Botox Capilar – Guia COMPLETO com tudo que você deve saber!

Você sabe o que é botox capilar, para que ele serve e quando deve ser utilizado? Se a resposta foi ‘não’ para alguma dessas perguntas, não se preocupe, vamos te ajudar.

O que você pensa quando lê ou ouve um termo com a palavra ‘botox’? Provavelmente lembra daquelas estrelas de televisão ou cinema que utilizam botox para diminuir rugas de idade e marcas de expressão no rosto. Bom, primeiramente é importante saber que o botox capilar não utiliza realmente botox (toxina botulínica).

botox capilar deixa o cabelo mais liso
Botox capilar – realmente funciona
resultado antes e depois do botox capilar profissional aplicado no salao
Antes e depois – botox profissional aplicado no salão em cabelos crespos

Sim, parece estranho, mas seu nome se deve ao efeito que o produto realiza no cabelo. O botox ‘tradicional’, esse que é utilizado nas rugas, têm como função a paralisia dos músculos no local onde ele é aplicado.

Ele também, em menores quantidades, pode trazer outros benefícios para as pessoas, como diminuir ou até impedir a sudorese excessiva. Mas vamos voltar a falar do botox pro cabelo, que é o tema do nosso tópico de hoje.

Botox capilar: para que serve?

Como dito acima, o botox capilar não é realmente botox. Seu nome é devido ao efeito que ele produz no cabelo. Sua função é resolver danos causados ao cabelo. Quando isso é feito, o fio de cabelo ‘relaxa’, diminuindo assim o seu volume, e ganhando a aparência lisa.

Esse efeito de ‘relaxamento’ nos cabelos é semelhante a paralisia muscular provocada pela toxina botulínica (botox). Ele tem sido utilizado cada vez com mais frequência entre os cabeleireiros como um substituto para a progressiva.

Isso ocorre pois o botox capilar causa muito menos danos a saúde por não utilizar formol. Mas então o que tem dentro desse produto para fazer esse efeito nos cabelos? A resposta é simples: aminoácidos, vitaminas e nutrientes.

antes e depois de botox capilar no salao
Antes e depois de fazer no cabelo cacheado – procedimento em salão
botox capilar e bom pra cabelo loiro
Antes e depois no cabelo loiro – repara danos e realinha os fios
resultado do botox da loreal, funciona mesmo
Antes e depois de fazer botox capilar da L’Óreal

Claro que não é apenas isso, mas sua grande base trabalha em cima desses três ‘itens’. Entre as funcionalidades do botox capilar podemos citar:

  • Hidratação;
  • Realinhamento do fio;
  • Aumento da resistência dos fios;
  • Diminuição do volume capilar;
  • Alisamento.

Abaixo explicaremos cada um desses itens.

Hidratação

Os aminoácidos, vitaminas e nutrientes presentes no botox capilar são capazes de restaurar os fios de cabelo, tornando-os mais flexíveis. Isso traz novamente a vida para os seus cabelos, principalmente se eles estiverem sem brilho e quebradiços.

Realinhamento do fio

Fios quebradiços e ressecados tem a tendência de não ficarem alinhados. Basta você prender o cabelo, mesmo que em um rabo de cavalo, e eles já permanecem ‘tortos’ no local onde foram pressionados.

Com a restauração dos fios, eles naturalmente se realinham, uma vez que se tornam mais flexíveis e sedosos Isso garante um cabelo alinhado (todos os fios na mesma direção) e a possibilidade de diversificar os penteados sem preocupação.

Aumento da resistência dos fios

No botox capilar, uma outra coisa que ocorre é a selagem exterior do fio. Em outras palavras, os fios são ‘encapsulados’ em uma membrana protetora, ao mesmo tempo que têm os seu interior restaurado. Isso torna os fios muito mais resistentes ao pentear e também a outros fatores como Sol, vento, frio e chuva.

Diminuição do volume capilar

Por estar mais hidratado e sedoso é natural que o volume do cabelo diminua uma vez que o cabelo se torna mais maleável. O frizz também é combatido com excelência pelo botox capilar.

