20 Cabelos Frisados: Como Cuidar, Como Fazer, Fotos!


O cabelo frisado é aquele que está entre o cacheado e o ondulado, não assumindo nenhuma das duas formas. Varia de acordo com o tipo de fio (grosso ou fino) podendo ser mais seco e volumoso, mas também pode ter pouco volume.

Cabelos frisados – pra quem tem personalidade

Alguns cabelos adquirem o aspecto de frisados após processos químicos, como os relaxamentos, não voltando a estrutura dos cachos e nem mesmo se definindo com ondas. Nessa situação os cuidados devem ser redobrados.

Os fios dos cabelos frisados possuem uma estrutura em espiral, o que os torna mais frágeis e com grande tendência a quebrar, podendo atribuir-lhes os aspecto de mal cuidados. Para saber como cuidar dessa aparência, deve-se abusar das hidratações e até mesmo seguir um cronograma capilar, que tornará o cabelo mais forte e saudável. Existem cremes próprios para esse tipo de cabelo, facilmente encontrados nas lojas especializadas em cosméticos.

Como cuidar

Uma dica para manter as madeixas frisadas bonitas, é nunca pentear o cabelo a seco. Isso pode quebrá-lo mais, e também estimula o volume e aparência de ressecado. O correto é utilizar um pente de madeira com dentes largos ou os próprios dedos com o cabelo ainda úmido, após a lavagem. E em seguida aplicar um creme de pentear próprio para esse tipo de fio, com leves massagens e amassadas, que auxiliam a deixar o frisado mais definido e com menos volume.

O corte também é muito importante. Deve ser feito a seco para evitar volume e comprimento indesejados, evita-se o uso de navalhas que acabam por deixar o cabelo com aspecto de pontas soltas. Pode ser utilizado o difusor no lugar no secador, durante a finalização, dessa forma a definição será melhor e o volume menor.

Quem possui cabelos frisados deve evitar químicas e o uso excessivo de chapinhas, pois estes enfraquecem ainda mais os fios e os tornam quebradiços e sem vida (veja aqui como acabar com esse problema). Porém se a rotina pede, deve-se caprichar no uso de protetores térmicos e escolher sempre os melhores profissionais para a aplicação das químicas.

O cabelo frisado possui duas faces: os naturalmente frisados e aqueles que são cacheados ou ondulados e por algum motivo perdem sua forma, e ficam com o aspecto frizzado. No segundo caso, a intenção é evitar o efeito em vez de torná-lo evidente. Para isso seguem mais dicas!

Meio solto semi preso com frizz
Frizz natural muitas vezes é um incômodo
Ondulados e com frizz no homem
Penteados frisados

Dicas para cabelos frisados

Quando o cabelo cacheado se assume frisado, pode ser por conta da umidade do ar ou até mesmo falta de nutrientes. É necessário seguir um cronograma de hidratação e também fornecer bons nutrientes para o organismo. O cabelo, assim como a pele, reflete a saúde do corpo.

Um bom truque para evitar o frisado é enxaguar o cabelo com água fria. Essa prática proporciona que o folículo capilar se feche e o cabelo assuma um aspecto menos frisado. O mesmo vale para os cabelos ondulados. Evitar o uso de chapinhas, secadores e químicas também auxilia muito no processo.

O frisado também pode ser um estilo, já foi muito usado nos anos 80 e recentemente a moda voltou. Se você se encaixa no grupo daquelas que deseja ter o efeito frisado por um dia, para arrasar naquela festa, segue um passo a passo de como frisar os cabelos com a chapinha e em casa! Essa técnica funciona melhor em cabelos lisos de todos os tamanhos.

Masculino curto
Cacheado natural – estilo diferente
Lisos frisados
Penteado chique frisado para festa
Mecha frisada

Como fazer o estilo frisado

  1. Faça trancinhas finas por toda a cabeça, é importante que o cabelo esteja limpo e seco pois haverá uso do laquê.
  2. O ideal é utilizar uma chapinha fina, em temperatura média para não queimar os fios. Passe a chapinha por cima de cada trança, três vezes, com cuidado. Dê atenção a raiz, para que a mesma possa ter o efeito.
  3. Aplique um pouco de laquê sobre as tranças chapadas e aguarde secar um pouco. O laquê irá segurar o efeito frisado por mais tempo.
  4. Passe a chapinha novamente, uma vez em cada trança.
  5. Desfaça as trancinhas com cuidado. E pronto! O cabelo deverá estar todo frisado e pronto para arrasar!

Veja também este vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer cabelo frisado masculino:

Outro vídeo tutorial de como fazer com passo-a-passo o estilo frisado para homem:

Mas para você que tem um cabelão ondulado ou cacheado, e não tem tanta paciência com o processo da chapinha, existe o método do efeito frisado com a trança! Esse é muito mais prático, porém é necessário ser feito de um dia para o outro.

  1. Lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador. Seque bem com a toalha e aplique o creme de pentear da sua preferência.
  2. Divida o cabelo em quatro partes para facilitar o processo e faça trancinhas em todo a cabeça. Faça as trancinhas até o máximo do comprimento, e prenda as pontas com um elástico fino para não marcá-las. É importante que o cabelo esteja úmido.
  3. Seque um pouco com o secador frio ou morno, apenas para não dormir com a cabeça molhada, que não é indicado nem para a sua saúde ou a dos seus fios. E vá dormir.
  4. Ao acordar, passe mousse ou spray fixador em todas as tranças com cuidado. Não exagere, os produtos servem apenas para prolongar o efeito, e o excesso pode deixar o cabelo com um aspecto muito pesado.
  5. Desfaça as tranças com cuidado, e pronto! Cabelos longos e frisados com muito estilo!
Longo vintage
Volumoso ondulado
Crespos
Crespo ou cacheado
Curto masculino
Frisado loiro retro
Frisado naturalmente
Super volumoso tipo cabelo anos 60
Trança frisada
Trançados com frizz

Após esse guia completo sobre como cuidar de cabelos frisados e fazer, use e abuse desse estilo. E para aquelas que possuem o cabelo naturalmente frisado, aproveitem do privilegio de suas madeixas!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)