Como Acabar com a Caspa em Um Dia Rápido (Funciona!)

Como Acabar com a Caspa, é uma dúvida que permeia a mente de muitas pessoas atualmente, principalmente por não saberem a maneira ideal de colocar um fim neste problema desagradável e tão desconfortável.

O que é caspa?

O Que É Caspa? Definição!
O que é caspa? Definição!

A caspa é causada por uma inflamação diretamente na pele capilar, que consiste em descamação não somente do couro cabeludo, mas das sobrancelhas e laterais do nariz, além das orelhas.

O fungo Pityrosporum ovale é um dos causadores deste problema desagradável que atinge diversas pessoas diariamente, seja por conta do excesso de oleosidade na região capilar natural ou outros fatores causados por água quente, por exemplo, que corrobora para o surgimento deste problema.

Caspa no Couro Cabeludo

Caspa No Couro Cabeludo.
Caspa no couro cabeludo.

A caspa no couro cabeludo, ou dermatite seborreica, incomoda um percentual de 40% dos brasileiros e consiste em flocos brancos presentes não somente no couro, mas por todo o fio capilar e que podem cair da cabeça para as roupas. É algo que se torna desagradável para quem sofre com a caspa e não sabe exatamente o que poderia fazer.

Outro fungo responsável pelo surgimento da caspa é o Malassezia sp, que faz com que algumas partes de seu corpo que possuam abundância de glândulas sebáceas, sejam propícias para sua proliferação.

Caspa no Rosto

Possivelmente Causada Por Sebopsoríase.
Possivelmente causada por sebopsoríase.

A dermatite seborreica é outro tipo de doença inflamatória, mas direcionada para a pele, que além de crônica é bem comum. Pode ser chamada, inclusive, de sebopsoríase, que pode atingir não somente o rosto, mas a barba, na parte de trás de suas orelhas e até mesmo as sobrancelhas, tórax e claro, o couro cabeludo.

Este problema consiste em descamação e área vermelha, com coceira, que pode se localizar nas laterais do nariz e em muita das vezes as pessoas a removem por achar ser algo causado pelo frio, já que este período costuma deixar a região mais seca, o que é verdade, mas pode ocasionar em momentos como estresse.

  Remineralização Capilar: O Que é e Como Fazer [Passo a Passo]

Caspa no Ouvido

Caspas No Ouvido.
Caspas no ouvido.

O fato de saber como acabar com a caspa pode ser um ponto extremamente positivo, principalmente para quem sofre com a dermatite de contato auricular, que pode ser causada por alergia a certos objetos, como brincos feitos em níquel ou diversos produtos capilares, como tinturas e laquês.

Outro problema nesta região é causado pela dermatite eczematoide auricular, que em muitas vezes acontece por conta própria, mas há pessoas que adquirem tal problema por possuírem psoríase ou a dermatite seborreica.

Caspa nos Cílios

Possivelmente Causado Por Blefarite.
Possivelmente causado por blefarite.

Este é um problema causado pela blefarite, que é a caspa nos cílios. Uma inflamação que ocorre diretamente na região das pálpebras, e surge sempre na raiz dos cílios. Este problema costuma dar reações de coceira, vermelhidão e até mesmo irritação, sem contar com pequenas caspas presas na raiz.

Normalmente, os cílios costumam produzir secreções para proteger sempre os olhos, e é algo extremamente natural, porém, se isto ocorre em abundância, as secreções se tornarão caspas.

O que causa a caspa?

Conheça As Principais Causas.
Conheça as principais causas.

Antes de saber como acabar com a caspa, saiba que ela é uma descamação que acontece com frequência na região do couro cabeludo. A cada duas semanas, as células presentes nesta parte do nosso corpo renovam suas células, e eliminam seus restos sem que percebemos, além de não existir nenhum resquício em nossas roupas.

Para um primeiro diagnóstico, um fungo que se encontra em nossos folículos capilares causa a caspa oleosa. Neste caso, em questão, os flocos são maiores e costumam ficar presos diretamente na raiz do cabelo. É possível que se você tiver este tipo de caspa, quando passar os dedos pela região poderá sentir algo preso e se olhar bem no espelho, verá ser a caspa oleosa.

Infográfico Com As Causas Principais Da Caspa - Clique Nele Para Se Aprofundar No Assunto
Infográfico com as causas principais da caspa – clique nele para se aprofundar no assunto

Leia também: É possível pegar caspa de outra pessoa?

O que é caspa seborreica?

Caspa Seborreica.
Caspa Seborreica.

Este problema é caracterizado por eczema seborreico, uma doença que afeta a pele e aparece em áreas que possuem abundância de glândulas sebáceas. Por mais que este problema não seja, de fato, contagioso, ele tampouco atrapalha a saúde de quem sofre com a caspa, o real problema mesmo é coceira e desconforto que podem se tornar maiores problemas.

  Óleo de Capim Santo para Cabelo é Bom? Benefícios!

Esta dermatite pode causar avermelhamento na pele que pode ser acompanhado de placas/crostas, que causam coceira e descascam. Quando este problema de dermatite atinge o couro cabeludo, ocasiona a caspa, que se torna mais visível para as pessoas que passarem a mão pelos fios e observar cair caspa tanto na mão quanto nas roupas.

Leia também: Como Tratar Caspas na Barba

Como Tirar a Caspa do Cabelo Rapidamente

Como acabar com a caspa rapidamente, poderá ser feito com um controle semanal, ou seja, procure lavar o seu couro cabeludo (somente) com shampoos anti-caspa, que auxiliam a diminuir os efeitos de coceira em pouco tempo, além de fazer com que aqueles flocos desagradáveis desaparecem em questão de duas ou três lavagens.

Sera Que Lavar O Cabelo Todo Dia Faz Mal?
Saiba tudo sobre a frequência ideal para lavar seus cabelos na matéria de hoje!

Apesar de haver esta possibilidade, não esqueça de que é importante não lavar o cabelo com uma água extremamente quente, pois isto somente aumentará a oleosidade presente no seu couro cabeludo e os sintomas não desaparecerão.

Quem ama usar boné deverá dar uma pausa, pois isto auxilia na proliferação de caspa. Se você costuma se estressar com certa frequência, procure manter um controle acerca disto para tentar verificar se há uma melhora significativa. Nunca deixe de procurar por um dermatologista a fim de saber o que pode servir de tratamento para curar a caspa, e evitar desconforto no dia a dia por conta dela.

 Ele lhe indicará um bom tratamento para auxiliar na diminuição de coceiras, até fazer com que pare de cair caspa de sua cabeça quando passar a mão pela região, mas não esqueça: cuidado sempre com água quente.

Vinagre de Maçã para caspa

Use Vinagre De Maçã Contra A Caspa.
Use vinagre de maçã contra a caspa.

Uma maneira de como acabar com a caspa é utilizar o vinagre de maçã, que é um método caseiro muito conhecido e prático, que conta com excelente ação contra bactérias, fungos e problemas inflamatórios, os quais visam conter toda a descamação no couro cabeludo e ajudar a aliviar a coceira.

Para saber como acabar com a caspa junto do vinagre de maçã, basta umedecer alguns pedaços de algodão no vinagre e passar por toda a região do couro cabeludo. Deixe agir por pelo menos dois minutos, e depois lave muito bem seu cabelo com shampoo anti-caspa, e água morna.

  Cabelo Encravado: Causas, Sintomas, Tratamentos e Cuidados

Coloque um pouco de vinagre em sua raiz capilar, a partir do momento em que tiver lavado seu cabelo com água fria, e permita-os secar por conta própria. Evite o uso de secadores, que possuem vapor quente e podem agravar a sua situação no cabelo.

Outro método de como acabar com a caspa poderá ser usado com uma mistura de vinagre e água. Passe por seu couro cabeludo, deixe agir por dois minutos ou mais, e lave normalmente.

Veja também: Como Usar Vinagre de Maçã no Cabelo

Como tirar a caspa da moleira do bebê?

Como acabar com a caspa da moleira do bebê, poderá ser feita com shampoos ideais para bebês, e com calma basta massagear toda a região no momento em que for banhá-los para fazer com que as crostas saiam gradualmente da moleira.

Algo que mães e pais sentem medo é com relação à moleira do bebê, mas não há com o que se preocupar, pois, vocês não machucam esta parte se fizerem os movimentos com calma, devagar e sempre com massagens. É importante não esquecer de fazer uma movimentação mais sutil com sua mão.

Você ficou com alguma dúvida? Utilize a região de comentários para deixar suas dúvidas!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *