Como Limpar Escova de Cabelo: 3 Receitas FÁCEIS + Vídeo com dicas!

Muita gente não sabe, mas a escova de cabelo, além de ter uma durabilidade relativamente pequena (você vai se surpreender lendo o post!), deve ser higienizada com certa frequência. Que tal fazer isso para evitar problemas que toda a sujeira que ela acumula podem te causar? Leia a matéria até o fim e aprenda!


Você sabe como limpar corretamente escova de cabelo? Não? E você já parou para pensar quantos micro-organismos são encontrados nas escovas de cabelo? E em toda a poeira que ela acumula e você literalmente passa na sua cabeça?

Assim como todo e qualquer acessório pessoal utilizado, ele está exposto a muitas sujeiras, por isso também precisa de cuidados com limpeza. No caso das escovas de cabelo, as químicas e os cremes também podem ser um grande vilão quando o assunto é limpeza de sua escova.

como limpar a escova de cabelo do jeito certo
Antes e depois de higienizar a escova de cabelo com as dicas da nossa matéria – você não pode perder

Aqui você encontrará algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia com cuidados de higiene e limpeza desse assessório de beleza tão usado por homens e mulheres ao longo de tantos anos. Primeiro separe todos os utensílios que precisam de uma limpeza, e acompanhe as dicas abaixo:

Dicas de como limpar corretamente sua escova

Existem 4 quesitos que são indispensáveis para a limpeza básica da sua escova de cabelo, evitando que ela fique muito suja. Essas dicas, inclusive, servirão pra limpar também a escova de cabelo do bebê!

1 – Você deve retirar todos os fios da escova

Neste quesito, é importante retirar os fios com bastante cuidado para não danificar as pontas das cerdas de sua escova. Utilize os dentes de um pente de cabelo para puxar os fios ou o cabo de um pente fino para passar entre as cerdas e remover todo o cabelo.

foto de escova de cabelo cheia de fios presos
Um pente fino vai tirar o excesso de cabelos da escova

2 – Lavagem em água corrente

Antes de utilizar um produto de higienização, lave-a com uma escovinha apropriada misturada com sabão ou shampoo neutro. Vale também usar shampoo de bebê e detergentes de louça (ambos neutros, ok?).

acessorio para limpar escova de cabelo
Escovinha para higienizar escova de cabelo – também serve para ajudar a limpar escova elétrica

Caso não tenha uma escova apropriada para limpar sua escova de cabelo, você pode usar uma escova de dente que não utilize mais ou algodão misturado com um dos produtos citados acima. Não use sabonetes em barra ou condicionador para limpar sua escova de cabelo, além de facilitar o acúmulo de sujeira, esses produtos dificultariam ainda mais o processo de limpeza de sua escova.

Contudo, se a sujeira estiver impregnada, você pode deixar sua escova de molho em uma vasilha com água e sabão por um período de 30 minutos. Depois, repita a operação lavando em água corrente. E mais, nunca use a escova molhada no cabelo, além de agredir os fios causando frizz, as cerdas de sua escova podem se quebrar.

3 – Lavando a escova de cabelo no chuveiro

Outra opção de lavagem é durante o banho, esta opção vale para uma limpeza mais prática e rápida. Por isso, a dica nesse processo é para limpá-la se utilizando de um shampoo neutro ou de bebê, pode ser usado também o sabonete íntimo de sua preferência.

4 – Para higienização de sua escova

Após o processo de lavagem, deixe a sua escova secar em um ambiente arejado ou utilize o secador de cabelo em ar frio (ATENÇÃO: nunca use o ar quente, pois pode danificar as cerdas de sua escova). Para completar a higienização, em um borrifador coloque um pouco de álcool 70 e borrife sobre os dentes e cabo de sua escova, deixando-os que sequem naturalmente, ou a mergulhe num recipiente com esse líquido e deixe secar depois.

como usar alcool pra limpar a escova
Álcool 70 ajuda a limpar a escova de cabelo

Você também pode aprender como higienizar da forma certa sua escova de pentear cabelo assistindo ao vídeo abaixo, vale a pena e é curtinho!

