Devo Usar Biotina Para Fazer Cabelo Crescer? A Resposta Vai Te Surpreender!

Os produtos para crescer cabelo que contém biotina, também conhecida como vitamina B7, ficam cada vez mais populares pelos resultados que prometem, mas será que eles fazem mal e será que realmente dão resultado? Descubra lendo a matéria!

A biotina pode ser encontrada tanto em suplementos quanto na comida, e para aqueles que estão na esperança de fazer o cabelo ficar maior o mais rápido possível, essa substância faz parte das mais usadas para conseguir isso.

Diz-se que consumir alimentos ricos em biotina pode ajudar o cabelo a crescer mais rápido, enquanto a falta dessa substância pode contribuir a perda de cabelo. Isso porque a biotina é essencial nos processos metabólicos relacionados ao nascimento e manutenção do cabelo.

Quando reage com outras enzimas das células, tem um papel principal na produção de aminoácidos, blocos de proteína que formam a queratina, por exemplo, um dos principais componentes do cabelo.

tudo sobre biotina para crescimento capilar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Será que biotina serve pra cabelo crescer? Leia e descubra!

Por que preciso de biotina?

Quando comemos alimentos que são fontes de carboidratos, proteínas ou gorduras, a biotina é necessária para transformar esses macronutrientes em energia para nosso corpo e nossa mente funcionarem propriamente.

Esse nutriente não é importante só para o funcionamento interno do nosso corpo, mas também para nossa aparência externa. Ele nos faz parecer mais jovens já que mantém em dia as funções da pele, das unhas e do cabelo, por exemplo.

É por conta disso que a biotina é comumente encontrada em produtos pra pele e pro cabelo, embora existam apontamentos de que ela não é propriamente absorvida na forma tópica, devendo-se ingerir para obter algum resultado.

A biotina é solúvel em água, o que significa que qualquer excesso ingerido será expurgado através da urina. Ainda, nosso organismo não é capaz de estocar a biotina, significando que, para conseguir a quantidade suficiente de biotina, você não precisa abusar no consumo de suplementos, por exemplo.

molecula de biotina detalhada
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Molécula de biotina

Quem corre risco de sofrer com deficiência de biotina e quais os sintomas disso?

Algumas pessoas estão em grande risco de estarem acometidas pela deficiência de biotina, como as que tem problemas no trato digestivo, a exemplo da doença celíaca e da síndrome do intestino preguiçoso. Indivíduos que tomam remédios antiepiléticos e antibióticos também podem estar carentes em biotina.

riscos e efeitos colaterais da biotina
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Atenção aos riscos!

Veja os sintomas que a falta dela trazem:

  • Perda de cabelo
  • Cabelo elástico
  • Fadiga crônica
  • Danos neurais
  • Cólicas
  • Mudanças de humor
  • Dores musculares
  • Pele seca e irritada
  • Descompassos cognitivos

Os benefícios da biotina para o cabelo e seu desenvolvimento

Como mencionamos, a biotina é importante para nosso metabolismo, estando nele envolvido a saúde e o crescimento do cabelo. Quando você não consegue a quantidade ideal de biotina, você pode perceber seu cabelo ficando mais fino, elástico e até se rompendo facilmente.

Vários estudos indicam que a ingestão de altas doses de biotina pode tratar cabelos secos e quebradiços, além de trazer benefícios pra pele e unhas.

Novamente, é por isso que a biotina é comum em shampoos, condicionadores, cremes faciais e outros cosméticos. É, no entanto, muito mais efetiva quando ingerida do que quando aplicada topicamente.

Um estudo de 2012 publicado no Jornal de Dermatologia Clínica e Estética asseverou que a biotina é especialmente efetiva nas mulheres que buscam fazer o cabelo voltar a crescer.

Isso porque as mulheres são mais inclinadas a sofrer com tal deficiência quando comparadas aos homens, especialmente depois da gravidez. Suplementos de biotina e outros produtos antiqueda de cabelo forma usados nesse estudo e ajudaram um grupo de mulheres com deficiência em biotina a experienciar um crescimento exponencial do seu cabelo sem maiores efeitos colaterais.

Os pesquisadores notaram que os resultados “podem representar a primeira descrição de crescimento capilar associado ao uso de um suplemento alimentar”.

resultado de usar suplemento de biotina
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Antes e depois de usar biotina

Quais outros benefícios a biotina me dá?

Além de beneficiar cabelo, pele e unhas, a biotina traz outra sorte de melhoramentos.

Auxilia na saúde do seu coração

Vitaminas do complexo B, como a B7 ou biotina tem uma função associada às defesas contra as causas comuns de doenças cardíacas, como a aterosclerose e a inflamação. Diz-se ainda que a biotina aumenta o HDL, o famoso “colesterol bom”, e diminui o LDL, o famigerado “colesterol ruim”.

Ajuda a regular seu metabolismo

Ela regula a expressão de genes que são vitais para manter o funcionamento do metabolismo. Além de outras vitaminas do complexo B, a biotina é necessário para converter a comida que você come em energia para as células.

Em primeiro lugar, atua na conversão dos carboidratos em glicose e outras fontes de açúcar em combustível para nossas células. Ainda, ativa ácidos graxos de alimentos gordurosos como óleo de coco e azeite de oliva, assim como ajuda o organismo a usar os aminoácidos das proteínas a realizar as suas mais diversas funções.

A vitamina B7 aprimora a utilização da glicose e o funcionamento do metabolismo. Quando o corpo não tem o suficiente dessa vitamina, sintomas como ganho de peso, fadiga, falta de energia, disfunções intestinais, mudanças de apetite e de humor e até diabetes podem aparecer, pois são condições também associadas ao mal funcionamento do metabolismo.

Protege o cérebro

A biotina protege do aparecimento de doenças que afetam o trato cognitivo, a exemplo do Alzheimer e da demência, e também reforça a sua memória. Aliada a outras vitaminas do complexo B, faz com que seu emocional melhore, fazendo você se sentir mais positivo, enérgico e concentrado.

É importante para reparar e construir músculos e tecidos. Quando eles se rompem por alguma razão, vitaminas como a B7 também servem para ajudar no crescimento e conserto desses tecidos. Elas ainda atuam na redução da inflamação que, quando excessiva, pode causar dores nas juntas ou músculos que comprometem os movimentos.

Contribui pra saúde da tireoide e da suprarrenal

Isso aí, ela vai te defender da fadiga adrenal e atuar no correto funcionamento da tireoide. Essas glândulas estão relacionadas a várias tarefas em nosso corpo, incluindo a regulação do humor, energia, sono, fome e percepção de dor.

É por isso que a carência de vitaminas do complexo B podem causar problemas nessas glândulas e trazer consigo sintomas desagradáveis, como perda ou ganho de peso, disfunções de sono, cansaço e muito mais.

O problema de usar biotina para crescimento capilar

Depois de tudo que falamos, parece que não usar suplementos de biotina é até burrice, não é mesmo? Afinal, ela te deixa mais bonita, com cabelos maiores, pode melhorar a saúde da sua pele e das suas unhas, isso fora vários outros benefícios.

É agora que as coisas complicam. Existe um grande “porém” associado ao consumo de biotina. Existem indícios de que a hipervitaminose B7, ainda que raramente, pode afetar negativamente aqueles que tem algum problema intestinal, alterando sua biota intestinal, assim como pode interagir com algumas drogas antibióticas e antiepiléticas.

Alguns remédios, como o Roacutan, retardam a atividade da biotina. Além disso, se você estiver tomando altas doses de outras vitaminas do complexo B, como através do ácido pantotênico – vitamina B5 – também pode experimentar os efeitos deletérios da carência de biotina.

Tem-se ainda outro potencial problema associado a biotina. Em se tratando da nossa pele, a biotina pode causar o resultado oposto ao esperado. Isso porque, de acordo com a Dra. Jessica Weiser, uma dermatologista membro do Grupo de Dermatologia de Nova York, “a biotina e o ácido pantotênico são absorvidos pelos mesmos receptores. Então, quando se tomam suplementos de biotina, a quantidade dela supera e muito a de vitamina B5, o que pode levar a uma deficiência desta vitamina. E é o ácido pantotênico também responsável por regular funções da nossa pele associadas ao aparecimento e cicatrização da acne, por exemplo.  Nesse sentido, de um jeito ou de outro, a deficiência de vitamina B5 ou o excesso de vitamina B7 podem interferir negativamente nesses processos relacionados às espinhas.”

biotina em excesso causa acne
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Pode causar acne
biotina pode ressecar a pele
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Pode deixar a pele mais seca

Em suma, uma superdosagem de biotina pode levar a uma deficiência de vitamina B5, o que causa problemas de pele. Outros dermatologistas já apontaram isso ao lidar com pacientes que estavam consumindo suplementação de biotina e passaram a sofrer com mais espinhas que o normal, por exemplo.

É de se destacar também que é muito fácil exagerar na dose de vitamina B7 porque ela não é só encontrada em produtos para cabelo, multivitamínicos e bebidas energéticas, por exemplo, também costumam conter essa substância.

Embora a biotina, por si só, não cause acne, como visto, a sua interação com outras vitaminas pode causar isso em algumas pessoas, especialmente naquelas que já tem propensão a ter muitas espinhas.

Mas, ainda que pareça uma contradição, existem relatos de que a ingestão de biotina melhorou a qualidade da pele e reduziu a incidência de acne em algumas mulheres – o nosso organismo realmente pode ser uma caixinha de surpresas.

No entanto, credita-se esta melhora ao fato de essas mulheres estarem sofrendo com uma falta marcante desse micronutriente em seu organismo, não havendo hipervitaminose.

Quais são as melhores fontes de biotina?

A maior parte dos alimentos é relativamente pobre em biotina. A exceção está nos miúdos ou vísceras, como o bife de fígado, e também no leite, queijo cheddar e frutos do mar. O ovo é um alimento rico em vitamina B7, no entanto, ele contém outras substâncias que atrapalham na absorção dela.

Muitos especialistas acreditam que as fontes vegetais de biotina são as melhores. Isso porque, nelas, esse micronutriente apresenta-se em maior biodisponibilidade. Oleaginosas como noz-pecã e amendoim contém de 28 a 37 microgramas de biotina em 100 gramas do alimento. Ainda, são excelentes fontes de ômega 3, que contribuem para a saúde cardíaca.

alimentos que tem biotina naturalmente
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Alimentos que são fontes de biotina

Veja na tabela outras excelentes fontes de biotina e a quantidade que cada uma oferece em 100 gramas:

Semente de girassol66 mcg
Lentilhas40 mcg
Banana118 mcg
Amêndoa34 mcg

Existem ainda mais fontes, como folhas verdes, tomate, cenoura, cogumelos, mas esses alimentos apresentam o micronutriente numa quantidade muito menor.

Suplementos de vitamina B7

Ainda que você não sofra com os colaterais que são causados pela hipervitaminose, isso não significa que você deve sair tomando uma quantidade qualquer do suplemento. Mesmo não havendo comprovação de que faz mal à saúde, é melhor limitar a dosagem a no máximo 10.000 microgramas por dia.

Mas se você já sofreu com alguns dos efeitos colaterais de que se falou nessa matéria, utilize no máximo 2.500 microgramas. Isso porque o valor diário recomendado é muito, mas muito menor do que essas doses, veja na tabela:

Adolescentes com menos de 19 anos25 microgramas
Adultos acima de 19 anos30 microgramas
Mulheres grávidas30 microgramas
Mulheres lactantes35 microgramas

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, não existem efeitos adversos relacionados ao consumo exagerado da biotina. No mais, a Universidade de Oregon conduziu um estudo que mostrou que o organismo tolera, sem sofrer com efeitos colaterais graves, doses que chegam a 300.000 microgramas por dia.

Mas mesmo assim, isso não significa que você pode exagerar, pois como já falamos acima, muita gente sofre com problemas de pele ingerindo normalmente os suplementos de biotina.

Você a encontrará também em suplementos de complexo B, que trazem, além da biotina, vitaminas como B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 e B12. Em conjunto, elas ajudam nas funções do sistema nervoso, do metabolismo e muito mais. E como elas trabalham em conjunto, tomá-las junto é legal para garantir melhores resultados.

suplemento de biotina da oficial farma
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
Suplemento de biotina

Pra acabar, veja esse vídeo com uma opinião médica sobre o uso da biotina nos cabelos e nas unhas:

A matéria ficou longa, mas tenho certeza que agora você sabe os prós e os contras de tomar biotina e já pode decidir se vai usar ou não de suplementação para elevar seus níveis em seu organismo. E então, ficou com alguma dúvida, comente e vamos conversar!

4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

You have to agree to the comment policy.

Pin It on Pinterest