Cabelo Cacheado Infantil: O Que Usar, Como Tratar, Fotos, Vídeo!


Ter os cabelos cacheados divide muitas opiniões, isso porque algumas pessoas gostam e outras não. Muitas mães se preocupam e não sabem como tratar o cabelo cacheado infantil dos seus filhos.

Cabelo cacheado infantil
Cachinhos com volume

A visão do que o cabelo cacheado representa é construída desde quando se é criança, na maioria dos casos, o posicionamento sobre a aparência do cabelo é determinado pelos pais. Se por exemplo a mãe sempre teve os cabelos naturais cacheados e optou pelo alisamento, provavelmente no caso de ter uma filha, será da mesma forma. Mas se ela for adepta aos seus cachos naturais, a criança seguirá o mesmo caminho.

A questão de manter ou não o cabelo cacheado geralmente é mais discutida entre meninas, pois os meninos se preocupam mas de uma forma menos enfática e na grande maioria preferem os cabelos cacheados e curtinhos.

O importante nessa fase da vida, enquanto se é criança, é deixar os pequenos viverem como naturais, sem forçar nenhum tipo de posicionamento em relação aos cabelos e deixar com que as próprias crianças descubram com o tempo o que gostam ou não. Os pais devem investir nos cuidados com os cabelos, como são naturalmente e ter apenas essa preocupação.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como cuidar dos cachos de criança:

Conheça o tipo de cacho do seu filho

Existem diversos tipos de cabelos cacheados, isso é perceptível, pois alguns cachos são maiores que os outros, uns mais finos e outros mais grossos, veja uma rápida definição abaixo para que você possa dar o primeiro passo e identificar de forma clara o tipo de cabelo de seu pequeno (a), seja masculino ou feminino.

  1. Tipo 4: são aqueles bem crespos, com mais volume e tendem a ser mais frágeis.
  2. Tipo 3: esse tipo é o dos cachos mais bem definidos, que são separadinhos, bem definidos.
  3. Tipo 2: o famoso liso ondulado, que não é liso, portanto, entra na categoria dos cacheados, só que com ondas leves e mais fluídas.

Todos esses tipos abrangem subtipos: 4 A, B e C, 3 A, B e C e 2 A, B e C. Esses subtipos determinam o nível de cacheado do cabelo, com mais ou menos volume, mais ou menos espaçamento entre os cachos, grossura dos fios, caimento deles e outros itens que seguem essa linha.

Cachos volumosos

Não lave o cabelo todos os dias

Essa dica deve ser levada em consideração por todas as pessoas, principalmente para os pequenos, mesmo que isso seja difícil, pois quando se é criança, as mãos que vão no chão vão na boca, no alimento, na roupa, na cabeça e por ai vai. Essa medida é importante para preservar a oleosidade natural do cabelo, principalmente porque o cabelo cacheado tem maior dificuldade em fazer essa conservação natural.

O intervalo vai depender muito do seu tipo de cabelo, pois o aspecto dele vai mudando muito de acordo com o tipo de cacho que é. No geral, a distância entre uma lavagem e outra pode variar de 1 – 2 dias, porém, falando de crianças, o ideal é que o intervalo seja de 2 dias.

Penteados infantis para cachos

Não penteie o cabelo da criança quando estiver seco

Essa regrinha já serve para pessoas adultas, mas o cuidado é maior quando falamos de crianças. Isso porque o cabelo quando penteado seco ao invés de melhorar, terá mais aspecto de armado, seco e danificado. O ideal é que o cabelo seja penteado úmido, após a lavagem. Além disso, outro item que facilita o desembarace é optar por pentes largos e de preferência de madeira, pois os eles geram menos frizz, ou seja, menos volume.

Lembrando que os cabelos devem ser penteados úmidos e nunca embaixo do chuveiro, pois isso faz com que os cabelos quebrem mais.

Penteado com acessório pra cabelo cacheado infantil

Use produtos específicos para crianças

Cada produto é específico de uma forma, serve para alguma coisa e tem um objetivo específico com o cabelo e isso varia muito de tipo para tipo e principalmente de idade para idade. Como o cabelo de criança é mais sensível, o ideal é que os produtos usados sejam específicos, para não causar danos aos cabelos das crianças.

Liso meio ondulado – quase cacheado

Escolha o corte e o penteado certos!

O corte certo e ideal para cada tipo de cabelo pode fazer toda a diferença, isso porque os cabelos cacheados pedem um corte que valorize os cabelos e siga a linha dos fios, para que não aconteça o efeito contrário do esperado, ao invés de ajudar a diminuir o volume, ele pode potencializar esse efeito.

O ideal é que o corte seja feito com um cabeleireiro de confiança e se possível que tenha experiência no corte dos cabelos cacheados. Além disso, não cortar com a navalha mas sim com tesoura, faz toda a diferença e o tipo de corte repicado ou em camadas dá mais leveza ao corte, fazendo com que o rostinho da criança tenha aspecto mais suave.

Onduladinho lindo com franja de lado

Aprenda que hidratação é indispensável

O cabelo cacheado, desde quando falamos de criança, tende a ser mais ressecado que o normal, isso é uma das principais características do próprio cabelo. A frequência dessa hidratação dependerá do tipo de cabelo, de como é a característica dele.

Hoje já existem máscaras hidratantes próprias para crianças, para facilitar o processo do cuidado com os cabelos, mas apesar desses produtos, existem as famosas máscaras caseiras, que são muito práticas de fazer.

Soltos e definidos

O que usar Day after

É o famoso dia seguinte, quando a criança passa o dia sem lavar o cabelo e ele amanhece um pouco amassado, com frizz. A solução até para desembaraçar logo é usar um borrifador com água e espirrar no cabelo, para que ele fique umedecido.

Cabelo infantil feminino – penteado preso

Finalização também é muito importante

Esse é o momento final, onde você opta por passar creme, óleo ou gel no cabelo do seu filho, para que ele se mantenha no lugar e certinho. O ideal é que não exagere na quantia na hora de passar o produto nas madeixas.

Seguindo essas dicas, manter o cabelo cacheado do seu filho mais saudável e intacto será muito mais fácil. O ideal é sempre cuidar bem dos fios e não usar química no cabelo das crianças.

Crespos com trancinha com a franja
6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)