Caspa Pega De Outra Pessoa? Dicas De Como Evitar!


Sentir incômodo com coceiras contínuas no couro cabeludo, perceber que há pontinhos brancos dispersos na parte dos ombros da sua camisa preta e até na sua cabeça.

Será que caspa pega de outra pessoa?

A caspa é ocasionada por mudanças genéticas e alterações hormonais, dessa forma, se você alguma vez já se perguntou se caspa pega de outra pessoa, saiba de uma vez por todas que esse tipo de transmissão não pode ocorrer. Por isso, por mais que compartilhe pentes, roupas e acabe por se deitar um travesseiro usado por quem sofre da disfunção, não há como pegar caspa de outra pessoa. O tratamento da caspa não acaba definitivamente com o incômodo do couro cabeludo, mas ele pode ajudar a reduzir o desconforto e a constante coceira na cabeça. Lavar os cabelos diariamente, usar produtos específicos e indicados para a irritação são alguns dos procedimentos aconselháveis. Tire mais dúvidas sobre caspa e como viver com ela a seguir!

O que é caspa?

A caspa é um processo em que o couro cabeludo se descama. Isso ocorre por fatores genéticos e hormonais, além deste nome, a disfunção também é conhecida como seborreia. Como em outras perturbações que ocorrem no corpo, a caspa tem graus como leve, médio e grave.

Caspa leve

Dá pra pegar dos outros? – Um mito

Há muitos mitos que cercam essa disfunção do couro cabeludo, inclusive essa dúvida de que caspa pega de outra pessoa. Como o esfarelamento do couro cabeludo é fruto de problemas hormonais e causas genéticas, não há como ela ser transmissível dessa forma.

O que Pode Agravar a Caspa?
Bom, agora que você já sabe que a afirmação caspa pega de outra pessoa é realmente falsa e infundada, confira as causas que podem agravar a caspa tanto em homens quanto mulheres que sofrem desta escamação no couro cabeludo:

  • Estresse
  • Má Higiene
  • Alimentação Desequilibrada
  • Procedimentos Químicos
Caspa grave

Estresse

Sim, problemas no trabalho, na faculdade ou com a família que causam estresse podem agravar a escamação do couro cabeludo e consequentemente aumentar a intensidade da caspa em quem sofre com o problema.

Mudanças de Temperatura

Mudanças de temperatura, se o clima está seco ou frio, também pode ocasionar oscilações no couro cabeludo e aumentar a intensidade da caspa em que sofre da disfunção. Esse é mais um ponto que ajuda a acabar com a dúvida se caspa pega de outra pessoa, visto que essa possibilidade não existe.

Caspa severa

Má Higiene

Não cuidar corretamente do couro cabeludo é uma das causas que levam a alta da caspa. Por isso, indica-se lavar os cabelos diariamente para reduzir os sintomas da disfunção e a constante escamação da pele na região da cabeça. Mais um ponto para acabar com a dúvida se caspa pega de outra pessoa.

Alimentação desequilibrada

Não levar uma alimentação correta, equilibrada e rica em vitaminas é outra causa que intensifica a caspa em quem sofre da disfunção. Por isso, evite abusar de alimentos ricos em gorduras ou com carboidratos refinados (como é o caso de pães brancos, arroz e macarrão).

No couro cabeludo

Procedimentos químicos

Se caspa pega de outra pessoa é realmente um mito e não existe, você precisa saber que procedimentos químicos podem intensificar a escamação do couro cabeludo. Quem sofre de caspa precisa passar longe de qualquer processo do tipo, especialmente quando esta região está inflamada. Passar tinturas ou fazer alisamentos são dois procedimentos arriscados nessa fase e devem ser evitados.

Há cura para a caspa?

Ainda não existe cura definitiva para a caspa, mas segundo profissionais especializados no tratamento da disfunção, seguir corretamente as indicações que ajudam a aliviar os sintomas da doença contribuem para a melhora do bem-estar.

Incoveniente da caspa

3 Cuidados diários para aliviar a caspa

Para aliviar os sintomas da caspa, os cuidados diários recomendados são:

  1. Lavar os Cabelos com Água Morna ou Fria: Tomar banho com água morna ou fria é uma das indicações dadas por profissionais da saúde para aliviar os sintomas da caspa. A água quente deve ser evitada por agravar a escamação do couro cabeludo e consequentemente o desconforto em quem tem caspa.
  2. Evite o Cabelo Úmido: Ficar com os cabelos úmidos é outro caso que deve ser evitado para não agravar os sintomas da caspa. Dessa forma, busque secar os cabelos corretamente assim que sair do banho ou lavá-los em salões de beleza.
  3. Shampoos Específicos são Necessários: Shampoos anti-caspa são aconselháveis para tratar os sintomas da disfunção e ajudar a fornecer propriedades necessárias para o couro cabeludo que se escama. Utilizá-lo todos os dias, em lavagens com água morna ou fria, é uma excelente forma de lidar com a caspa e evitar a sua intensificação. Ao apostar em alguma marca ou produto do tipo, especialistas no tratamento da caspa chamam atenção para ingredientes que eles devem conter. Segundo estes profissionais, shampoos com ciclopirox olamina, cetoconazol e sulfeto de selênio são ótimos para aliviar os sintomas da caspa.
A caspa deixa a roupa cheia de vestígios
O incômodo de sujar a roupa
Caspa no couro cabeludo
Produtos bons para evitar pegar caspa de outra pessoa e combatê-la

Veja este video com tutorial passo-a-passo e dicas para combater a caspa:

Agora você já sabe que caspa não pega de outra pessoa? Você achava isso? O que pensa sobre o assunto?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)