Como Acabar Com Piolhos e Lêndeas: Dicas, Remédio Caseiro, Vídeo!


Aprenda a como acabar com piolhos e lêndeas de uma vez por todas!

Coça daqui, coça de lá. Mais do que um hábito ou suor, a coceira excessiva na cabeça pode significar algo mais temido por adultos e frequente em crianças: os piolhos. Sendo pequenos seres que se agarram a raiz dos fios e se movimentam livremente, o cuidado em como acabar com piolhos deve ser uma prioridade uma vez que eles apareçam na cabeça. Muita gente, entretanto, reclama de tratamentos pouco eficientes ou da falta de resultados.

Tamanhos de piolho – acabe já com todos!

O que não dá é andar ou deixar a criança por aí com piolhos, inclusive com o risco de “contaminar” outras pessoas. Mas, então, como driblar esse minúsculo — e, ao mesmo tempo — gigante e ver-se livre dos piolhos? A resposta você confere logo abaixo. Veja!

Use remédios específicos

Uma das formas mais específicas de como acabar com piolhos é usando remédios específicos. Esses remédios são feitos com ativos que têm a função básica de sufocar piolhos e lêndeas, eliminando-os de maneira definitiva.

Eles podem vir em forma de comprimidos e cápsulas ou, como é mais comum, em forma de xampu e loções. Apesar disso, são produtos muito tóxicos e, às vezes, até inflamáveis. Por isso, é importante ter a orientação de um médico antes de recorrer a essa solução assim como também é necessário prestar muita atenção às orientações do fabricante sobre o uso.

Remédio em forma de loção – Keltrina ou Permetina

Faça massagem com creme

Uma forma mais natural e remédio caseiro pra conseguir se livrar dos piolhos é fazendo uma massagem com creme. Funciona assim:

  • Você deve enluvar todas as mechas do cabelo com um creme de massagem que seja mais espesso. O creme deve ser tão grosso a ponto a de fazer o cabelo ficar com uma cor mais esbranquiçada.
  • Depois que todo o cabelo estiver com o creme deve-se fazer uma massagem na raiz dos fios com a ponta dos dedos. Isso ajuda a tirar as lêndeas que ficam grudadas nessa região e também ajuda a matar os piolhos que já se desenvolveram.
  • Com a massagem feita, deve-se colocar uma touca térmica, preferencialmente de alumínio. Se for possível ficar no sol por alguns minutos, melhor ainda. Depois de 30 a 45 minutos os piolhos provavelmente serão mortos e você deve enxaguar de maneira abundante.
  • Uma dica é usar o secador logo após. As lêndeas não gostam de calor e os piolhos em geral preferem a umidade, então com o calor do secador o risco de infestação de novo é menor.
Shampoo que mata os piolhos

Use azeite de oliva

Se você já tentou o creme ou prefere outra abordagem, aqueça uma quantidade de azeite de oliva que seja o suficiente para cobrir todo cabelo. Uma vez que o óleo chegue a uma temperatura suportável ele deve ser espalhado pelos fios, seguindo-se a uma massagem intensa no couro cabeludo.

Feito isso, o cabelo deve secar, ser preso em uma touca e deve passar a noite assim. No dia seguinte, é preciso enxaguar com muita água morna para tirar todos os resíduos de azeite e também dos piolhos. Vinagre também pode ser usado para acabar com esses bichinhos, veja!

Azeite pode ajudar a acabar com os piolhos

Passe pente fino

Uma técnica que é praticamente obrigatória em qualquer que seja a abordagem escolhida é o fato de passar pente fino. Essa técnica é eficiente em como acabar com piolhos porque a trama mais “fechada” do pente faz com que ele consiga pegar até mesmo as lêndeas, que possuem dimensões menores e que normalmente ficam agarradas bem na raiz dos cabelos.

Esse processo deve ser feito com cuidado — até porque o pente fino pode machucar o couro cabeludo — e também deve ser feito mecha a mecha para garantir que os fios estejam totalmente livres.

Use o pente fino que ajuda a resolver

Olha aí esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando 5 receitas caseiras fáceis de como acabar com piolhos e lêndeas:

Misture mais de uma técnica

Isso, inclusive, nos leva diretamente para a próxima recomendação de como acabar com piolhos: mistura de mais de uma técnica. Você pode utilizar o azeite com o pente, o xampu com o pente e com creme e assim por diante.

Só é preciso ter cuidado especialmente com o xampu para piolhos, já que ele é mais delicado e pode causar maiores traumas ao couro cabeludo de maneira geral. Nesse sentido, vale a pena esperar, pelo menos, alguns dias entre a aplicação do xampu e da máscara de cabelo, por exemplo.

Como identificar as lêndeas
Lêndea – o filhote de piolho

O pente fino, entretanto, deve fazer parte da realidade de todas as técnicas, seja durante e/ou após a aplicação.

Não raspe o cabelo

Como acabar com piolhos envolve técnicas diferentes e acessórios possíveis, mas não envolve a obrigatoriedade de raspar o cabelo — ao menos, não a princípio.

Existe essa ideia de que ao raspar os fios os piolhos vão todos embora, mas isso pode não ser verdade. Dependendo do tipo de máquina utilizada, por exemplo, as lêndeas podem ficar agarradas bem rentes à raiz do cabelo e, aí, a reinfestação é apenas uma questão de tempo.

Por isso, não encare raspar o cabelo como a primeira solução, embora ela pareça a mais prática. Além de ser potencialmente ineficiente causará uma mudança drástica no visual sem que isso seja efetivamente necessário, ainda que se fale de crianças.

Acabe com o piolho dos seus filhos
Cabeça raspada – última solução

Fique atenta ao período de incubação

Depois que você tiver matado todos os piolhos ainda assim você vai precisar ficar de olho. Primeiramente porque lêndeas mais resistentes podem ter permanecido no cabelo e com isso os piolhos podem surgir novamente.

Em segundo lugar, ficar atenta a esse período é importante porque manter o contato com outras pessoas contaminadas com piolho pode fazer com que a infestação volte, mesmo que tenha sido combatida uma vez.

Com isso, o recomendado é passar o pente fino uma vez por semana, durante quatro semanas, para garantir que não haja lêndeas restantes que possam dar início a uma nova infestação de piolhos. Nesse sentido, acabar com piolhos e lêndeas em um dia é quase impossível!

Piolhos na cabeça

Como acabar com piolhos não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas é completamente indispensável tanto por uma questão de higiene como também pelo conforto e bem estar. Além dos próprios produtos indicados para essa função, você também pode apostar em outras técnicas — só não vale achar que raspar é a única ou mais fácil opção, porque ela pode, inclusive, ser ineficiente.

15 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)