TOP 10 Cabelos Saudáveis: Dicas, Cuidados, Passo-a-passo!


Cabelos saudáveis e lindos, como tê-los? Conheça a resposta a esta pergunta! Saiba como cuidar para obter brilho e maciez. Aprenda dicas para cabelos lindos.

Moça bonita com cabelo lindo
Fios da Jessica Alba

Seus sabelos tem saúde?

Se você ficou em dúvida para responder a pergunta, talvez seja porque algo em seus cabelos não vai bem. Talvez eles estejam ressecados. Ou sem brilho. Ou você esteja enfrentando uma queda. Quem sabe? Talvez estejam com pontas duplas.

Seja qual for o problema saiba que cabelos saudáveis não é coisa só das atrizes de novela e dos filmes. Cabelos cheios de vida, com brilho, e sem pontas duplas é algo que qualquer de nós pode ter. Basta para isto saber a forma perfeita de cuidar.

E para isto, aqui está este artigo que pode te ajudar com um montão de dicas boas. Sugestões que você pode aplicar no dia a dia ou fazer em casa sem precisar gastar muito. Acompanhe aqui as diversas formas de como ter um cabelo saudável.

Para a saúde dos seus cabelos, dicas que funcionam

Para ter um cabelo saudável é preciso cuidar constantemente. Talvez te assuste a ideia de ter que ficar diariamente ocupada com seus cabelos, tendo tantas coisas a mais para fazer. Mas não se preocupe pois não é bem assim. Cuidar dos cabelos é fácil. Siga as dicas e perceba.

Fortes com cabelo bom
Loiro lindíssimo

Principais cuidados

Estes são cuidados essenciais que você não pode deixar de fazer. Mas, observe que não é difícil, nem requer idas e vindas ao salão. Também não exigem um excesso de gastos além de seu orçamento.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer para ter cabelos lindos e saudáveis!

Para cabelos saudáveis o segredo é lavar, secar, enxaguar, hidratar.

  1. Ao lavar suas madeixas lembre-se que a água muito quente resseca e prejudica o couro cabeludo. Portanto use água fria ou levemente morna.
  2. Depois de lavar as madeixas não deixe de usar condicionador. Ele nutre, amacia, desembaraça e dá brilho. Não fique sem ele. Sempre fique atenta para optar pelo produto certo e específico para seu tipo de cabelo.
  3. Saiba comprar seu shampoo e condicionador. Escolha levando em consideração seu tipo de cabelo. Atualmente as opções são muitas. Vale a pena buscar pelas melhores marcas.
  4. Para quem tem cabelos oleosos a melhor forma de usar o condicionador é do meio para baixo. É do meio até as pontas que ele é mais necessário, pois é onde os danos estão concentrados. Os cabelos mais secos já precisam do condicionador em todo o seu comprimento.
  5. Quem tem cabelos finos não deve abusar do condicionador. É importante optar pelo produto certo.
  6. Enxague muito bem os cabelos usando água fria que é excelente para selar as cutículas e dar brilho. Não deixe resíduos de condicionador. Este produto não é feito para permanecer nos fios.
  7. Outro bom truque para obter cabelos com brilho extra é usar o vinagre de maçã. A proporção é 25 ml de vinagre misturados em 100ml de água. Para aplicar use um borrifador.
  8. Aplique nos cabelos após lavar e condicionar. Deixe agir por 15 minutos. Enxague com água fria e aplique um leave-in. Deixe secar naturalmente. O vinagre de maçã faz muito mais do que dar brilho. Ele fecha cutículas, desembaraça, reduz a porosidade e amacia. É um produto natural nota 10.
Loiros com vida
Longo e saudável

Como secar o cabelo

Para secar os cabelos pressione-o levemente removendo a umidade, não é preciso esfregar com força.

Outra boa dica é usar um tecido de malha ou toalha de algodão ou opte pela toalhas-toucas de microfibra próprias para secar os cabelos, que você encontra para comprar na internet. São muito eficientes e não danificam os fios.

Mas, nem precisa gastar, pois uma camisetinha velha de algodão é ótima para isto. A verdade é que as toalhas macias e fofinhas que a gente usa para secar o corpo, são péssimas para nossos cabelos. Sabe por quê? Vou te falar já.

  • Elas agridem as cutículas dos fios, produzindo atrito, e assim os cabelos ficam mais ressecados. Vem daí o frizz que a gente tanto quer evitar. As felpas destas toalhas normais provocam também aumento de volume e alta porosidade.

Hiiiii! Gente! Sabe o que é a tal porosidade? Ela faz com que os cabelos fiquem rebeldes, volumosos, arrepiados e sem brilho. Não é bom não! Com a porosidade em alta, os fios ficam com as cutículas muito abertas, daí que o cabelo fragiliza e o estrago é certo.

Saudáveis e brilhantes
Liso saudável e longo
  • Outra desvantagem das toalhas felpudas é que elas retiram parte da hidratação que você fez nos cabelos. Pois é. Elas não enxugam só a água. Absorvem boa parte do que aplicamos para tratar as madeixas.
  • Você tem o costume de enrolar a toalha e torcer? Saiba que isto provoca quebra dos fios. Portanto dê adeus às toalhas macias e felpudas e faça de sua camiseta velha de malha sua maior aliada.

Como pentear e hidratar os cabelos

  • Use o creme de pentear nos cabelos ainda um pouco molhados. Uma ideia boa para secar sem frizz é fazer um coque meio frouxo e deixar secar assim.
  • Evite o uso diário de secador, pois, resseca e tira o brilho.
  • Hidrate sempre as pontas. O condicionador é boa pedida e um bom reparador que evita as pontas duplas e protege os fios.
  • Pentear o cabelo molhado exige um pente de dentes largos ou escova vazada. Assim não irá puxar e quebrar os fios. Spray ou creme para pentear são bem-vindos.
  • Agora uma super dica: Vá dormir de touca ou fronha de cetim. É isso mesmo! O cetim não produz atrito e tem a capacidade de tratar os fios. Enquanto você dorme o cabelo vai sendo hidratado em contato com a maciez do cetim. Experimente e comprove!
  • Hidrate sempre. A hidratação é essencial principalmente para quem tem cabelos mais secos. Ela repõe a umidade e os nutrientes perdidos. Pode ser feita semanalmente, de 15 em 15 dias ou mensalmente, dependendo do tipo de cabelo. Existem muitas receitas caseiras com excelentes resultados.
Cabelos fortes bons
Com saúde e brilho

Atenção para a alimentação!

Uma dica importante de como fazer para ter os cabelos saudáveis é caprichar na alimentação. Uma dieta equilibrada e nutritiva ajuda muito a manter as madeixas sempre lindas. Portanto inclua em sua alimentação: carnes vermelhas, verduras, frutas, grãos integrais, frango, peixes.

Cabelos saudáveis é a conquista que você também pode alcançar. Mas estas são apenas algumas ideias. Existem muitas outras dicas. Você conhece algum outro jeito? Compartilhe aqui.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)