Como Clarear Os Cabelos Com Mel: Receitas, Dicas, Tutoriais!


Você deve saber que ser loura não é fácil. Mesmo que não seja loura, já ouviu falar que cabelos claros necessitam de muitos cuidados e tratamentos de manutenção.

Como clarear o cabelo com mel, camomila e outras coisinhas que tem em casa
Ilumine discretamente os fios com mel
Mel clareia bem cabelos loiros
Como clarear o cabelo com mel?
Mechas discretas no cabelo mel

As propriedades do mel

A descoloração e a tinta podem ressecar e fragilizar os fios. Mas é possível clarear as madeixas naturalmente e de forma bem barata. Ele é um grande aliado neste processo de clareamento. O ingrediente natural é composto por vitaminas e nutrientes que tem função hidratante, repondo a umidade dos fios. Importante destacar que o clareamento com mel é um processo lento, o efeito não é imediato como o feito com produtos químicos, porém garante a saúde e o brilho dos fios. O tratamento é ideal para cabelos porosos, elásticos e sem vida, consequência de tintas e água oxigenada. Resultados serão visto em longo prazo!

Por ser um ingrediente natural, você verá o resultado do clareamento dos fios aos poucos, talvez você não consiga o tom desejado na primeira tentativa. O efeito vai aparecendo gradativamente, a cada aplicação. O importante é não desanimar, a frequência no tratamento vai garantir mais luz e saúde aos fios.

O mel já é um componente muito utilizado em produtos cosméticos diversos que tratam e clareiam cabelos e a pele. Dizem os especialistas, que o mel pode clarear até dois tons dos cabelos e que os resultados podem ser percebidos a partir da quinta aplicação, dependendo da cor original das madeixas.

Quem pode clarear os cabelos?

Todo mundo com vontade de clarear e tratar os fios podem ficar ligados nas receitas a seguir. Sem contra indicação, as misturas a base de mel para clarear os fios naturalmente podem ajudar as futuras mamães. Gestantes tem restrições a produtos químicos, que podem comprometer a gravidez e a saúde do bebê. As mamães loiras enfrentam um dilema para manter os fios claros no tom desejado e bem cuidados, durante a gravidez.

A criançada linda e loira também pode experimentar o método. Não tem nenhuma contra indicação e pode ser até divertido preparar as receitinhas com os pequenos.

Outra vantagem destas receitinhas é o custo, você vai ver que ingredientes simples e caseiros podem deixar os cabelos lindos e saudáveis.

Resultados depois de 5 (cinco) aplicaçoes
Usando pente para espalhar
Cabelos escuros clareados com mel
O favo
Pode ser aplicado diretamente

Receitas de clareamento com mel

Você vai aprender receitas com mel e:

  • Água
  • Canela
  • Casca de cebola
  • Suco de limão
  • Camomila

Outros ingredientes associados ajudam neste processo de clareamento. Vamos apresentar para vocês algumas receitas mais simples às mais incrementadas para que você escolha a que melhor se adapta aos seus fios. Em todas as opções é importante usar o mel de abelha natural e puro, o efeito será bem melhor e garantido.

Ingredientes do clareamento natural com mel:

Vamos à receita mais simples com água, apenas.

  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa com água morna

Passo-a-passo:

  1. Num recipiente coloque o mel e vá adicionando água aos poucos.
  2. Ele é um ingrediente consistente, misture bastante até apresentar uma consistência mais fina, mais rala, para facilitar a aplicação.
  3. Os cabelos devem estar limpos com o shampoo de sua preferência
  4. Seque apenas com toalhas, importante que os fios estejam úmidos para aplicação da mistura
  5. Separe o cabelo em mechas, aplique a simples mistura preferencialmente com as mãos.
  6. Massageie bem a cabeça espalhando a mistura em todo o fio, da raiz até as pontas.
  7. Cubra os cabelos com uma touca de banho ou toalha e deixa agir por pelo menos 2 horas, podendo ficar por mais tempo.
  8. Passando o tempo, lave os cabelos com água morna ou fria, até tirar toda a mistura.
  9. Em seguida deixe os cabelos secarem naturalmente. Caso precise usar o secador, que seja em baixa temperatura. O brilho fica mais intenso se o cabelo não for exposto a muito calor.

Acrescentando outros ingredientes

Outra receitinha bem eficiente e que promete ter um resultado um pouco mais rápido é acrescentar a canela e o suco de limão.

Esta receita não é recomendada para gestantes, por causa da canela, que não é indicada no período de gravidez.

Vamos aos ingredientes:

  • 3 colheres de mel
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de água morna (pode ser substituída por um creme hidratante ou condicionador de sua preferência)

Agora como fazer:

  1. Num recipiente junte bem todos os ingredientes e misture até que fique homogêneo.
  2. Após os cabelos lavados, aplique a preparação nos cabelos, da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo.
  3. Aplicada a mistura, utilize uma touca e deixe o clareador agir por pelo menos 2 horas, não há problema de deixar mais tempo.
  4. Após o tempo necessário, lave bem os cabelos com shampoo e condicionador de sua preferência. Tenha paciência, o mel é bem “grudento” e o cheiro da canela pode demorar mais a sair das madeixas. Repita a lavagem quantas vezes forem necessárias, até remover todo o produto.
  5. Recomenda-se não pegar sol durante o tempo de espera da mistura. O limão pode prejudicar os cabelos expostos aos raios solares.

Clarear os cabelos com ingredientes naturais é mais saudável, porém como já dissemos os resultados são graduais. O mel e a canela juntos potencializam o clareamento natural dos fios, os resultados podem ser vistos depois da quarta ou quinta aplicação, claro, considerando a cor original dos cabelos. Quanto mais claro for seu cabelo, mais rápido você verá os efeitos do clareamento na aplicação das misturas.

Ruivos clareados com mel
Mel
Utilizando pincel para espalhar o mel
Depois e antes do tratamento a longo prazo
Cabelos loiros claros clareados com mel

Acompanhe este tutorial passo-a-passo de como clarear e hidratar com ovo, azeite e mel:

Existem, porém, diversas receitinhas que acrescentam outros ingredientes naturais, e intensificam o efeito clareador, como a camomila e a casca de cebola.

Para ter os resultados esperados é importante que a receita que você escolher seja aplicada com frequência. Pelo menos uma vez por semana, os cabelos devem ser tratados, para que você alcance o resultado dos fios claros que você deseja.

Outra dica interessante é misturar o mel aos seus cremes de hidratação ou condicionador, para fazer a manutenção do clareamento. Seu cabelo vai receber os nutrientes do mel sempre que lavados. Você também pode misturar com água oxigenada e vinagre, mas isso é assunto pra outro post!

Pra finalizar, veja estas três receitas rapidinhas para clarear o cabelo em casa:

Então mãos a obra! Prepare sua receita com mel e tenha muito brilho, saúde e luz nos fios! E não se esqueça de nos falar quão lindo esta ficando seu cabelo!

12 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)