Como Descolorir O Cabelo Em Casa: Passo-a-passo, Vídeo, Dicas!


Cabelo escuro e desejo por um tom mais claro… quem nunca passou por isso?! E na hora de descobrir como fazer para conseguir clarear os fios, descobre que é necessário descolorir o cabelo. As dúvidas surgem, a coragem falta, a grana para ir ao salão está curta…. E é por isso que vamos ensinar aqui, passo a passo de como descolorir o cabelo em casa! Com qualidade, de maneira correta e sem muitos custos!

Como descolorir o cabelo em casa – antes e depois

Para quem acha que as dicas de hoje são só para quem quer ter cabelos loiros claríssimos, está enganada! As morenas que querem fios ruivos também precisam, algumas vezes, fazer a descoloração para chegar no tom desejado. Então, todo mundo atenta para as nossas dicas de como descolorir o cabelo em casa!

Antes de descolorir os fios

Este é uma regra que sempre repetimos: hidratar, nutrir, fortalecer, cuidar. Serve não só para os momentos em que for descolorir ou aplicar tintura, mas sempre, sempre, sempre invista em cremes para deixar os fios mais fortes. Isso faz com que o brilho seja constante e que os cabelos estejam fortes e saudáveis para enfrentar sol, vento, poluição, químicas, secador, chapinha….

Para quem quer descolorir o cabelo, esta dica é mais preciosa ainda. Mas falando sobre a descoloração, o ideal é começar fazendo um teste em uma mecha do cabelo, veja como:

  1. Separe uma quantidade não muito grande de fios do meio ou na parte de baixo da cabeça (para ficarem escondidos caso o resultado não seja bom) e aplique o produto com o qual pretende descolorir o cabelo.
  2. Depois de aplicar, aguardar e retirar, verifique se os fios não ficaram muito danificados, quebrados, elásticos ou ressecados e se o couro cabeludo não ficou irritado. Se o resultado for péssimo, desista de descolorir o cabelo em casa e consulte um profissional. Ele pode te dar receitas maravilhosas para deixar seus fios saudáveis para o procedimento de deixá-los mais claros.
  3. Agora, se depois do teste feito em casa você achar que não vai destruir seu cabelo, é hora de atacar na descoloração por toda a madeixa!
Cabelo descolorido em casa
Famosas descolorem o cabelo pois é tendência

Passo a passo de como descolorir o cabelo em casa

Para realizar a descoloração dos fios, esteja com o cabelo sujo e seco. O ideal é que não tenha usado nada além de shampoo da última vez que lavou o cabelo para evitar que resíduos e aquela tão importante película que protege dos fios quando usamos condicionador ou outro creme no cabelo ainda estejam lá, dificultando a penetração do produto para descolorir os fios.

Para realizar o procedimento de deixar suas madeixas mais claras, você vai usar pó descolorante e água oxigenada, que devem ser da mesma marca e de boa qualidade para garantir o melhor resultado!

Você deve seguir certinho as instruções de uso fornecidas pelo fabricante. Não tente mudar as proporções ou deixar o produto mais do que 30 minutos no cabelo para descolorir. Pode ser muito prejudicial e ao invés de fios mais claros, você vai ter fios destruídos.

Se ainda não ficou tão claro como você queria, não repita a operação logo na seqüência, você vai danificar mais ainda seus fios. Aguarde uns dias ou semanas para tentar de novo deixar os fios bem claros, mas o ideal mesmo é procurar um profissional antes de destruir a cabeleira!

É importante que você separe mechas e vá fazendo uma por uma, com calma, distribuindo de maneira igual em todo o cabelo ao invés de jogar toda a mistura descolorante pela cabeça! Assim você evita que fiquem manchas em locais que receberam pouco ou muito produto.

O ideal é começar pelas parte de baixo da cabeça, perto da nuca, e passar o produto das pontas para a raiz, já que a raiz acaba descolorindo mais rapidamente. Depois de aplicar em todo o cabelo, fique conferindo se já chegou no tom desejado e retire o produto assim que o cabelo estiver na cor que pretende.

Madeixas descoloridas
Fios descoloridos deforma caseira

Deu 30 minutos e não está tão claro quanto você queria? Não invente! Lave já a cabeça e evite ter problemas com os fios, deixando-os danificados! Vamos repetir isso porque é muito importante para ter sucesso ao descolorir o cabelo em casa!

Na hora de retirar o produto dos fios, lave os cabelos com água fria e shampoo, quantas vezes for preciso até toda a mistura sair dos fios.

Veja também esse vídeo tutorial de como descolorir os cabelos sozinha de forma caseira:

Como cuidar dos fios após descolorir o cabelo

Por ser bem agressiva, já que a pigmentação natural do cabelo acaba saindo para deixar os fios mais claros, a descoloração exige que se faça uma boa nutrição após. Invista em hidratação, reconstrução e nutrição das madeixas.

Escolha um máscara hidratante bem poderosa, use uma ampola de queratina e cuide bem do seu cabelo para que ele fique com um aspecto bem saudável e brilhante.

Descolorido caseiro
Homem de cabelo descolorido – tá na moda

Mais química após descolorir os cabelos em casa

Se sua intenção era ficar mais loira e já conseguiu, é hora de evitar o amarelado dos fios. Shampoos específicos são encontrados no mercado para resolver estes casos. Tinturas com pigmentação azul ou violeta também são uma boa solução. Fique sempre atenta às informações nos rótulos de como se deve usar os produtos e não se esqueça de manter a qualidade dos fios.

Mas se o seu desejo era clarear para pintar de outra cor, quem sabe de morena virar ruiva ou até mesmo ousar com cabelos coloridos de azul, rosa ou verde, é hora de aprender mais umas dicas!

  • A primeira delas é avaliar a qualidade da tinta ou shampoo tonalizante que vai colocar em seus cabelos. Procure pelos produtos que vão oferecer também um tratamento para seu cabelo, que tenham boa qualidade e que não vão prejudicar muito mais os fios.
  • Se for aplicar a coloração no mesmo dia que descolorir os cabelos, faça o teste da mecha como ensinamos antes e veja se seu cabelo aguenta mais uma química tão forte. As dicas que demos lá no começo valem aqui: ficou muito quebrado, danificado, procure um profissional!
  • Vale lembrar também que o cabelo depois de lavado para tirar os produtos de descolorir deve secar naturalmente, ok? Vamos evitar um pouco de agressões nos coitados dos fios!
  • Aplique a coloração como de costume, deixe o tempo indicado na instrução do fabricante e, mais uma vez repetimos, não deixe além do tempo recomendado! Não destrua os seus fios!
  • O ideal é também lavar com água em temperatura ambiente para evitar mais um dano, desta vez o do água quente. Normalmente os produtos para colorir os cabelos em casa já contam com um creme ou óleo para nutrir. É essencial usá-lo!
  • Depois de tantos produtos químicos, recomendamos que você invista fortemente em hidratar e nutrir seus fios e fique cada vez mais bonita!
Descoloração máxima dos fios
Às vezes você deve descolorir para pintar
Cabelos pintados mas antes descoloridos

Olha agora esse vídeo tutorial ensinando como fazer para descolorir e pintar o cabelo sozinha:

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)