Cabelo Danificado: O Que Fazer, Como Tratar, Cuidados, Dicas


O número de mulheres que apostam em tratamentos químicos para embelezar os cabelos cresce a cada dia. Seja investindo em alisamentos, relaxamentos e tinturas. Além disso, outros tipos de artifícios também são usados, como chapinha, escova e babyliss, para dar uma incrementada nos fios.

Fios finos e quebradiços são sinal de cabelo danificado

Mas, por mais que esses artifícios sejam usados por uma boa causa, eles podem ter um efeito negativo para as madeixas. Quanto mais esses tratamentos e hábitos forem utilizados, mais eles vão ter o potencial de deixar os cabelos danificados. O resultado disso são fios sem brilho, secos, quebradiços e com um aspecto nada saudável.

Isso acontece porque quando esses hábitos se tornam rotina, eles fazem os fios perderem parte da sua proteção natural. A partir daí, as fibras de proteína do cabelo ficam expostas a qualquer tipo de agressor externo, o que potencializa os estragos possíveis e a desidratação dos fios.

Se a sua madeixa está com características de cabelos danificados, não precisa ficar assustada. Existem alguns hábitos que podem tratar cabelos com esse probleminha. E vamos agora te dar essas dicas quase milagrosas para ajudar a ter a saúde dos fios, e sua beleza de volta:

Escolha os produtos certos

Produtos bons e que funcionam para cabelo danificado

Como todas nós sabemos, a diversidade de marcas e tipos de produtos como shampoo e condicionador disponíveis nas prateleiras é enorme. São tantas que até pinta uma dúvida imensa de qual escolher. Mas não basta apenas optar por produtos específicos para cabelos danificados para ter o resultado esperado.

Para escolher os produtos certos que você costuma usar sempre nos seus fios, como o shampoo, condicionador e leave-in, se for o caso, é preciso levar em considerações alguns fatores que juntos, vão dar no melhor para o seu problema. É necessário optar pelos produtos para o seu tipo de cabelo (cacheado, liso, ondulado) e, posteriormente, atrelar isso aos fatores que causaram os danos.

Se o seu caso for de um cabelo danificado por coloração ou alisamentos, por exemplo, procure por produtos específicos para esses tipos de problemas. Assim vai ser mais fácil de tratar os danos. O conjunto desses dois fatores citados, é o que vai fazer com que os produtos sejam ideias para os seus fios.

Cuidados importantes

Cuidados são indispensáveis para evitar danos

A madeixa quando estiver sensível, precisa ser limpa e lavada com um intervalo mínimo de dois dias. Isso porque, a lavagem feita todos os dias pode desgastar mais os fios, e se demorar muito pode deixá-los mais oleosos, o que seria mais outro problema. A média de dois dias é ideal para ajudar a tratar os cabelos.

Invista em banhos com a água fria ou até mesmo morna, e lembre-se sempre que ela não pode ser quente de jeito nenhum. Ela quando está nesta temperatura retira a camada de gordura que protege os fios e piorar ainda mais a situação.

Substâncias amigas do cabelo

Óleos essenciais pros cabelos

Existem ingredientes que não podem faltar para as mulheres que buscam salvar suas madeixas danificadas. Eles são os óleos essenciais, as vitaminas, silicones e os aminoácidos. E eles estão presentes em produtos perfeitos para reparação dos fios. As substâncias podem ser encontradas em linhas completas de tratamento (shampoo, condicionador e máscara de hidratação).

Esses produtos podem acabar sendo mais caros que os convencionais, pois possuem esses princípios ativos que são perfeitos para salvar os cabelos. Mas, é um gasto que realmente vale à pena, principalmente se os seus fios estiverem muito danificados e sem vida.

Potencialize a hidratação

Madeixas bem hidratadas evitam danos

A grande maioria das mulheres sabem a importância que a hidratação tem para os fios e principalmente para salvar os que estão com danos. Por isso, o hábito de usar a máscara é primordial para manter os fios sempre lindos. O ideal é usar a hidratação pelo menos uma vez por semana durante o tempo crítico dos cabelos e, posteriormente, aumentar a distância do uso do tratamento.

Por falar na máscara de hidratação, você vai ficar feliz em saber que o efeito dela pode ser potencializado. Para turbinar o produto, você pode adicionar ampolas de vitaminas necessárias para o seu tipo de dano, ou com óleos próprios para tratamentos.

Para fazer isso, é só usar o óleo que você escolher, e aquecê-lo por dez segundos no micro-ondas. Faça isso apenas com uma colher de chá. Depois, acrescente isso na quantidade de creme de hidratação que for usar. Repita o processo uma vez por semana até que a melhora seja nítida.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer máscara de hidratação caseira para tratar cabelo danificado:

Escolha a escova ou pente correto

Pentes de osso e madeira são adequados

Os cabelos danificados acabam embaraçando com mais facilidade. Por isso, a escova ou o pente que você usa é mais importante do que imagina.

Para cabelos assim, em se tratando de pentes, o ideal é investir nos que são feitos de osso ou de madeira. Eles são mais indicados porque causam menos atritos com os fios.

Mas, para que seja perfeito, o acessório deve ter dentes com um espaçamento de pelo menos quatro milímetros. Já em relação as escovas, elas devem ser largas, do tipo que parecem uma raquete. Elas devem ter cerdas moles, com proteção nas pontas delas. Isso também vai diminuir o atrito da escovação.

Mesmo que você aposte em uma dessas outras opções para desembaraçar seus cabelos, a forma como os penteia também é fundamental. Para que os fios não fiquem mais quebradiços do que já estão, você precisa começar a escovação pelas pontas dos fios, e, posteriormente ir subindo aos poucos até terminar o processo.

Aproveite as misturinhas caseiras

Máscara de clara de ovo e abacate para cabelos

É verdade que os produtos caseiros não têm efeitos tão duradouros ou de tamanha eficácia quanto os cosméticos industrializados, mas eles podem ser muito úteis para conseguir tratar os cabelos danificados em conjunto com os produtos profissionais. Existem umas receitas de tratamentos desse tipo que facilitam a manutenção do tratamento.

É bom por causa da praticidade de recuperar as madeixas sem precisar gastar sempre com produtos caros. Um bom exemplo de um tratamento caseiro assim, é preparar uma máscara usando metade de um abacate uma clara de ovo, simples não é? Aplique nos fios como uma hidratação industrializada, e deixe agir de 20 a 40 minutos, e aproveite o resultado.

Castanhos longos e naturais bem tratados
Ondulados lindos recuperados
Cachos restaurados

Siga as nossas dicas do que fazer para tratar os seus cabelos danificados e traga de novo a vida e a beleza dos seus fios. Comentem o que acharam sobre o artigo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)