Banho de Brilho com Tinta – Aprenda 3 Receitas FÁCEIS!

Se você está sofrendo com o seu cabelo, porque ele está sem vida, com o aspecto de opaco, com certeza deve estar atrás de uma solução para melhorar a aparência dele.

Banho De Brilho Com Tinta Ruiva
Banho de brilho com tinta ruiva – antes e depois

E essa solução é mais fácil do que você pode imaginar. Para dar brilho aos fios, trazer de volta o aspecto saudável, e reativar a cor, o banho de brilho com tinta é a aposta.

Esse procedimento é ideal para realçar a cor natural dos fios, principalmente daqueles que foram tingidos anteriormente. O banho de brilho consegue tirar a aparência de opacidade nas madeixas, graças a tonalização da raiz até as pontas.

Cabelo Avermelhado Com Tonalizante
Resultado de banho de brilho ruivo com tonalizante

A sensação de fios danificados e feios desaparece, mesmo que o cabelo tenha ficado assim por conta de tratamentos químicos. Isso tudo é camuflado e o que prevalece é o brilho.

O melhor do procedimento, é que o banho de brilho com tinta não apresenta nenhum tipo de contraindicação, e ainda pode ser repetido com frequência sem problema algum, se feito da maneira certa.

Antes E Depois Em Cabelo Vermelho
Banho de tinta vermelha em cabelo acobreado

Você vai poder fazer o processo sempre que sentir necessidade, e quando notar que os fios estão opacos, sem vida e brilho. Ele não estraga nem agride os cabelos. Veja algumas imagens com resultados:

O Que Esperar Nos Cabelos Loiros Platinados Ou Cinzas
Antes e depois de banho de brilho em cabelo platinado/acinzentado
Banho De Brilho No Cabelo Loiro - Resultado Em Morena
Banho de brilho no cabelo loiro – resultado em morena
Cabelo Castanho Escuro Iluminado
Antes e depois em cabelo castanho escuro
Resultado De Banho De Brilho No Cabelo Loiro Com Raiz Escura
Resultado de banho de brilho no cabelo loiro com raiz escura

Entendendo tudo sobre o banho de brilho

O mais indicado é que você faça o tratamento assim que notar os primeiros “sintomas”. Não espere o cabelo ficar muito danificado para apostar nele. O ideal é fazê-lo quinzenalmente, desta forma, os fios vão ficar sempre com brilho e sedosos, e nunca com a aparência feia.

Esse período é perfeito, já que o banho de brilho dura em média oito lavagens. Você deve ter pensando que um procedimento como este deve ter um custo um pouco pesado já que possui tantos benefícios, mas, na realidade ele é normalmente de baixo custo.

E tudo o que você precisa para realizá-lo é encontrado facilmente na grande maioria dos salões de beleza. Além de poder ser feito também em casa, como um salva vidas para a mulherada.

Alguns Dos Produtos Para O Banho De Brilho: Tonalizante, Máscara, Ampola De Vitaminas
Alguns dos produtos para o banho de brilho: tonalizante, máscara, ampola de vitaminas

Normalmente, as mulheres que mais optam por esse tipo de procedimento são as que usam tintura de cabelo. Isso porque, os cabelos tingidos depois de um certo tempo ficam opacos e vão perdendo a cor.

  Massagem no Couro Cabeludo Estimula Crescimento do Cabelo! Aprenda!

Imagina que incrível poder deixar os fios de novo com a cor vibrante e com o aspecto lindo com facilidade? O banho de brilho com tinta consegue, e dá pra fazer com tinta preta, vermelha, loira, não importa a cor do seu cabelo.

Se você tiver o cabelo da cor natural e não coloridos, o procedimento também pode ajudar e muito. As cores naturais dos fios também são realçadas sem ficar artificial.

Veja esse vídeo tutorial passo a passo de como fazer banho de brilho com tinta em casa:

E o resultado será: madeixas hidratadas e brilhosas. Para te ajudar com isso, confira abaixo algumas sugestões de receitas de banho de brilho:

Receita caseira e hidratante

Ingredientes:

  1. Meio tubo de tinta (lembre-se sempre de escolher a cor da tinta de acordo com a cor dos seus cabelos, e da marca de sua escolha também – eu gosto das tintas Koleston e Maxton);
  2. 2 colheres de sopa de creme hidratante que costuma usar;
  3. 1 ampola de vitamina A;
  4. 20 ml de água oxigenada de volume 20.
Banho De Brilho - Renova A Cor E Hidrata O Cabelo
Banho de brilho – renova a cor e hidrata o cabelo

Tempo necessário: 45 minutos.

Como fazer banho de brilho com tinta que também hidrata os cabelos:

  1. Faça a mistura.

    Misture os ingredientes (tintura, creme hidratante, vitamina A e água oxigenada). Certifique-se de ter todos os ingredientes em mãos, pois eles são indispensáveis.

  2. Lavar os cabelos.

    Antes de aplicar os produtos no cabelo, é preciso lavar bem os fios com shampoo para abrir as cutículas e, consequentemente, aumentar a absorção.

  3. Aplicar o banho de brilho nos fios úmidos.

    Separe bem as mechas para passar o produto, e vá massageando os fios com movimentos circulares. Sugiro aplicar com um pincel ou com com uma luva.

  4. Enluvar os cabelos.

    Com a misturinha em toda a madeixa, coloque uma touca na cabeça, de preferência térmica, e deixe o banho de brilho agir por 30 minutos.

  5. Lavar os cabelos.

    Depois que o período passar, lave de novo os cabelos e seque-os naturalmente. Se você é acostumada a dar a velha e boa chapinha ou escova nas madeixas, pode finalizar assim sem problemas.

  Tônico Capilar Caseiro: Como Fazer para Ter Cabelos Brilhantes!

Você pode fazer sem a água oxigenada, mas o resultado não será o mesmo, a água oxigenada “tira” um pouco da cor dos seus cabelos para dar espaço a cor que o banho de brilho com tinta proporcionará.

Antes E Depois No Cabelo Marrom Com Tonalizante Chocolate
Antes e depois no cabelo marrom com tonalizante chocolate

Máscara com mel e abacate (ainda mais hidratante)

Esta receita é mais parecida com uma hidratação, mas nem por isso fica de fora das receitas de banho de brilho, isso porque também vai levar um pouco de tintura. Confira os ingredientes:

  1. 1 abacate inteiro;
  2. 2 colheres de sopa de mel;
  3. 3 colheres de sopa da tinta da mesma cor do seu cabelo;
  4. 5 cubos de gelo picado.
Resultado Do Banho De Brilho Com Mel E Abacate Em Cabelo Loiro
Antes e depois em cabelos loiros

Tutorial passo a passo para saber como usar:

  • O primeiro passo é bater o abacate e o mel no liquidificador. Vai ser um pouco difícil bater o material todo já que a fruta é meio grossa. Mas, depois que os ingredientes estiverem batidos, vá juntando o gelo picado aos poucos.
  • Com a mistura pronta, lave os cabelos e passe o conteúdo nas madeixas e deixe-o agir por aproximadamente 25 minutos.
  • Finalize da mesma forma que foi explicado no item anterior. Você só vai precisa tomar mais cuidado ao lavar os fios, já que o abacate pode grudar bastante.
  • Repita a lavagem até que não sobre nenhum resíduo.
Resultado Usando Mel E Abacate No Banho De Brilho
Antes e depois de usar máscara de abacate em cabelo loiro

Para cabelos pretos azulados (banho de petróleo)

Ingredientes:

  1. 2 colheres de tinta de cabelo preta azulada;
  2. 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  3. 1 colher de café em pó;
  4. 2 colheres de sopa de creme hidratante de sua escolha.

Modo de preparo:

  • Na hora de fazer a mistura, coloque em um recipiente todos os ingredientes até que fique tudo uniforme. Mais uma vez lave bem o cabelo antes de passar a misturinha.
  • Depois passe cuidadosamente mecha por mecha e deixe agir por aproximadamente 30 minutos.
  • Quando for tirar, lave bem com shampoo para que todo o resíduo saia, principalmente o pó de chocolate para que ele não suje a sua toalha ou o seu lençol quando for dormir.
  • Outra coisa importantíssima, é só usar esse banho de brilho com tinta se tiver realmente os cabelos pretos ou quiser realçar o efeito azulado.
  10 MELHORES Vitaminas que Ajudam a Tratar a Queda de Cabelo

Não invente de usar a receita e mudar apenas a cor da tinta. Se fizer isso e a cor da tinta for clara, o café pode manchar os seus fios e dar um efeito ruim. Já nos cabelos pretos ou castanho escuro o resultado é sensacional.

Cabelo Preto Azulado Com Banho
Cabelo preto azulado com banho de brilho
Cabelo Preto Logo Após Banho De Brilho
Cabelo preto logo após banho de brilho
Resultado Do Banho De Brilho Com Mel E Abacate Em Cabelo Loiro
Antes e depois em cabelos loiros
Cabelo Preto Azulado Com Banho
Cabelo preto azulado com banho de brilho
Resultados Em Cabelo Marrom Natural
Antes e depois de banho de brilho em cabelo marrom quase preto

Como você pode ver nesse post, existem diferentes receitas para dar banho de brilho com tinta nas madeixas. E olhe que essas são só algumas das principais receitinhas para esse tipo de tratamento.

Invista no processo e veja todos os benefícios para o seu cabelo. E saia por aí esbanjando fios mais bonitos, brilhosos, e com cores ainda mais vivas. De qual receita você mais gostou? Fala pra gente!

Compartilhe esse conteúdo!

157 comentários em “Banho de Brilho com Tinta – Aprenda 3 Receitas FÁCEIS!”

  1. Oi recentemente fiz uma decapgem e pintei meu cabelo cm a tinta 77.44 porem ela não pigmentou meu cabelo e ele ficou um laranja claro e ficou bem borrachudo.
    Posso fazer banho de brilho usando.o mesmo tom pra intensificar a cor? Tem que usar ox?

    1. Oi, se não pigmentou e ficou alaranjado é pq provavelmente o cabelo não ficou descolorido o suficiente para que a cor pegue ou, então, sobraram pigmentos da cor anterior. Talvez, se fizer o banho de brilho usando oxigenada, resolva, mas eu acho que não é o melhor caminho, você deve corrigir esse alaranjado antes, matizando os fios.

  2. Eu nunca pintei o meu cabelo ele é loiro escuro, mais eu fiz progressiva a um mês, queria fazer o banho de brilho. Posso fazer com uma cor clara, tipo loiro claro? Posso usar a ox que vem junto com a tinta ou a ox de 20? Me responde 🙏

  3. Oi, eu tinha mechais e pintei meu cabelo de loiro escuro 6.1.
    Queria fazer banho de brilho com o loiro 7.1, vai funcionar? Precisa usar o ox20?

  4. Irei fazer progressiva na raiz hoje só qe meu cabelo esta sem cor e apos a progressiva ficara ainda mais sem cor posso fazer o banho de brilho sem agua oxigenada no MSM dia? Por favor se de pra responder hoje ainda ficarei agradecida…

  5. Posso misturar a tintura com um tonalizante pra fazer o banho de brilho, ou precisa ser necessariamente com hidratação? E é realmente necessário que a água oxigenada seja volume 20 ou pode ser outro?

  6. Olá , meu cabelo sempre foi loiro natural escuro com mechas naturais douradas . Me apresentaram o banho de brilho , eu fiz , porém odiei a cor . Ficou ruivo . Passei o Collor removedor , e ficou loiro bem claro (amarelo dourado ) passei 2 vezes o removedor . Conforme eu for passando o cabelo vai voltar ? Ou só vai ficamos mais amarelo?

  7. POSSO PASSAR O BANHO DE BRILHO COMO SE FOSSE HIDRATAÇÃO? SEM USAR PINCEL ? PRETENDO USAR A DO CAFÉ E CHOCOLATE SEM ÁGUA OXIGENADA.

  8. Oi fiz progressiva a 2semanas e pintei de marsala meu cabelo ficou com um tom aroxeados.. Mais não gostei do resultado queria um tom puxado pro vermelho um pouco. Eu posso fazer o banho de brilho com uma tinta vermelha sem Ox? Altera a cor.. ? Ou só vai realçar a cor que já está mesmo usando um tinta cor um ton diferente.

  9. Olá, o meu cabelo é castanho medio tem 1 ano que eu nao pinto de preto, a raiz dele esta natural e tem restante de tinta desbotada nele e nas pontas, quero o cabelo preto azulado mais sem ressecar ele com tintas, se eu fazer essa receita sera que ele fica preto azulado? o banho de brilho nao resseca com o tempo?
    obrigada

    1. Ei, Julia, o banho de brilho ajuda a evitar o ressecamento porque leva ingredientes hidratantes, eu só não tenho certeza se vai tingir seu cabelo completamente porque ele funciona melhor para retocar a cor do que para tingir.

  10. Então, meu cabelo natural é castanho claro,pintei com a tinta 8 , agora estão aparecendo os brancos e gostaria de deixar de pintar com a tinta 8 , assumir meus cabelos brancos e voltar a cor natural para que se misturem com os brancos , devo passar a tinta 5 como banho de brilho em cima da 8?

