Cabelo Amarelo? Relaxa! Causas, Produtos e Receitas Imperdíveis!

Seu cabelo loiro amarelou e ficou com aquela aparência de gema de ovo? Depois de ler essa matéria você vai ficar surpresa por saber como pode ser fácil tirar o amarelo do cabelo loiro. Vem ver!

Em variadas épocas do ano as tendências para cores de cabelo mudam, seja em tons com pigmentações mais fortes ou mais claras. Os cabelos loiros realmente fazem a cabeça da mulherada, no verão os tons claros e platinados fazem o maior sucesso, já no inverno os tons em mel e cobre é que estão em alta.

No entanto, os cabelos a cada estação sofrem impactos com coloração e tingimentos com variados pigmentos e processos. Nisso implicam-se cuidados adequados para os diversos processos acometidos.

Nesta perspectiva de impacto com os fios, especificamente os cabelos loiros, sofrem o tão indesejado cabelo amarelo. Apesar de todos os produtos indicados para o tratamento e manutenção do loiro, você pode estar cometendo alguns erros comuns.

como desamarelar o cabelo
Como desamarelar o cabelo

Principais causas do cabelo loiro “gema de ovo”

Confira o que pode estar causando amarelamento dos seus fios:

Cabelo amarelo causado pela água do chuveiro

A água que vem da rede de distribuição pode estar danificando seu cabelo loiro, pois ela contém substâncias, como cobre, que causam desbotamento e enfraquecimento do fio. Além disso, a água quente é uma verdadeira vilã, ela quebra as cutículas dos fios deixando-os fracos e quebradiços. Se este é o problema do seu cabelo amarelo, solucione o problema instalando um filtro purificador no próprio chuveiro.

Cabelo amarelo por falta de uso de produtos específicos

Não basta ficar loira, é preciso manter a cor. Os cabelos loiros passam por processos que danificam os fios, por isso, invista em produtos específicos para a cor do seu cabelo.

Cabelo amarelo pela frequência de lavagem dos fios

Evite lavar os cabelos todos os dias, pois este processo pode danificar o pigmento dos fios. Para se organizar e não deixar de cuidar do seu loiro, intercale os dias de lavagem e separe um dia específico para hidratação. Mas se o seu cabelo for oleoso, prefira usar o shampoo seco entre as lavagens.

Cabelo amarelo por contato com o sol e cloro da piscina

Não há dúvidas que o sol e o cloro da água podem danificar o cabelo, e o loiro pode sofrer ainda mais impacto pelo tipo de pigmento, podendo até ficar verde. Para o cuidado diário do seu cabelo loiro, não deixe de usar um protetor térmico quando em contato com secadores, chapinhas e babyliss. E um bom protetor solar quando em contato com o sol e piscina.

E no salão, quais os cuidados pra evitar isso?

Além de todas essas causas citadas acima, outra atitude que pode danificar o loiro é a falta de retoques e cuidados de um profissional especializado. Isso inclui, a importância do retoque da cor e também o corte das pontas do cabelo. Agora que você já conhece as principais causas, confira abaixo como manter os cabelos loiros hidratados e saudáveis.

Prepare o cabelo para receber o loiro

Para os seus fios receberem o loiro, antes do dia da coloração, faça uma boa hidratação com produtos de pré-coloração. O próprio profissional colorista que te atender pode realizar essa mega hidratação para preparar seus fios. Isso é necessário uma vez que para fazer cabelo loiro, pode ser necessário descolorir bastante os fios, e esse procedimento tende a acabar com a saúde capilar.

Sempre lave com água fria ou morna

Como vimos acima nos itens sobre a causa do cabelo amarelo, a água quente é agressiva aos fios, e ela ainda remove a oleosidade natural do cabelo, podendo ora deixá-lo ressecado, ora deixá-lo oleoso (efeito rebote). Por isso, evite lavar os cabelos com água muito quente.

Utilize produtos adequados para este tipo de cabelo

Utilize produtos adequados para este tipo de cabelo
Utilize produtos adequados para este tipo de cabelo

Produtos adequados podem manter o loiro perfeito, por isso, invista em shampoos e condicionadores próprios para esse tipo de coloração. Os matizadores são os mais indicados, mas cuidado, não utilize mais de uma vez na semana esse tipo de produto.

Outra dica é: corra dos shampoos anti resíduo, eles são especializados para abrir as cutículas em processos de alisamento, por isso podem amarelar os fios. Abuse de óleos para cabelo, reparadores de pontas e os protetores solares, além da linha para piscina.

E claro, o mais importante, não se esqueça de hidratar sempre. Confira nossas dicas de hidratação caseiras para tirar o amarelo dos cabelos:

Receita com leite para tirar cabelo amarelo

Receita com leite para tirar cabelo amarelo
Receita com leite para tirar cabelo amarelo

Ingredientes e materiais necessários para essa dica:

  • 50 ml de leite integral
  • 2 colheres de máscara hidratante
  • 1 vasilha
  • 1 colher de ferro
  • 1 pincel de aplicação de coloração
  • 1 touca térmica

Modo de preparo:

Em uma vasilha de vidro misture os dois ingredientes com uma colher de ferro, até se formar uma misturinha homogênea.

Como aplicar a receita:

  • Primeiro, lave os cabelos com shampoo anti resíduo;
  • Depois seque o cabelo uns 80%;
  • Aplique com a ajuda de um pincel toda a mistura no cabelo, sempre mantendo dois centímetros da raiz;
  • Amarre o cabelo com um coque e deixe o produto agir por 30 minutos usando uma touca térmica.
  • Lave após o período informado, de modo que nenhum fragmento do produto fique no cabelo;
  • Finalize com um leave-in ou condicionador de sua preferência.

Essa receita pode ser usada sempre que necessário, e não possui contraindicações.

Produtos milagrosos que podem ser usados para tirar o amarelo dos cabelos

Um produto que pode ser usado é a violeta genciana, um remédio antigo utilizado para curar ferimentos. Ela é capaz de tirar o amarelado do cabelo quando usada em shampoos, condicionadores ou cremes.

Como ela é bem pigmentada, adicione no máximo 3 gotas da violeta na embalagem do shampoo. Mas cuidado, ela deixa as mãos manchadas, por isso, aplique com uma luva no cabelo. No entanto, esse produto pode ser usado em shampoo uma vez por semana, então separe os produtos somente para este fim.

Para hidratar com a violeta, tenha separado uma vasilha, duas colheres do seu creme de hidratação preferido, e acrescente duas gotas de violeta. Deixe agir por 30 minutos e enxague até sair todo o produto dos fios. No creme para pentear você também poderá usar a violeta, acrescentando duas gotas em uma quantidade de produto que você vai usar no cabelo.

Produtos milagrosos que podem ser usados para tirar o amarelo dos cabelos
Produtos milagrosos que podem ser usados para tirar o amarelo dos cabelos

Como esse processo é gradativo, não desista de aplicar o produto respeitando os intervalos necessários. O custo da violeta genciana é realmente muito atrativo, ela poderá custar no máximo R$ 10 um vidrinho de 30 ml. Se você não encontrar violeta genciana, substitua por azul de metileno, que produz o mesmo efeito que a violeta e também possui a mesma margem de preço.

antes e depois com violeta genciana
Antes e depois com violeta genciana

Outra dica importante: opte por produtos para cabelo loiro que possuem uma pigmentação clara, pois as pigmentações coloridas podem pintar os fios do cabelo. Os segredos para um loiro sem amarelar envolvem sempre uma boa hidratação, e cuidados diários que fazem toda a diferença.

É preciso investir tempo para todo esse cuidado, mas não é algo impossível de alcançar. Agora que você já conhece as nossas dicas, comente quais delas você já usou e quais foram os resultados.

Se você também quer compartilhar uma receitinha caseira, fique a vontade, adoramos receber dicas. Se teve uma dúvida, também fique à vontade para mandar uma mensagem.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *