Como Fortalecer o Cabelo Rapidamente? [5 Receitas Caseiras!]

Cabelos fracos e quebradiços são um pesadelo para as mulheres e, com isso, é importante saber como fortalecer os cabelos para evitar isso, principalmente depois de tratamentos químicos.

As mulheres costumam mudar o visual com mais frequência e entre essas mudanças, na maioria das vezes, a química é utilizada.

Químicas Podem Enfraquecer Seu Cabelo
Químicas podem enfraquecer seu cabelo

Além da química, o uso de secador, chapinha e babyliss fazem com que os fios fiquem mais frágeis, podendo até quebrar devido ao calor intenso.

Com tudo isso, ter cuidados maiores com os cabelos é de extrema importância. Entre esses cuidados estão nossas dicas de fortalecimento, que fazem com que o cabelo recupere a vitalidade e consiga aguentar, sem danos profundos, procedimentos que envolvam química ou calor intenso.

Saiba Como Fortalecer Seus Cabelos Com As Dicas Do Salão Virtual
Saiba como fortalecer seus cabelos com as dicas do Salão Virtual

Vários fatores influenciam na saúde dos cabelos e cada pessoa tem um cabelo único, podendo ter os fios mais grossos, mais finos e precisar de tratamentos individualmente.

Mas, uma coisa é certa: independentemente do tipo de fio, os cuidados diários são muito importantes. Sendo assim, saiba tudo que você precisa sobre formas de fortalecer os cabelos.

Cabelos Loiros Fortalecidos

O que acontece com cabelos frágeis?

Os cabelos podem ficar fragilizados por diversos fatores, desde o que se come até a maneira como se penteia. Com isso, o estilo de vida pode interferir no aspecto dos fios.

Saber reconhecer quando os cabelos estão frágeis é o primeiro sinal para iniciar o tratamento. Num primeiro momento, o cabelo perde a elasticidade, ficando com “aspecto chiclete”, ou seja, o fio não volta ao normal quando se puxa e fica franzido.

Confira: Como Remover Chiclete de Cabelo

Cabelos Frágeis Também Ficam Com Aspecto Rebelde E Desalinhado
Cabelos frágeis também ficam com aspecto rebelde e desalinhado

Outro sinal é a quebra dos fios que, ao serem puxados, partem-se com facilidade. Nesse caso, é importante que se inicie o fortalecimento logo, pois o cabelo pode quebrar com o simples ato de pentear, principalmente se você não penteia corretamente.

Pentear Cabelos Frágeis Pode Causar Muita Quebra, Por Isso, É Importante Saber Como Fortalecer Os Fios
Pentear cabelos frágeis pode causar muita quebra, por isso, é importante saber como fortalecer os fios

Existem ainda os casos mais graves onde o cabelo praticamente se esfarela, podendo chegar bem próximo da raiz, causando corte químico.

É importante saber como fortalecer os cabelos nos primeiros sinais de fragilidade para, assim, evitar maiores danos. Os cabelos fragilizados sem tratamento se tornam quebradiços e ressecados e a sua aparência já não é mais a mesma.

  Como Usar Mel no Cabelo? Benefícios, Receitas e Segredos!

Então, como fortalecer os cabelos?

Para fortalecer os cabelos o primeiro passo é encostar por um tempo o secador e a chapinha, pois como já se sabe, o calor extremo é um dos motivos de fragilidade nos fios.

Dependendo da gravidade da situação, é importante procurar um profissional qualificado já de imediato.

Cabelos Fortalecidos
Cabelos fortalecidos

Mas para começar, fazer alguns procedimentos de hidratação com óleos essenciais e produtos que sejam específicos para o tipo de cabelo e para fortalecimento dos fios já vai te ajudar.

Uma outra maneira de fortalecer os fios é fazendo a cauterização, que ajuda a ficar mais resistente. Esse processo ajuda a “tapar os buracos” dos fios e repor a perda de vários nutrientes do cabelo, como queratina e também as proteínas das fibras capilar.

A lavagem também é muito importante para os cabelos. Para quem tem o hábito de ficar uma semana sem lavar o cabelo, é necessário saber que isso não é saudável.

Atente-Se À Forma E À Frequência Correta De Lavar Os Cabelos
Atente-se à forma e à frequência correta de lavar os cabelos

Além disso, a água precisa estar em temperatura morna mais puxada para frio, pois a água quente também danifica os fios.

E por fim, na busca pelo fortalecimento dos fios, é importante saber que a alimentação também ajuda e muito. Comer alimentos saudáveis é também uma bela maneira de cuidar dos cabelos.

5 Receitas caseiras que fortalecem os cabelos

As receitas caseiras, embora ainda sofram um certo preconceito por parte de algumas pessoas, que dizem que elas não funcionam, são bastante eficazes no tratamento dos fios e contribuem com seu fortalecimento.

Muitas delas são feitas com produtos que normalmente todos têm em casa e o resultado é um cabelo brilhoso e fortalecido. Confira algumas dessas receitas:

  1. Com vinagre de maçã: Para o preparo desta receita (conheça outras aqui, também usando esse ingrediente), deve se misturar o vinagre de maçã com água, para cada quantidade do vinagre de maçã utilizada, deve-se dobrar a quantidade de água. Na mistura, também se pode utilizar algumas gotinhas de óleo essencial para cabelo da preferência de cada um.
  2. Azeite e ovo: Por ser rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, o ovo é excelente para o fortalecimento dos cabelos. Ao misturar com o azeite forma uma mistura ideal, pois ele já contém propriedades cosméticas. Para isso, pode misturar 2 gemas de ovo com 2 colheres de sopa de azeite. Depois adicionar 50ml de água e passar a mistura nos fios, deixando agir por 20 minutos e lavar os cabelos normalmente, ao final.
  3. Chá de alecrim: O alecrim é rico em antioxidantes e combate os radicais livres. Isso faz com que ajude a combater a queda de cabelo. Essa receita é bem fácil, basta fazer o chá com as folhas de alecrim e 50ml de água e passar a mistura, massageando os cabelos.
  4. Banana: Nessa receita, a banana vira uma ótima máscara para fortalecimento dos fios. Rica em vitaminas e potássio, essa fruta é uma excelente maneira natural de contribuir com as fibras capilares. Basta fazer um creme com a banana, amassando-a bem ou batendo até formar uma pasta e aplicar nos cabelos limpos e após 20 minutos, enxaguar.
  5. Óleo de amêndoas: O óleo de amêndoas é cheio de benefícios, entre eles estão as vitaminas B e E. Ele recupera fios danificados, diminui o volume e deixa os cabelos mais macios. Com apenas 1 colher de sopa do óleo de amêndoas já é possível notar bons resultados, basta aplicar na raiz dos cabelos e ir massageando até as pontas e deixar agir por 15 minutos.
  Quais os Benefícios da Melancia para o Cabelo? Dicas!

O canal Ficando Gata, da Bia Siqueira, também deu 5 dicas imperdíveis para quem quer fortalecer os cabelos e acabar com a quebra!

Melhores produtos para fortalecer os cabelos

Muitas vezes a indicação de profissionais sobre como fortalecer os cabelos pode ser a compra de produtos indicados para seu tipo de fio. Para o tratamento, é importante que seja usada uma linha completa, um kit.

Para crescimento mais forte do cabelo, a linha deve conter 1 shampoo capaz de desintoxicar o cabelo, ou seja, que limpe profundamente, 1 máscara de nutrição e 1 tônico que contenha ação profunda.

Kit Serie Expert Da L'Oréal Que Fortalece Os Fios
Kit Serie Expert da L’Oréal que fortalece os fios

Existem muitas marcas que contêm esses itens no kit, daí a importância do aconselhamento profissional para saber a que melhor se adequa ao tipo de cabelo.

Os produtos também variam em relação aos kits e algumas marcas já trazem todo o cronograma capilar para seguir e para saber o que seu cabelo mais precisa, há um teste que indica o que vai ser necessário pra seus cabelos. Ele vem especificado na embalagem do produto.

Kit Para Cronograma Capilar Da Lola Cosméticos
Kit para cronograma capilar da Lola Cosméticos

Algumas marcas mais conhecidas e indicadas para fortalecimento dos cabelos são Salon Line, Spectrum, e Three Therapy, mas em se tratando de produtos, se possível, contar com a indicação de um profissional é mais seguro.

Kit Salon Line Que Fortalece E Faz O Cabelo Crescer
Kit Salon Line que fortalece e faz o cabelo crescer
Kit Spectrum Que Fortalece E Nutre Os Cabelos - É A Base De Biotina
Kit Spectrum que fortalece e nutre os cabelos – é a base de biotina (aperte aqui e conheça mais sobre ela)
Kit Three Therapy De Café Verde Com Shampoo E Máscara Fortalecedoras
Kit Three Therapy de café verde com shampoo e máscara fortalecedoras

Agora que você já sabe como fortalecer seus cabelos, quebra, queda, elasticidade e outros probleminhas podem ser evitados facilmente!

1. Como posso fortalecer meu cabelo?

Existem muitas maneiras de fortalecer o cabelo. Alimentar-se bem e ter um estilo de vida saudável são algumas das principais formas de manter o cabelo forte e saudável. Também é importante escolher produtos de cuidado do cabelo que sejam adequados para o seu tipo de cabelo. Por exemplo, se você tiver cabelos finos, deve usar produtos que ajudem a fortalecê-los, como um xampu ou condicionador com proteínas. Outras dicas para fortalecer o cabelo incluem:

  10 MELHORES Vitaminas que Ajudam a Tratar a Queda de Cabelo

2. Quais vitaminas e minerais são boas para o cabelo?

Vitamina A, vitamina B5, biotina e zinco são algumas das vitaminas e minerais que podem ajudar a manter o cabelo forte e saudável. Esses nutrientes ajudam a manter o couro cabeludo saudável e promovem o crescimento do cabelo. Tomar suplementos vitamínicos pode ser uma forma de obter esses nutrientes, mas é sempre melhor obtê-los através da alimentação. Alimentos ricos em vitaminas e minerais para o cabelo incluem:

3. Existem alguns produtos naturais que podem me ajudar a fortalecer meu cabelo?

Sim, existem alguns produtos naturais que podem ser úteis na fortificação do cabelo. Aloe vera, óleos essenciais e manteigas vegetais são alguns exemplos de produtos naturais que podem hidratar e nutrir o couro cabeludo e o cabelo. Esses produtos podem ser usados ​​separadamente ou em combinação com outros produtos de cuidado do cabelo para um tratamento mais completo.

4. Quais são os principais fatores que contribuem para um cabelo fraco?

Cuidar bem do seu cabelo é importante para mantê-lo forte e saudável, mas existem alguns fatores que podem contribuir para um cabelo fraco. Alguns dos principais fatores incluem: exposição excessiva a elementos nocivos, como sol, vento e poluição; usar ferramentas quentes demais; fazer penteados tight; danificar intencionalmente o seu cabelo; e ter deficiências nutricionais. Se você estiver preocupado com um desses fatores, consulte um profissional de saúde para obter mais conselhos sobre como manter seu cabelo forte e saudável.

Curtiu a matéria? Compartilhe e deixe seu comentário!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *