35 Cabelos Castanhos Escuros: Como Fazer, Fotos, Dicas, Vídeo!


Conheça mais sobre os cabelos castanhos escuros!

Castanho escuro e olho verde

Na hora de escolher a próxima cor de cabelo muita gente decide ousar e ir justamente para a opção mais tradicional: os cabelos castanhos escuros. Mesmo quem já tiver esse tom como cor natural precisa ficar de olho no que é tendência se quiser um visual super moderno, bonito e prático.

Contrariando a ideia de que é um tom sem graça, o castanho escuro permite que você tenha ao mesmo tempo um visual sofisticado, versátil e jovem, valorizando seus cabelos. Para isso, veja a seguir algumas dicas para quem quer ter ou já tem o tom!

Opções do chocolate ao tabaco

Quando se fala em cabelos castanhos escuros é muito comum que a ideia seja daquele cabelo quase preto e nada mais. Porém, mesmo sendo uma tonalidade mais sóbria e mais escura ainda é possível encontrar nuances para agradar a todos os gostos.

Quem deseja um tom mais sóbrio e invernal pode apostar no tom de chocolate, que é mais puxado para o marrom e também mais escuro. Nesse caso, o resultado é um visual mais fechado e que combina muito bem com o inverno, por exemplo.

Já quem quiser algo mais leve pode apostar no tom de tabaco. Ele fica no limiar com o castanho claro e é um tom de marrom levemente iluminado, quase puxando para o marrom dourado, mas ainda mais escuro. Assim, é uma boa opção para quem não quer ser morena com um tom escuro demais.

Morena com luzes
Cabelo natural
Cabelo natural cacheado em negras
Cabelo cacheado em negras
Ombre hair de costas

Dá para iluminar o castanho escuro

E por falar em tom escuro, uma das melhores possibilidades para esse tipo de cabelo consiste na iluminação dos fios.

Quando o cabelo castanho escuro é iluminado o visual fica mais leve, já que o peso está entre as grandes reclamações de quem usa um cabelo mais escuro. Para isso, os melhores tons são as luzes mel, o dourado e o castanho claro. O platinado, por sua vez, não fica tão bem.

Outro ponto importante sobre a iluminação consiste em escolher a técnica certa. Dependendo da decisão, pode ser necessário realizar mais ou menos manutenção. Enquanto as luzes californianas e com raiz esfumada dão menos trabalho, as mechas tradicionais exigem um retoque mais constante.

Pele clara e olho claro
Iluminado nas pontas
Quase preto
Mechas roxas e azuis
Cabelo roxo

Platinar não é a melhor opção

Falando em clarear os cabelos e em platinado, deixar os fios com esse tom esbranquiçado, total ou parcialmente, pode não ser a melhor escolha. Isso porque o pigmento dos cabelos castanhos escuros são naturalmente muito fortes e o fundo de clareamento passa por tons indesejados — como o laranja acobreado e o amarelo gema.

Além disso, a descoloração necessária é mais prolongada e mais intensa, o que causa mais danos aos fios. Por isso, se for para clarear cabelos naturalmente nesse tom o ideal é optar por tons menos intensos, como o loiro escuro.

Se, ainda assim, a sua opção for o platinado o melhor é ir aos poucos, alternando diferentes idas ao salão para minimizar os danos.

Tinta garnier
Tinta Koleston
Foto do tumblr
Mila Kunis – cabelo acinzentado
Cláudia Raia – madeixas acobreadas

Banho de brilho ajuda o visual

Já se você quiser cabelos castanhos escuros em toda a sua glória reluzente, a grande dica é apostar no banho de brilho! Como os cabelos são mais escuros, eles refletem mais intensamente a luz e o resultado é digno de capa de revista e de comercial na televisão.

A receita mais tradicional do banho de brilho inclui misturar proporções iguais de creme hidratante branco e tonalizante da exata cor do seu cabelo. Se quiser dar uma complementada, acrescente vitamina E para favorecer o aspecto dos fios.

Para não causar problemas ou danos aos fios é fundamental que a máscara tenha alto poder de hidratação e que o tonalizante seja, realmente, totalmente livre de amônia. Assim, você vai apenas realçar a cor dos seus cabelos de maneira natural.

Luzes acobreadas
Emma Watson – nuance avermelhada
Balayage nos fios curtos
Balayage
Bob

Atenção ao tom de pele

Se você já tem cabelos castanhos escuros ou se pretende utilizar a cor é muito importante considerar o seu tom de pele. Isso porque dependendo da tonalidade, esses cabelos podem não valorizar o visual.

Se você tiver a pele muito clara, por exemplo, cabelos castanhos escuros mais puxados para o preto não combinam tanto porque criam muito contraste. Por outro lado, se você tiver a pele negra o cabelo castanho escuro puxado para o marrom levemente acobreado combina muito bem.

Não é nenhuma regra que te impede de usar a cor se assim você desejar, mas vale a pena ficar de olho nessa questão dos contrastes se quiser acertar em cheio.

Cabelo castanho escuro
Castanho quase preto
Pintado com henna
Desbotados
Antes e depois de desolorir o cabelo castanho

Se for escurecer, vá com cuidado

Apesar de muitas mulheres terem o sonho de contar com cabelos mais claros, muita gente faz o caminho oposto e recorre aos cabelos castanhos escuros. Há quem faça isso por gostar do visual, mas muitas vezes essa é a opção procurada por quem está com cabelos muito danificados, especialmente devido à tinturação prévia.

Nesse caso, se você for pintar com a cor não se engane: apesar de ela ser mais escura, ela ainda pode causar manchas. Se você não aplicar com cuidado e com as técnicas certas pode terminar com um cabelo de várias cores por causa das manchas.

Assim, especialmente se você vai sair de um loiro ou de um cabelo ruivo para o castanho escuro é muito importante contar com a ajuda de um profissional para evitar esse efeito tão indesejável.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de transformação do castanho escuro para o ruivo natural:

Fique de olho em um corte que valorize

O cabelo castanho escuro permite uma grande variedade de visuais por ser muito versátil e adequado para todos os estilos e idades. Porém, se você não cuidar do corte pode acabar envelhecida — ou então no estilo Morticia Addams, do famoso filme.

Por isso, é fundamental ficar de olho no corte, garantindo uma opção que valorize seu comprimento, seu tipo de cabelo e, é claro, a cor. Em geral, mais movimento é bem vindo e cabelos desfiados, repicados e em camadas funcionam muito bem com esse tom.

Os cabelos castanhos escuros podem ser lindos e modernos, além de aparecerem em uma grande gama de cores. Para não errar, garanta o máximo de cuidado com os fios, pense no seu tom de pele e escolha também o corte ideal — aí é só arrasar!

Cabelos dourados
Cabelo castanho de famosa
Tonalidade grafite
Henna para pintar de castanho escuro
No homem
Long bob clareado com luzes
Tintura Loreal
Com luzes clarinhas
Resultado masculino

Você tem ou já pensou em ter cabelos castanhos escuros de alguns desses tons? Conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)