Cabelos Quebrados Na Raiz: Como Cuidar, Tratar, Dicas!


Quer saber o que fazer com cabelo quebrado na raiz, seja por relaxamento ou por química? Saiba que recuperar é possível. Veja causas da quebra. Adote as dicas e volte a ter cabelos lindos.

Cabelo quebrado na raiz fica preso na escova
A quebra dos fios é um pesadelo

Meninas, se tem uma coisa que toda mulher teme é a quebra de cabelos, se estiver quebrando na raiz, aí então é que a coisa fica feia.

A quebra do cabelo é uma resposta dos fios aos maus tratos químicos. É isso gente! Podemos chamar de maus tratos pela forte agressão que os processos químicos trazem aos cabelos.

É alisamento, é relaxamento, descoloração, tintura e tingimento, sol queimando, mar ressecando, e piscina deixando verde… Nossa! Não há fio capilar que resista!

Cabelo rompido na raiz? Por quê?

As causas para o cabelo quebrar na raiz são muitas:

  • Uso constante de secador, babyliss e chapinha que são fontes de calor que danificam os cabelos.
  • Excesso de queratina
  • Alisamentos
  • Relaxamentos
  • Descoloração
  • Dormir com cabelo amarrado e molhado.
  • Exposição excessiva aos raios do sol.

Pontas duplas e pontinhos brancos – vilões da quebra

É importante que você fique atenta às causas, para identificar o motivo da quebra dos cabelos na raiz. Tomando conhecimento da causa, fica bem mais fácil tratar. Mas não fique aflita, pois sempre há um jeito.

Um ponto importante que você deve perceber é que os cabelos necessitam sempre de hidratação e a falta dela pode favorecer a quebra, já que os fios estarão danificados.

Você já deve ter passado por alguma situação em que seu cabelo estava com pontas duplas, poroso, ressecado, desidratado ou com excesso de frizz, não é mesmo?

Cabelos quebrados na frente incomodam muito também
Como é o cabelo tratado e o cabelo descuidado
Cabelo quebrado na frente

Quando isso acontece um dos piores problemas entre os que surgem, são as pontas duplas. Ah! As terríveis pontas duplas! Nem me fale! Mas, você precisa saber que elas são muito ruins porque também são causadoras de quebra.

Elas aparecem a partir de pontinhos brancos, muito comuns nos cabelos quebradiços. Estes pontinhos brancos se rompem dando origem às danadinhas. Sabe o que é pior? É que elas vão se abrindo e o fio vai quebrando. Mas, se isto acontece com você não se deixe vencer. Vamos tratar.

Raiz do cabelo quebrada – como tratar

Para recuperação dos cabelos você vai precisar ter um pouco de trabalho e muita paciência. Ficar estressada e dar um “piti” não vai adiantar. Para o tratamento você até que tem algumas opções como por exemplo:

  • Fazer uso de máscaras à base de queratina – Isto recupera a cutícula capilar, que é a camada mais externa dos fios e dá proteção para as agressões do dia a dia que podem piorar o quadro.
  • Cremes de tratamento que hidratam e fortalecem o fio capilar
  • Utilizar shampoos anti quebra que dão força para as madeixas. Estes shampoos dão uma segurada evitando que os fios se rompam.
  • Fazer cauterização – Para repor a queratina. Também é bom para restituir as proteínas e vitaminas que o cabelo perdeu. Mas fique esperta pois este procedimento deve ser feito em um salão. Não é zelo exagerado, não gente. É que um profissional saberá a verdadeira necessidade e a quantidade de queratina que seu cabelo precisa neste momento. A queratina em excesso piora a situação causando endurecimento dos fios.
  • Fazer botox capilar – Aí também entra o cabeleireiro. É preciso saber qual a melhor opção para suas madeixas. O botox recupera os fios atuando diretamente na parte estrutural dos mesmos. Revitaliza, hidrata reduz volume e promove aquela aparência mais saudável. O botox é capaz de selar a cutícula e recupera o desgaste provocado por agentes externos.
  • Corte – Muitas vezes, a coisa está tão louca que o melhor é se conformar e cortar. Cortando você faz com que o fio se feche nas pontas. O fio cicatriza e isso impede a continuação da quebra. Isto é uma ação que você precisa realmente fazer. Tire pelo menos as pontas que estão piores a cada 3 meses.
  • Hidratar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana. Isso dá para fazer em casa, tranquilamente. A vantagem da hidratação é que ela traz de volta a umidade perdida, ou seja, repõe a água e reduz o ressecamento.
  • Umectação – Faça com óleo vegetal. Pode ser o de Argan, azeite extra virgem, macadâmia, abacate, de coco. Tem muitos. Umectar os cabelos evita novas pontas duplas e além disso ai dá brilho aos seus cachos.
  • Consulte profissionais que te ajudem a diagnosticar os motivos da quebra. O cabeleireiro pode te indicar que produtos usar e acompanhar e orientar a recuperação dos cabelos. O dermatologista pode te receitar algo para ajudar no crescimento. Existem muitas vitaminas próprias para isto.
O cabelo é fundamental para a beleza feminina
Cabelos ondulados sem quebra e saudáveis
Cabelo sem quebra de Megan Fox

Olha só este vídeo tutorial feito por um profissional com dicas passo-a-passo de como fortalecer o cabelo e acabar com a quebra na raiz:

Forneça a proteção que os cabelos precisam – Isto é uma estratégia que vai ajudar a tratar seus cabelos, mas que você deve manter sempre. É preciso proteger os fios para que possam se recuperar e pra que se mantenham sempre saudáveis. Tem muito jeito de proteger:

  1. Usando leave-in adequado, que proporcione o fortalecimento.
  2. Evite descolorações e tingimentos por um bom tempo
  3. Se for fazer escova, chapinha ou babyliss utilize um protetor térmico.
  4. Se for à praia ou piscina adote um protetor solar para os cabelos. Quando chegar em casa lave com água doce para retirar o acúmulo de agentes que degradam os fios.
  5. Não durma com o cabelo molhado e não o prenda enquanto não secar. Dormir com o cabelo molhado provoca a proliferação de fungos. Na linguagem popular o cabelo mofa.
Cabelos tratados e sem quebra
Máscaras boas para cabelos quebrados na raiz

Cabelos quebrados na raiz são mesmo um problema sério de resolver. Mas lembre-se, os cabelos não vão começar a crescer da noite para o dia. A primeira etapa é fazer com que eles parem de quebrar. E para recuperar um cabelo leva no mínimo uns 6 meses. Portanto, paciência acima de tudo, amiguinha.

Aproveite bem as dicas tá? E não deixe de colocar aqui seu comentário ou sugestão para trocarmos boas ideias. Ok?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)