecer. A única maneira de evitar que o corpo descarregue suas vitaminas no reparo da ponta dupla é cortando estas danadinhas. Por isso, a velaterapia surge como uma grande ajuda para deixar seus cabelos mais saudáveis.

velaterapia resultados em cabelo danificado
Antes e depois de fazer velaterapia e corte bordado

O que achou da velaterapia? Já fez o tratamento? Conta pra gente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)