Dicas de cuidados com escova de diferentes materiais

Algumas escovas de cabelo precisam de cuidados especiais, pois são compostas por materiais que podem se danificados no processo de higienização e limpeza.

Exemplos de escovas com diferentes materiais em sua composição:

  • Escovas com a base metálica: essas escovas não devem ser deixadas de molho, pois podem oxidar em contato permanente com a água. Neste caso, utilize um pano úmido ou um algodão com sabão ou shampoo neutro, não esquecendo de passar um pano seco e limpo no final.
  • Escovas ionizadas e almofadadas: este tipo de material nunca deve ser deixado de molho, pois pode comprometer seu uso. Especialistas indicam que um pano com álcool já é o bastante para a sua limpeza.
  • Escovas de cerâmica: recomenda-se utilizar um pano úmido com sabão ou shampoo neutro para realizar sua limpeza, pois dessa forma, não danificará a cerâmica da base, nem seu potencial para armazenamento de calor que possui no momento de secagem com o secador.
foto de escova com base metalica
Escova com base metálica
escova tipo raquete com almofadas
Escova raquete almofadada
escova profissional de ceramica
Escova de cerâmica

Esses cuidados são essências para a limpeza de sua escova, sem prejudicar seu material ou função.

Para uma limpeza mais profunda: Receitas caseiras de como limpar escova de cabelo

Pode ser que sua escova esteja com bastante sujeira acumulada, ou então ela esteja com caspa ou piolhos, e isso está te fazendo ter algum medo de usá-la. Por isso, separei essas receitas caseiras que vão servir para fazer uma limpeza pesada na sua escova de pentear cabelos!

Receita com bicarbonato de sódio

  • Você vai precisar de: Vasilha com água e bicarbonato.
  • Modo de preparo: Em uma bacia misture 1 litro de água morna para uma colher de bicarbonato, e coloque sua escova de cabelo de molho. Deixe agir por 1 hora. Depois deixe secar naturalmente ou use o secador em ar frio.

Receita com vinagre de álcool

  • Você vai precisar de: Vasilha com água e vinagre.
  • Modo de preparo: Misture meio copo de vinagre com 1 litro de água, deixe de molho por 1 hora. Após o processo, deixe secar naturalmente ou use o secador.

Receita com água sanitária

  • Você vai precisar de: Vasilha com água e água sanitária.
  • Modo de preparo: Misture 2 tampinhas de água sanitária para 1 litro de água e deixe de molho por 15 minutos.

Cuidado, lembre-se que alguns materiais da base de algumas escovas de cabelo não podem ter contato com esse produto, principalmente os emborrachados, pois podem desbotar dependendo da quantidade de produto, por isso, utilize a dosagem correta mencionada.

Além da limpeza a cada 15 dias, você deve manter um cuidado diariamente com sua escova. Uma dica importante é que a cada uso você remova os cabelos remanescentes da escova, isso evita que a escova acumule bactérias e fungos, facilitando os processos de limpeza.

resultado de limpar escova de cabelo em casa
Antes e depois de limpar escova cheia de sujeita grudada – as receitas funcionam mesmo!

Informações relacionadas ao prazo de validade de sua escova de cabelo

O tempo de durabilidade de sua escova de cabelo também deve ser observado, sendo necessário e aconselhável a troca a cada 1 ano para cerdas artificiais e 10 meses para cerdas naturais. Diante disso, a validade de sua escova não é mais importante que sua saúde, por isso, tenha atenção quando a sua escova de cabelo aparentar desgaste ou causar algum desconforto, não hesitando em trocá-la.

Além de ser uma questão de saúde capilar, o cuidado com sua escova permitirá a maior durabilidade do produto e eficácia de sua função, mantendo o couro cabeludo livre do contato com bactérias e fungos que se acumulam na escova de cabelo. Viu como é fácil manter os cuidados com sua escova, siga as dicas e aproveite melhor seu produto.

E ai, gostaram de nossas dicas? Conte se você já utilizou alguma delas.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *