30 Balaiagem Nos Cabelos: Imagens, Como Fazer, Vídeo!


Tudo que você precisa saber sobre a balaiagem no cabelo!

Balaiagem no cabelo – fotos e imagens que inspiram
Tons para balayage – caramelo, chocolate, mel, creme e diamante

Entre as diversas tonalidades disponíveis para os cabelos, o loiro ainda é a cor mais procurada nos salões de beleza. Porém, muitas mulheres não têm coragem ou não querem clarear todo o cabelo.

Nesses casos, o indicado é aderir ao loiro de forma parcial.

Entre as principais técnicas de clareamento está a balaiagem, que pode te dar o efeito loiro nos fios sem precisar clarear todo o cabelo, seja ele longo ou curto. Mas afinal, como funciona?

A seguir você vai saber como escolher o tom certo, como fazer a balaiagem no cabelo e os cuidados após o clareamento. Confira!

A balayage nos fios

Muitas pessoas confundem a balaiagem no cabelo com outras técnicas como as luzes ou os reflexos. A balaiagem é uma técnica de clareamento que ilumina os cabelos de maneira suave, mas não tão sutil quanto os reflexos.

Ela é feita em mechas de tamanho médio, enquanto os reflexos são feitos em mechas de tamanho fino. Já as luzes conferem um efeito mais marcado, pois as mechas são grossas.

O resultado final da balaiagem vai depender do tom escolhido para as mechas, já que cores contrastantes vão aparecer mais do que cores suaves e próximas.

Essa técnica pode ser feita em todos os tipos de cabelo, do cacheado ao lisinho, e em todas as cores, do vermelho ao preto, devendo ter atenção apenas na escolha do tom para que o efeito fique natural e combine com o seu visual.

Antes e depois de fazer
Caramelo
Em castanho médio
Platinada
Masculino
Cacheadas morenas e negras
No cabelo médio
Cor de mel no castanho claro
Em morenas

Como escolher o tom certo

Para escolher o tom que mais combina com você é importante observar aspectos como a cor natural dos seus fios e o seu tom de pele. Abaixo você vai saber o tom mais indicado para cada cabelo:

  1. Castanho
  2. Preto
  3. Ruivo
  4. Loiro

Castanho

Quem tem o cabelo castanho deve ter cuidado ao escolher o tom das mechas da balaiagem. Se as mechas forem muito claras, vão se destacar demais e tornar o visual artificial.

O mais indicado para o cabelo castanho são mechas em tons quentes como o loiro dourado e mel. Esses tons iluminam o cabelo de forma natural e deixam o efeito da balayage incrível.

No castanho escuro
Nos castanhos

Preto (tingido ou não)

Já quem tem o cabelo preto ou castanho escuro precisa ter atenção redobrada. O contraste fique ainda maior se o loiro for claro.

O tom indicado para a balaiagem no cabelo preto é o loiro escuro, castanho claro ou chocolate.

No cabelo preto
Em cabelo preto

Ruivo

As ruivas também podem aderir à balaiagem para mudar o visual e dar profundidade aos fios. A escolha do tom pode ser entre vinho, cobre e loiro caramelo.

No vermelho
No ruivo tingido

Loiro

As loiras são as que mais fazem balaiagem no cabelo e podem usar e abusar de diversos tons. Para as loiras de tom mais escuro, a cor escolhida deve ser um loiro aberto ou dourado, mas sem ser platinado. Já as loiras de tom claro, podem ousar no platinado e ter um efeito lindo nos fios.

Nas madeixas loiras
Nos loiros

Como fazer

Para fazer a balaiagem no cabelo é necessário descolorir os fios, por isso é essencial procurar um profissional. O uso incorreto do descolorante pode causar danos até mesmo irreversíveis nos fios, por esse motivo deve ser aplicado com cuidado e apenas por quem tem experiência.

O profissional ainda pode te ajudar a escolher o tom que vai combinar mais com o seu cabelo e com a sua pele. Além disso, para serem descoloridos os fios precisam estar saudáveis e fortes, caso contrário, podem ressecar e, pior, ter um corte químico. O profissional tem o dever de analisar a saúde do seu cabelo e definir se o fio vai aguentar ou não a descoloração.

  • Primeiro o cabelo deve ser dividido em partes: nuca, laterais, atrás da cabeça e topo. Com isso feito, a mistura de descolorante deve ser preparada seguindo as instruções da embalagem e respeitando o grau de clareamento desejado.
  • A aplicação deve começar na nuca com um pincel e o produto é aplicado à mão livre, em mechas de largura média. A mecha não precisa ser envelopada pelo descolorante e o pincel deve apenas passar pelos fios levemente. O produto deve ser aplicado em menor quantidade próximo à raiz e ir aumentando a quantidade conforme chega às pontas.
  • Após fazer essa parte do cabelo, passe para a parte do meio da cabeça e repita o processo de aplicar o descolorante em mechas médias espalhadas. Em seguida, aplique o produto nas laterais da cabeça e, então, no topo.
  • O produto pode ser aplicado com mais intensidade nas mechas que vão moldar o rosto, ou seja, as da frente, esse efeito ilumina o visual.
  • O cabelo deve ficar com o produto sem ser envolvido por papel laminado ou touca, pelo tempo necessário de ação – sempre de acordo com o grau de clareamento almejado.
  • Feito isso, o cabelo deve ser enxaguado para remover o descolorante. Então, o profissional vai avaliar o tom conseguido pela descoloração e, só assim, decidir qual processo será adotado. No caso do platinado, é preciso matizar os fios para tirar o aspecto amarelado. No caso de um loiro mais dourado ou mel, os fios são tonalizados na cor desejada.
  • Então, o cabelo deve passar por uma hidratação para reconstruir os fios e evitar o ressecamento.

Acompanhe o vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer balayage no cabelo:

Retoque

O retoque da balaiagem no cabelo deve ser feito assim que a raiz começar a contrastar com o tom mais claro. Esse processo deve ser feito no salão, já que envolve uma nova descoloração.

A parte do fio já descolorida está sensível e se o produto for reaplicado sobre ela, pode causar quebra e, consequentemente, queda.

A raiz precisa ser refeita e as mechas são redesenhadas seguindo o padrão feito anteriormente.

Loiro champagne ou diamante recém retocado
Retocada nas pontas de cabelo curto

Cuidados

Para manter a beleza da balaiagem no cabelo é essencial cuidar dos fios que estão sensíveis devido à descoloração.

O primeiro passo é usar shampoo e condicionador específicos para cabelos tingidos. A hidratação deve ser feita semanalmente com um creme que supra as necessidades do seu cabelo.

Também pode ser feito um tratamento mensal no salão para repor a massa e evitar que o cabelo fique fraco e com aspecto minguado.

Sempre que usar secador ou chapinha, aplique um protetor térmico nos fios para protegê-los do calor excessivo. Aplique protetor solar nos fios sempre que se expor ao sol.

A balaiagem no cabelo é uma forma de clarear os fios sem precisar alterar a cor de todo o cabelo. Ao saber como escolher o tom ideal, como a balayage é feita e os cuidados, você poderá se preparar para essa mudança e exibir fios incríveis.

Veja mais fotos e imagens lindas:

Em cabelo escuro enrolado de negra
Em fios escuros
No cabelo masculino curtinho
No castanho escuro ressaltado nas pontas
Platinada em cabelo curto ondulado
Em cabelo médio na cor loira
No preto azulada e platinada
Na cor rosa pastel
Só na ponta de cabelo longo escuro

 

E então, gostou de saber sobre a balaiagem no cabelo? Tem alguma dúvida? Fale nos comentários! Se gostou, compartilhe nas redes sociais!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)