9 Vitaminas para queda de cabelo: Dicas e cuidados!


Fios perdidos no pente, no travesseiro no chão do banheiro, isso já te causou alguma angústia ou até desespero? Muita gente já passou por momentos de tensão e preocupação quando viu seus fios de cabelo se perdendo, indo pelo ralo. A queda de cabelo pode ter muitas causas, mas sejam quais forem, gera muita preocupação e neste post falaremos sobre queda de cabelo associada com as vitaminas.

cabelos bem suplementados com multivitaminico
Vitaminas para queda de cabelo – tenha fios como o da foto se alimentando bem!
cabelos com saude bonitos
Alimentação saudável fundamental para ter cabelo com saúde

Calma, calma! Pois existe o que chamamos de renovação dos fios, em que acontece a queda natural dos fios, porém novos fios estarão crescendo e ocupando o lugar dos que se vão. O normal, segundo os especialistas, é perder uma média de 100 fios de cabelos por dia, processo que faz parte da vida saudável dos cabelos. Mas se você perde muitos fios quando penteia ou lava, e sente o cabelo quebradiço e frágil, precisa começar o tratamento.

Por que os cabelos caem?

A queda de cabelo pode estar associada a diversas causas, como: problemas hormonais, efeitos de medicamentos ou aplicação de produtos químicos como alisamentos nos fios, situação emocional, estresse.

Enfim, demonstra que algo na sua saúde não vai bem. O primeiro passo é avaliar, descobrir o que causa a queda nos seus cabelos. A ajuda de um profissional neste caso é fundamental. Cabelereiros e médicos dermatologistas podem ajudar no diagnóstico.

Seja qual for a causa, o certo é que hábitos saudáveis e uma alimentação rica em alimentos nutritivos e vitaminas contribuem muito para corpo e cabelos saudáveis e fortes, combatendo doenças e evitando a queda.

Muitas das vitaminas que as madeixas precisam são encontradas em alimentos comuns. Entre elas, vitaminas A, B, C, D e E, além do Ferro e a Biotina são algumas das que ajudam no crescimento e evitam a queda dos fios. Portanto hábitos saudáveis em alimentação resultam em cabelos fortes e saudáveis e sem queda.

Vamos falar um pouco aqui na postagem sobre os seguintes micro-nutrientes, e e importante destacar que a ingestão dessas vitaminas também e fundamental para o sexo masculino e principalmente para as mulheres na fase pós-parto:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Biotina
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Ferro
  • Zinco
  • Potássio

Vitamina A

Encontrada em alimentos como cenoura, espinafre, bife de fígado, ovo de galinha, leite de vaca e batata doce, é antioxidante, auxilia para garantir a oleosidade no couro cabeludo e combate o envelhecimento. Ela deve ser consumida no dia-a-dia através dos alimentos já descritos. Não se deve exagerar ou inserir suplementos sem orientação médica.

Apesar de serem vitaminas, é importante tomar cuidado com os excessos. Quantidades excessivas dela podem ter efeito contrário e aumentar a queda.

vitaminas para queda de cabelo - vitamina a
Fontes de vitamina A

Vitaminas do Complexo B

Peixes, leite e seus derivados, carne e ovos são alimentos ricos em vitamina B12, importante nutriente para combater a queda de cabelos. Ela, portanto, não é bem armazenada pelo corpo, e é bem absorvida no organismo quando associada a Vitamina C.

A B6 também tem efeito fortalecedor para os fios. Evita a queda e ajuda na coloração e na circulação de sangue no couro cabeludo. Também é uma das que não é produzida pelo corpo sozinha, e é necessário inserir através da alimentação. Alimentos como banana, cereais, verduras, vegetais com coloração verde escura, ovos são alguns dos ricos na vitamina B6.

vitaminas para queda de cabelo vegetais
Complexo B

Biotina

Conhecida como Vitamina B7 ou H, a biotina é uma das mais importantes para evitar a queda dos cabelos e para saúde dos fios. Existem estudos, ainda não comprovados, de que a biotina está associada a produção de queratina. Excelente para tratamentos capilares diversos, cabelos quebradiços, sem vida e em queda merecem doses extras de biotina. Entre os alimentos ricos na B7, estão a gema do ovo, tomate, nozes, amendoim, carne vermelha, leite, alface e couve-flor, frutas vermelhas.

A ausência da biotina, pode causar fraqueza nos cabelos, chegando em calvície, seborreia, A absorção correta dela é feita quando consumida junto com alimentos ricos em outras vitaminas do complexo B.

cabelo com biotina
Biotina

Vitamina C

A vitamina C também é antioxidante, removendo as moléculas que prejudicam os fios, ajudando a mantê-los saudáveis, protegendo os cabelos das agressões diárias como radiação solar, fumaças de cigarro, poluição em geral. Diminui o PH das madeixas, evitando desgaste e garantindo brilho aos fios. Evita a descamação, combate a seborreia e a caspa. Cabelos fortes não caem.

Em alguns salões já existe uma ducha que acrescenta a Vitamina C à água. A ducha é instalada no lavatório do salão, e quem sabe até no chuveiro de casa. Há no equipamento um compartimento onde é colocada uma pastilha de vitamina C, quando acionada a água leva os nutrientes aos fios.

Ela é facilmente encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina.

vitaminas para queda de cabelo citricas
Fontes de vitamina C

Vitamina D

Já é conhecida por fazer muito bem à pele e aos ossos, ela também combate os fios que caem e fortalece os que ficam. Doses da vitamina e exposição moderada ao sol, ativam os efeitos que ajudam muitíssimo no tratamento dos cabelos. O nutriente age despertando os folículos pilosos, ou seja, os poros por onde os cabelos crescem, evitando a calvície.

A recomendação médica é que a exposição ao sol deve ser de até 15 minutos no mínimo 3 vezes por semana. A vitamina D é facilmente encontrada em peixes como atum, sardinha, salmão, no leite e derivados, cereais, fígado e gema de ovo. Também pode ser encontrada em farmácia ou comércios de produtos naturais para ser ministrada como suplemento alimentar.

Importante destacar que a ingestão da vitamina deve ser feita sob orientação médica. Pois o consumo exagerado pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreias e cefaleia.

vitaminas para queda de cabelo oleosas
Vitamina D

Vitamina E

Importantíssima para a circulação sanguínea adequada no couro cabeludo e regeneração capilar, fundamentais para o crescimento dos fios, contém antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento dos fios. A ingestão, consumo ou aplicação de vitamina E aos produtos capilares é um grande estímulo para o crescimento das madeixas.

O brilho e a textura do cabelo podem ser visíveis, quando a vitamina E age. A vitamina pode ser encontrada nos seguintes alimentos: vegetais de folhas verdes escuras, como acelga, espinafre, couve, amêndoas, frutas como mamão, kiwi, abacate,

A Vitamina E também pode ser encontrada como solução tópica e aplicada diretamente no couro cabeludo auxiliando na circulação sanguínea. A vitamina encontrada em cápsulas pode ser misturada a produtos capilares como condicionador, óleos, livings. Há muitos produtos capilares compostos com a vitamina encontrados em farmácias e lojas especializadas que podem ser utilizados diariamente nos fios. O uso regular desses produtos garantem mais saúde e força aos fios, evitando a queda.

alimentos que tem especialmente vitamina e
Onde conseguir vitamina E

Ferro

Este é um dos componentes mais importantes para a saúde de todo o organismo especialmente dos cabelos. Quando o organismo sente falta de ferro, os cabelos começam a afinar e cair, portanto as reservas do corpo devem ser altas. Mulheres com períodos menstruais longos ou com fluxo intenso podem ter as reservas de ferro comprometidas o que pode causar anemia e enfraquecimento dos cabelos.

Alimentos como feijão, fígado, beterraba, frutas secas são alguns dos mais comuns, ricos em ferro, indicado o consumo diariamente. O ferro ajuda os cabelos a receber as outras vitaminas e nutrientes.

fontes alimentares de ferro
Alimentos que tem ferro

Zinco

Outro nutriente importantíssimo para combate a queda de cabelo é o zinco. Ele é importante para manutenção das estruturas saudável das fibras capilares. Outra contribuição do zinco é no DNA e RNA que fazem o papel de desenvolver bem o crescimento dos fios.

A melhor forma de ingestão do zinco no organismo é através da alimentação. Que tal incluir carne vermelha, ovos, sementes de abóbora e produtos de soja em sua dieta?

Utilizar soluções de cosméticos, condicionador, loções e cremes capilares contendo zinco em sua composição ajuda a reposição do nutriente e evita a queda dos fios.

onde encontrar zinco nos alimentos
Alimentos que tem Zinco

Potássio

Cabelos fracos, quebradiços e em queda especialmente nas mulheres, pode ser consequência de falta de potássio no organismo. O potássio tem a função de minimizar o acúmulo de sódio no corpo. Excesso de sal prejudica e muito a saúde do corpo e dos cabelos.

Importantes fontes naturais de potássio são a banana, carnes magras, legumes, frutas e cereais integrais.

Sem dúvida, a queda de cabelo pode ser evitada e combatida com hábitos alimentares saudáveis. Ingerir ou aplicar os suplementos vitamínicos aos produtos capilares fortalecem os fios. Sejam seus cabelos longos ou curtos, lisos ou crespos, que sejam saudáveis e fiquem no lugar certo, na cabeça. Vitaminados e sem queda.

potassio tem na fruta e no leite
Melhores fontes de potássio

Vejam esse vídeo em que um especialista fala sobre alimentos que combatem a queda de cabelo:

E então? Vocês tem um cardápio preparado para manter seus cabelos lindos e saudáveis?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)