Alisamento

Uma grande dúvida das pessoas é se botox capilar alisa o cabelo. Sua função não é a de alisar os cabelos, mas ele consegue fazer isso como consequência dos seus benefícios. Por ele deixar os cabelos bem hidratados, sedosos e flexíveis, é natural que os fios se tornem mais lisos por estarem mais ‘maleáveis’.

foto que mostra resultado do botox capilar
Antes e depois nos cabelos cacheados
resultado do botox em cabelo danificado
Antes e depois em cabelos danificados

Consequentemente, o próprio peso dos fios deixam eles mais lisos. Em mulheres de cabelos lisos, pouca diferença se nota nesse aspecto, mas o aumento do brilho e a diminuição do frizz serão muito notáveis.

Porém, em mulheres de cabelos cacheados ou crespos o alisamento é visível e também esperado. Logo, se você tem cabelos cacheados ou crespos e não quer que suas ‘madeixas’ se desfaçam, não faça uso do botox capilar.

Quem pode e quem não pode fazer

Esse produto pode ser utilizado por quase todas as pessoas, incluindo gestantes e lactantes. Mas não é recomendado o seu uso para crianças abaixo dos 12 anos. Pode ser utilizado também por pessoas que tenham todos os tipos de cabelos.

Só o que deve ser observado é o fator ‘alisamento’ que pode alterar o seu tipo de cabelo, principalmente nos fios do tipo 2A e 2B. Ainda, ele pode ser combinado com outras químicas, tais quais um alisamento pré-existente, ou coloração dos fios ou só das mechas.

botox capilar pode ser usado por todas as mulheres
Botox capilar – serve para todos os tipos de cabelo

Existe algum perigo em usar?

Ainda que o botox capilar seja de uso permitido para todas as pessoas, a exceção de crianças, é claro, ele não oferece maiores riscos. A única coisa que pode te causar é irritação na pele, ou seja, alergias. Para evitar que isso aconteça, o ideal é não deixar que o produto toque sua pele.

Outro probleminha que pode existir é, caso ocorra abuso na utilização do botox, as substâncias que o compõem podem se acumular nas madeixas, causando um ‘engessamento’ dos fios, algo equivalente ao efeito build up. Então, faça utilização desse tratamento conforme nossas recomendações!

Quanto tempo dura?

Para pessoas de cabelo liso cujos fios não se encontrem muito danificados, é possível realizar o uso do botox capilar uma vez a cada 30 dias. Pessoas com cabelos crespos, cacheados ou ondulados precisam refazer o botox a cada 15 ou 20 dias para manter o efeito liso. Se você tiver cabelo liso, mas ele se encontrar muito danificado e ressecado precisará fazer o botox a cada 20 dias também, principalmente nas primeiras sessões.

Qual o preço? E onde comprar mais barato?

O preço do botox capilar fica entre 30 e 50 reais em lojas físicas, mas em lojas virtuais, onde sempre é possível encontrar preços mais em conta, encontrei o botox da Forever Liss por menos de 25 reais! Então, a dica é: quer comprar mais barato, compre pela internet!

imagem mostrando o preço do botox da forever liss
Preço do botox capilar Forever Liss

Não pode ir no salão? Aplique em casa!

Muitas pessoas não tem condições de ir a um cabeleireiro uma ou duas vezes por mês. Sendo assim, é possível comprar o produto em farmácias e fazer você mesmo em casa. Entre os produtos mais indicados, o botox capilar da Forever Liss e o da L’Óreal estão no topo das listas.

Quer saber como aplicar? Confira o passo a passo facilitado abaixo:

  1. Lavar bem os cabelos, de duas a três vezes preferencialmente com shampoo anti resíduos;
  2. Retirar o excesso de água dos cabelos, mas sem secar, deixando eles bem úmidos;
  3. Dividir o cabelo em uma série de mechas para facilitar a aplicação;
  4. Pegar uma mecha e aplicar o botox capilar da raiz até as pontas;
  5. Massagear bem a mecha com o produto;
  6. Passar um pente de dentes finos para garantir que todos os fios receberão o produto;
  7. Depois de finalizada todas as mechas, deixar o produto no cabelo por 20 minutos, sem precisar cobrir os fios;
  8. Enxaguar o cabelo em abundância até garantir que todo o produto seja retirado;
  9. Secar bem o cabelo utilizando secador de cabelo e, se necessário, até mesmo chapinha.

E se você não tem dinheiro para arcar com o preço de um botox capilar profissional – muitos salões usam o L’Óreal Fiberceutic, por exemplo -, existe uma receita caseira que pode te ajudar, aprenda no tutorial passo a passo abaixo:

Esse é o procedimento para se fazer em casa. Mas, se possível, não abra mão de um botox capilar profissional. Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários que responderemos. E não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *