Cauterização Capilar a Frio [Vídeo + Passo a passo FÁCIL]!

Descubra a diferença da cauterização capilar “normal” para o procedimento a frio e saiba qual escolher qual é melhor pro resultado que você procura!

As mulheres buscam cada vez mais tratamentos de beleza para os cabelos. Isso porque existem várias coisas que danificam os fios hoje em dia.

Como químicas, exposição ao sol e chapinhas, secadores e babyliss. Um desses tratamentos para os cabelos que está sendo bastante procurado é a cauterização capilar a frio.

o que esperar da cauterizacao a frio
Cauterização capilar a frio – resultados

Ele é um tratamento capilar que serve para ajudar a melhorar os danos de cabelos tingidos, fracos, opacos, sem vida, com frizz e etc.

A cauterização capilar a frio tem esse poder, porque consegue reconstruir a fibras destruídas dos fios, a partir de um processo que ajuda a reestruturá-los. O que traz de volta a beleza e a saúde às madeixas.

Segundo os profissionais de salões de beleza, a maioria das mulheres que procuram por essa técnica são as que estão com os cabelos quebradiços devido a relaxamentos e alisamentos químicos, normalmente em conjunto com luzes e mechas, que demandam descolorir os fios. E esse conjunto de ações podem detonar o cabelo de uma forma muito grande.

O que é cauterização a frio? Qual a diferença para a cauterização “quente”?

A cauterização capilar comum já é uma técnica bem conhecida entre a mulherada. O procedimento é realizado com o auxílio de produtos químicos a base de queratina, e com o uso de secador e chapinha também, para ter o resultado esperado.

Com isso, os fios recebem uma hidratação mais potente e duradoura. Já que atinge diretamente as cutículas capilares, deixando as madeixas sedosas, com brilho e macias.

Se tratando da cauterização capilar a frio, a técnica privilegia os aminoácidos como a melhor e mais eficiente fonte de nutrientes para a reposição capilar.

Essa reestruturação pode acontecer com a leucina, a valina, arginina e a isoleucina. Estes são os principais aminoácidos usados nos procedimentos, mas também existem outros.

cauterizacao a frio sem chapinha
Chapinha ajuda na cauterização, mas não para a frio

Como a queratina não é usada nessa cauterização, o calor não precisa ser utilizado com o auxílio da chapinha, por isso ela possui o nome de “fria”. Esta é mais recomendada em casos específicos, e, consequentemente, é aplicada de formas diferentes para cada tipo de problema.

No caso dos cabelos que são virgens mas estão secos e sem vida, a técnica utilizada será diferente da usada nas madeixas que precisam ser tratadas porque foram danificados quimicamente. Além disso, é preciso ter um cuidado todo especial para quem já possui algum tipo de química nos fios.

como fica com cauterizacao a frio
Antes e depois de cauterizar a frio e retoque de luzes

Em casos assim, é indicado fazer um teste de compatibilidade no cabelo antes de investir de cabeça na cauterização a frio.

Esse teste vai mostrar se há ou não problema em misturar os produtos já existentes nos seus fios e os que fazem parte do processo do tratamento. A experimentação prévia também vai conseguir evitar reações alérgicas.

Como fazer o procedimento

A cauterização a frio é um tratamento relativamente simples, mas, que é recomendado ser executado por um profissional que entenda do assunto.

Isso porque, as medidas precisam ser seguidas corretamente, sem exageros dos produtos. Pois, caso isso aconteça, os fios do cabelo podem ficar grossos, com o aspecto pesado e com muita elasticidade. O que pode deixar as madeixas estranhas, e não com o efeito desejado.

  1. O primeiro passo do processo, é a aplicação de um shampoo antirresíduos. O produto tem a função de retirar todas as impurezas dos fios e do couro cabeludo. Esses resíduos acabam ressecando o cabelo e sendo responsáveis por contribuir para a falta de brilho.
  2. Depois do cabelo devidamente lavado, a outra fase é aplicar o produto especifico da cauterização. Ele vai variar de nome conforme a marca que ele tiver. Uma marcas boas são a Redken e a L’Óreal. Alguns kits são compostos por apenas um creme já pronto, e outros por uma ampola que deve ser misturada na hora de usar.
  3. O tempo de aplicação que o produto deve ter nos fios, também vai variar de acordo com a marca e suas indicações. Na hora que o produto estiver sendo passado, os profissionais indicam que o cabelo deva ser massageado enquanto estiver em contato com o produto. A pessoa deve fazer isso mecha a mecha.
  4. Para finalizar o procedimento na cauterização a frio, como já foi dito antes, não é preciso usar chapinha ou fazer escova para que o calor faça o produto reagir. Para finalizar esse tratamento é preciso aplicar um leave-in ou um mousse, de acordo com o que faz normalmente no seu cabelo.
loreal faz milagre com seus produtos
Como ficou usando produtos L’Óreal
loreal cauterizacao a frio
Produtos do kit L’Óreal Absolut Repair
redken caro mas funciona
Kit Redken pra cauterização a frioredken nao e barato mas da resultado

Produtos Redken importados

resultado no cabelo com redken
Resultado fazendo com Redken

Durante os primeiros dias depois da cauterização, os cabelos vão ficar com um aspecto levemente áspero, parecendo que os fios estão meio duros. Mas, isso é normal, e com o passar do tempo as madeixas vão ficando normais.

Acompanhe esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer cauterização capilar a frio caseira:

Como manter o efeito da cauterização feita em casa

Segundo os cabeleireiros, a cauterização é um tratamento que pode ser usado com uma certa frequência. Mas, para isso, é preciso ter certos cuidados para que isso não detone o cabelo ao invés de ajudá-lo.

Para poder realizar um novo procedimento é necessário esperar no mínimo quinze dias para realizar a manutenção.

Isso porque o produto utilizado é muito forte para que possa ser realizada outra sessão de cauterização a frio antes disso. Se você não respeitar esse período, os seus fios podem ficar fracos.

Nesse intervalo de tempo entre um procedimento e outro, é ideal manter cuidados em casa mesmo, para que o efeito da cauterização dure mais tempo e seus cabelos fiquem mais vistosos durante um período maior.

cauterização capilar a frio cellular
Tutorial passo-a-passo de cauterização Cellular a frio

Assim, a cauterização não precisa ser realizada tantas vezes, já que o efeito será mantido por mais tempo. Para fazer isso, é só manter o hábito de hidratar as madeixas toda a semana, e evite tudo que possa ressecar os fios.

Como levar muito sol, usar químicas ou tinturas e abusar do calor excessivo no cabelo. Mas, essa última opção pode ser evitada, se você usar e abusar de protetores térmicos na hora de fazer chapinha, escova ou babyliss.

como fazer queratinizacao a frio com produtos keramax
Produtos para queratinização a frio

O indicado para que os resultados sejam plenos, a reconstrução da fibra capilar seja completa e os dados sumam, é a mulher fazer pelo menos cinco sessões da cauterização fria no salão.

Além, claro, de manter o hábito de cuidar dos fios em casa. Assim você vai sentir a diferença, e ver seus cabelos voltarem a ser lindos e saudáveis.

Tem alguma dúvida sobre o que é cauterização capilar a frio ou como ela é feita? Fale nos comentários que te ajudaremos com o maior prazer!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *