Como Cuidar Dos Seus Cabelos Em Casa: Dicas, Vídeo!


Cuidar dos seus cabelos em casa é uma tarefa relativamente fácil seguindo as dicas certas. O que eu vou falar hoje é geral, então serve para quem tem cabelo liso ou cacheado, preto ou loiro, com luzes ou sem luzes, e assim em diante.

O cabelo é feito de proteína, então a dica essencial é manter uma dieta balanceada e com vitaminas para sempre ter em dia e com qualidade o crescimento e a vida dos seus fios. Mas não para por aí, leia todo o texto para aprender o guia definitivo de como cuidar dos seus cabelos em casa.

Cabelos pretos cuidados em casa
Cabelos loiros cuidados em casa

Lave o cabelo da forma certa

Lavar o cabelo todo dia pode não ser a melhor opção para você, pois isso pode deixar o cabelo ressecado e carente dos óleos naturais que o compõem, deixando-o danificado e com aspecto frisado.

Usar o shampoo certo para seu tipo de cabelo também é importante, já que cada xampu tem componentes voltados para suprir uma falha ou ressaltar uma qualidade de cada tipo de cabelo.

  • Para cabelos cacheados ou grossos o melhor tende a ser um xampu que tire o frizz e dê maciez ao cabelo,
  • Cabelos lisos ou oleosos respondem melhor a shampoos desenvolvidos para uso diário,
  • Cabelo colorido ou quimicamente tratado provavelmente necessita de um shampoo que reponha aminoácidos, já que a química danifica o cabelo, em regra,
  • Cabelos secos necessitam de shampoo com glicerina e colágeno para restaurar a hidratação e umidade nos fios.
Lave o cabelo da forma certa

Experimente shampoos sem sulfato e sem parabenos

Sulfatos são componentes químicos que geram aquela espumarada no shampoo e parabenos são conservantes que fazem nossos olhos arderem quando cai xampu no olho. Estes componentes, a longo prazo, não são saudáveis para você nem para o meio ambiente, por isso, opte por tratamento low poo ou no poo para se esquivar disso.

Shampoos low poo
Cabelo cacheado tratado com shampoo no poo

Utilize um condicionador que combina com o comprimento e o tipo do seu cabelo

É ideal usar o condicionador toda vez que você utilizar xampu, entretanto, cabelos que são expostos a química ou muita sujeira – mulheres que trabalham na rua ou em áreas, por exemplo – necessitam de maior condicionamento dos fios. Nesses casos:

  1. Faça hidratação caseira uma vez na semana. Para isso, utilize uma máscara hidratante que você já conheça ou faça alguma em casa, como a hidratação com bepantol. A hidratação é fundamental para manter o cabelo macio, saudável e nutrido.
  2. Para quem tem cabelos frágeis e finos, use óleos naturais ou botânicos capilares antes de usar shampoo. Esses óleos vão penetrar nas cutículas dos seus cabelos antes da lavagem e fortalecê-los. Só depois, então, você deve lavar as madeixas e aplicar o condicionador – só no comprimento, na raiz não precisa.
  3. Para cabelos secos e grossos, a dica é usar um hidratante natural – pode ser um óleo – e um condicionador que não deixe seu cabelo melado, pois a combinação desses produtos pode deixar o cabelo muito encorpado, hidratado e, por isso, até oleoso e pesado demais.
  4. Para todas as mulheres e homens, os melhores óleos naturais para fazer crescer e cuidar dos cabelos – óleos de amêndoa, rícino, oliva (azeite), coco e lavanda misturados em igual proporção fazem uma ressurreição para cabelos secos e danificados. É só aplicar por todo o cabelo, deixar por 4 horas, e depois lavar, podendo fazer essa receita até 2x na semana, dependendo do “susto” que você quiser dar nos seus fios.
Exemplos de condicionadores bons e baratos

Cuidado com o excesso de proteína para o cabelo

Muita proteína nos produtos de cabelo pode deixá-lo desidratado e frágil, efeito contrário daquele que estamos buscando, não é? Por isso, cuidado, nada de abuso!

Nesses casos de ressecamento, você pode usar um sérum anti-frizz em pequenas quantidades sempre depois de lavar e utilizar um shampoo anti-resíduos uma vez por semana para evitar acúmulo do sérum nos seus cabelos, o que também os deixará com aspecto desagradável.

Exemplo de sérum anti-frizz bom

Utilize vinagre no cabelo antes de lavá-lo

O vinagre de maçã no cabelo, por exemplo, pode deixar seu cabelo mais brilhante e mais limpo, e ainda trata a caspa. Uma receitinha caseira é uma parte de vinagre para 3 partes de água morna misturados para lavagem capilar. Exemplo: meio copo de vinagre de maçã para 3 copos de água.

Vinagre de maçã para cuidar do cabelo em casa

Use uma camisa para secar seu cabelo

Depois que tomar banho, ao invés de envolver seu cabelo numa toalha, envolva-o numa camiseta de algodão. Muitas toalhas não são puramente de algodão e o ato de esfregar os cabelos com uma toalha pode ressaltar o frizz e as pontas duplas. Evite também escovar os cabelos enquanto molhados, pois isso os enfraquece, arrume-os com os dedos ou com um pente de dentes grandes e espaçados.

Uma camisa fina de algodão para secar os fios

Evite também utilizar secador de cabelo, já que cabelo saudável não costuma andar junto com exposição constante a calor. Se for indispensável o uso dessa ferramenta, utilize-a na mais baixa das temperaturas e use o mínimo número de vezes na semana.

Escovando e penteando os cabelos

Evite passar muito tempo penteando ou escovando os cabelos pois, embora isso estimule os folículos que promovem o crescimento, o atrito constante enfraquece os fios e pode causar frizz, pontas duplas e queda. E não se esqueça, ao pentear o cabelo molhado, utilize o pente com dentes grandes espaçados ou então seus delicados dedinhos.

Pente de madeira de dente largo – ideal para cabelos molhados e pra evitar o frizz

Corte, estilo e tingimento capilares

Apare os cabelos regularmente. A melhor forma de se livrar de pontas duplas é fazer você mesmo através do corte bordado, por exemplo, ou cortando o cabelo 0,6 cm acima da ponta dupla encontrada, havendo ainda tratamentos especiais, como a velaterapia capilar. O que as mulheres que não tem pontas duplas têm em comum é aparar os fios com frequência, ou seja, a cada 6-8 semanas.

Corte bordado
  • Evite progressivas, alisamentos, babyliss, chapinha, o que for, repetidas vezes na semana, fazendo tais procedimentos somente quando quiser sair, tiver uma reunião importante, um encontro com o crush, mas não torne tais procedimentos uma rotina.
  • Evite elásticos de borracha, uma vez que eles apertam muito os fios, deformando-os e favorecendo a queda.
  • Evite também penteados presos e rígidos que puxam o cabelo para cima ou para trás, pois isto também danifica as raízes, estressa os folículos e favorece a queda. Experimente penteados mais soltos e menos rígidos ou então use acessórios como lenços e headbands.
  • Evite colorir o cabelo com frequência, já que a tintura é sabidamente danosa para a saúde dos cabelos. Para isso, procure fazer um teste da mecha antes, por exemplo, para ver se o resultado é o que você esperava, pois das piores coisas que você pode fazer é pintar seu cabelo, não gostar, e querer pintar de novo logo depois – ressecamento, quedas e danos capilares são certeza nestes casos!

Cuidando da sua saúde

Remetendo a primeira e fundamental dica, coma de forma saudável, proporcionando aos seus cabelos a dose certa de vitaminas. E te digo, comer de forma saudável não significa abandonar aquelas besteiras que a gente adora, mas só se controlar mesmo, é um processo de reeducação. Procure comer verduras, frutas, legumes, oleaginosas e proteínas magras.

São nutrientes importantes para seu cabelo:

  1. A vitamina C, que fortalece os fios;
  2. O ferro, que transporta oxigênio no sangue;
  3. O zinco, que faz crescer e reparar tecidos;
  4. O ômega 3, uma gordura que faz o cabelo crescer saudável e com brilho.
Coma alimentos saudáveis

Para acabar, remova o estresse físico e mental da sua vida. Uma das primeiras partes do nosso corpo que sente o stress é o cabelo, que pode começar a cair e ficar com um aspecto mortificado. Então, se você leva uma vida estressada, procure alternativas para aliviar essas sensações e se livrar dessa energia ruim, vale tudo: yoga, ciclismo, musculação, meditação, e qualquer outra atividade física.

Este foi nosso guia definitivo com dicas para cuidar dos seus cabelos em casa, ao seguir o que falei aqui eu te garanto que seus cabelos ficarão mais bonitos e bem cuidados, assim como você, que se sentirá muito melhor!

Veja também esse vídeo com dicas de como cuidar do seu cabelo de forma caseira:

Cabelos vermelhos também tratados em casa
Fios iluminados e cuidados de forma caseira
Cabelos castanhos cuidados em casa

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)