  11. Oi ,eu de novo,estou com dois dedos de raiz,meus cabelos são mais escuros que a tinta 8,e com muitos cabelos brancos,qual tinta devo usear para chegar na cor do meu cabelo, castanho claro e disfarçar os brancos? obrigada, desculpa incomodár

  12. Olá,pinto meus cabelos com a tinta 8.0,tenho fios brancos e quero deixar de pintar,posso ir fazendo banho de brilho?com ou sem oxigênio, obrigada

  13. lucimara Ferreira

    meu cabelo é preto tingido ,eu posso fazer banho de brilho com tonalizante preto azulado e logo após matizar com o matizador preto?

  14. Boa tarde,meu cabelo esta na cor castanho escuro com iluminado na cor bronze.Se eu fizer o banho de brilho na cor castanho escuro vai tampar o iluminado?ou que cor devo fazer o banho de brilho?coloco a ox?
    Desde ja agradeço.
    Obrigada

    1. Oi, Bruna, a água oxigenada é opcional, não precisa colocar. Acredito que seja capaz de escurecer a parte iluminada também.

  15. BOM DIA !

    PINTO O MEU CABELO REGULARMENTE DE PRETO MAIS NAO FICA PRETO DO JEITO QUE EU QUERIA, GOSTARIA DE SABER QUAL TINTA DE PRETO AZULADO E A MELHOR.

    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇAO.

    BJOS

  16. eu fiz banho de brilho ontem que foi preto natural, e eu qra pintar de preto azulado pra escurecer mais , ai minha duvida é quando eu posso pintar ..

      1. Sheila sena da Silva

        Olá tudo bem eu gostaria de pintar o cabelo de preto azulado e dar banho de brilho,mais tem um problema já tem um mês que fiz luzes na cor de mel mais quando a moça começou fazer ela já notou que ficou elástico meu cabelo, enfim resultado meu cabelo está caindo toda vez que lavo e não gostei das luzes será que posso pintar o cabelo de preto azulado porque eu gostaria de voltar o preto oque você me diz??

  17. Olá!!! Tenho luzes e estou um pouco enjoada, mas não quero tingir de cara… se eu fizer o banho de brilho, com a cor louro escuro, vai cobrir a cor das luzes por um tempo? Obrigada

  18. Olá, fiz tenho o cabelo preto e ondulado… Fiz banho de brilho a seis meses e agora gostaria de fazer mechas… Será que dá certo??

  19. Ola fiz luzes ja tem 2 anos e não retoquei mais,agora ela esta laranjado nas ponta ,quero saber se posso pintar de castanho claro e dar banho de brilho ,e se precisa colocar agua oxigenada pois na tintura ja vem

  20. Olá
    Pintei meu cabelo na semana passada e vou fazer progressiva. Quero fazer banho de brilho depois. A cor é castanhora violine. Quero saber quAntônio tempo depois da progressiva posso fazer e se é necessária a ox? Se for necessaria pra que ela serve?

  21. Meu cabelo está com as postas descoloridas e está puxando para o alaranjado, é possivel eu escurecer deixando um loiro escuro acinzentado? o que me indica?

  22. A cor do meu cabelo e cobre , mas eu quero escurecer , se eu fizer esse banho e brilho com castanho escuro vai funcionar ? Usar com ou sem oxigenada ? Me ajuda pfv

  23. Olá, estou deixando o cabelo crescer para tirar as luzes. meu cabelo natural é loiro escuro que não puxa para o vermelho. Minha raiz está com 2 dedos de crescida, linda e abaixo dela está um tom bem avermelhado, da última descoloração que fizeram mal feita Posso fazer o banho de brilho? Comprei o tonalizante da alta moda 6.0 para passar, acreditando que sai se não ficar bom. Devo passar com a ox que vem? Não queria passar na raiz para não modificar a cor do meu cabelo na raiz. O que me indica?

    1. Pode fazer o banho de brilho sim, não passe na raiz porque se o resultado não for bom você vai ter que esperar o cabelo crescer mais ainda para voltar a tê-lo natural.

  24. Oi meu cabelo é preto azulado inventei passar vermelho e ficou machado em cima de vermelho será que tampo fica preto Onde tá Machado????

  25. Meu cabelo era loiro bem claro mesmo..escureci ele na terça agora passada ,pintei de castanho escuro..então eu posso fazer o banho de brilho com a tinta preta mas sem água oxigenada??

      1. Meu cabelo sempre pintava dr preto e sempre faço progressiva de 3 em 3meses,mas agora quando pinto meu cabelo de preto ,em até 2semanas ele desbota todo ,o que devo fazer ,gosto muito do preto azulado

    1. Naiara Lane Gonçalves Batista

      Tenho o cabelo com luzes gostaria de mudar para o preto azulado, que tintura vc recomenda para obter o melhor resultado. Adorei as dicas.

  26. Adorei!
    Queria saber se vai alterar a cor da minha raiz, ou de fundo, não queria que alterasse. Tenho ela castanha e o resto platinado. Aproveitando, qual numeração de tinta posso usar pra deixar ele branquinho?
    Obrigada!

  27. Amei as dicas. Quero usar o banho de brilho pra dar uma escurecida nos cabelos. Minha duvida é: se eu fizer de preto ( meu cabelo é castanho) e quiser fazer mechas depois, pode ficar dificil pra descolorir?

    1. Dá para fazer as mechas sim, vai ter que descolorir um pouco mais provavelmente, mas nada que te impeça de ter um bom resultado com luzes.

  28. Olá eu sempre pintava meu cabelo de preto aí pintei de vermelho só que não gostei aí pintei de preto novamento aí depois de um tempo fiz selagem aí sai a cor preta e ficou vermelho quero volta meu preto só que esse banho de brilho pra preto resolve?

  29. Nossa, me ajudou muito.
    Muito obrigada.
    No banho de brilho precisa da agua oxigenada??
    Eu pensei em fazer sem oxigenada para nao ficar prejudicando os fios .

  30. Olá. Meu cabelo estava com luzes e pintei de castanho médio, ficou uma cor liinda, ficou hidratado e bem brilhoso. Meu cabelo e liso mas faço progressica. Eu queria saber qual shampoo, condicionador e mascara posso usar pq eu pintei e faço a progressiva e não sei qual pode usar pra não prejudicar nem um e nem outro.
    E no caso do banho de brilho ao invés de ficar pintando eu posso no lugar de pintar fazer só banho de brilho? Posso usar Dove Pos Progressiva pintado ? Me ajude, e a primeira vez que pinto o cabelo e e a cor que e o meu cabelo natural por isso pintei. Muito obrigada. 🙂

  31. Olá… meu cabelo é castanho médio nunca pintei mais já fiz banho de brilho com uma mistura de cor castanho claro com castanho escuro porém não gostei muito… como faço progressiva, selagem ,meus cabelos estão ficando meio vermelho sabe …que cor eu uso p fazer o banho de brilho? queria uma cor meio marrom acho lindo será que dá certo?

  32. olá meu nome é Jaqueline fiz mechas no papelote não sei o que aconteceu meu cabelo ficou com aspecto de ponta espigada mesmo estando super hidratado ja cortei duas vezes só ficou pior e agora esta ficando laranja pois parei de matizar por medo do matizador estar deixando meu cabelo com esse aspecto palha estou com vontade de fazer banho de brilho com tinta mas sem oxigenada porque eu pintava para esconder os brancos fiz luzes para ficar melhor piorou agora tomei a decisão de tirar totalmente a tintura mas estou odiando o laranja só ando com o cabelo preso será que pode ajudar dar vida ao meu cabelo obrigada

    1. Pode tentar, Jaque, pois esse aspecto espigado é porque danificou muito com a as luzes. Vale a pena fazer tratamentos hidratantes também!

  33. Ola! Posso misturar metade preto azulado e metade preto no banho de brilho? E como faço pra tingir os fios brancos antes do banho de brilho? Posso fazer no mesmo dia? Banho de brilho e retoque dos fios brancos?

  34. Eu dei selagem hj, posso dar esse banho de brilho hj mesmo? , gostei muito desse do chocolate e o café, e o melhor meu cabelo é Preto. É posso usar qualquer marca de tinta? É pode ser preto azulado? Pfv me respondam hj.

      1. Olá, meu cabelo é um castanho escuro, há algum tempo fiz ombre hair e fui deixando sem matizar. Há umas semanas me dei conta de que essas partes descoloridas esverdearam e nenhum matizador resolve. Fico com medo de passar o totalizante apenas nas pontas e dar diferença de tom com o resto do cabelo, se fizer esse banho de brilho irá tonalizar as pontas e deixar um tom uniforme no cabelo?

          1. Bom dia, parabéns pelo post, gostaria de saber no caso do cabelo preto se é necessário colocar a água oxigenada?

  35. Queria PIntar meu cabelo de preto, gostaria de saber a diferença entre preto e preto azulado? Meu cabelo é pintado de castanho escuro e um pouco ondulado comprimento médio seta que vai ficar bom?

    1. Preto azulado tem um brilho diferenciado meio azulado quando a luz reflete, Gisele, o preto normal já não tem isso, ele só tem brilho mesmo. Ficará bom sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *