Como Passar Condicionador no Cabelo: NÃO Cometa Esses Erros!

Capa Do Post Que Traz Um Guia Completo Falando Sobre Os Principais Erros Ao Usar Condicionador E Como Resolvê-Los E Usar Esse Produto Corretamente

O condicionador pode fazer milagres por seu cabelo se usado de forma correta. Mas muita gente erra no quanto usar, quando usar, onde aplicar e qual condicionador usar. Para essas e outras questões, trouxemos as respostas aqui no Salão Virtual para você.

Como Passar Condicionador No Cabelo: Você Faz Errado!?
Como Passar Condicionador no Cabelo: Você Faz Errado!?

Cada fio do nosso cabelo tem pequenas células semelhante a uma escama de peixe. Os danos causados por procedimentos estéticos, condições ambientais (como poluição), estresse, alimentação, entre outros fatores, podem tornar essa “escama de peixe” um caos, deixando o seu cabelo sem brilho, áspero, quebradiço.

É aí que entram os condicionadores. Eles agem alisando essa “escama de peixe“, restaurando a vitalidade do cabelo.

Mas, para que isso realmente aconteça e produza bons resultados, o uso do condicionador deve ser da forma, na quantidade e na frequência ideais.

Erros Comuns ao Passar Condicionador

Você Comete Algum Desses Erros?
Você comete algum desses erros?

Confira a lista abaixo, pois você pode estar cometendo um, ou até mais, desses erros:

  1. Você esta passando muito condicionador: menos é mais quando estamos falando de passar o condicionador. O excesso pode deixar o seu cabelo mais pesado e flácido, principalmente se você tem cabelos finos. Mas obviamente a quantidade deve depender do tamanho do seu cabelo (confira abaixo os sinais de que você esta passando muito condicionador).
  2. Você esta aplicando nas raízes: o couro cabeludo já tem uma produção natural de sebo. Portanto, as raízes do cabelo já são naturalmente hidratadas, não exigindo que você passe condicionador nelas. As partes do seu cabelo que mais exigem condicionamento são as pontas e as mechas, que podem ser mais secas ou perder a oleosidade natural pelos motivos que dissemos no início desse post.
  3. Você esta usando dois em um: produtos que prometem serem shampoo e condicionadores ao mesmo tempo dificilmente funcionam. Como diria o monge, é difícil fazer duas coisas ao mesmo tempo. Shampoos têm o potencial adstringente, enquanto condicionadores têm a finalidade de hidratar e nutrir.
  4. Você está usando o produto errado: cada cabelo exige uma composição de condicionador diferente. Se o seu cabelo é fino, grosso, crespo, liso, enfim, para cada natureza, um produto com especificações diferentes. E para quem não gosta de produtos cosméticos industrializados, existem opções mais naturais. Para isso, veja as nossas receitas de condicionador caseiro.
  5. Você está usando muitos produtos: aplicar um condicionador leave-in depois de um condicionador de lavagem pode causar um excesso de hidratação. Assim, o cabelo pode ficar muito carregado e apresentar alguns sinais de que você está exagerando, os quais você conhece no tópico abaixo.

Sinais de que Você Esta Passando Muito Condicionador

Cuidado Ao Perceber Esses Sinais!
Cuidado ao perceber esses sinais!

Alguns sinais que podem te dizer que você tá exagerando na mão na hora de passar esse produto, veja quais são:

  • Seu cabelo está muito oleoso: esse é um dos principais sinais de que você esta hipercondicionando o seu cabelo e deve moderar o uso desse produto. O cabelo já produz uma oleosidade natural que é incrementada com a hidratação oferecida pelo condicionador. Caso a oleosidade esteja alta, significa que você não precisa de tanto condicionador (ou até mesmo mudar de shampoo).
  • Seu cabelo brilha muito: outro efeito do excesso de uso é um brilho demasiado nos fios. É aquele brilho que dá que faz até com que o cabelo pareça estar melado.
  • Seu cabelo perdeu o volume: uma das consequências da hidratação exagerada é da diminuição do volume do cabelo, os fios ficam pesados e sem movimento.
  • Seu cabelo tá muito duro: essa é outra consequência de exagerar no condicionador, que acontece logo depois de o cabelo ficar seco. Isso pode ser causado pelo acúmulo de produtos nos seus fios.
  15 Dicas para Manter os Cabelos Grandes sempre Bonitos!

Ao perceber tais sinais, recomendamos:

  • Diminuir a frequência com que você passa condicionador no seu cabelo.
  • Diminuir a quantidade de produtos hidratantes que você aplica.
  • Diminuir o tempo que você deixa o condicionador na cabeça antes do enxágue.
  • Evitar a aplicação do produto no couro cabeludo e nas raízes dos cabelos.

Quais os Benefícios de Usar Condicionador?

Mas para que diabos serve esse produto que está na nossa rotina automaticamente? Muitos sabem que ele tem a função de hidratar, mas os benefícios de se usar um condicionador vão muito além disso.

Condicionador Apresenta Benefícios Para Todos Os Tipos De Cabelos
Condicionador apresenta benefícios para todos os tipos de cabelos

Conheça alguns dos principais benefícios:

  1. Boa parte dos condicionadores selam a cutícula capilar, protegendo o cabelo de procedimentos que usam o calor e do próprio calor do dia a dia.
  2. Essa camada de proteção também bloqueia poluentes do ar e substâncias tóxicas presentes na atmosfera.
  3. Os ingredientes presentes na maioria dos condicionadores também agem fortalecendo as fibras capilares, prevenindo cabelos quebradiços.
  4. Ele também ajuda a desembaraçar, nutrir e dar brilho, além, é claro, de hidratar.

Como Passar Condicionador no Cabelo Corretamente?

Não tem muito segredo. Aí vão as dicas:

  1. Evite passar o produto em cabelos totalmente encharcados, pois eles não vão absorver bem as propriedades hidratantes do produto enquanto estiverem muito molhados.
  2. Use a quantidade correta para o tamanho do seu cabelo. No caso de condicionadores, menos é sempre mais. Ao notar sinais de cabelo hipercondicionado, diminua a quantidade e frequência de uso.
  3. Concentre a sua aplicação nas partes mais secas do cabelo, como pontas e mechas coloridas.
  4. Aguarde algum tempo antes de enxaguar para deixar o seu cabelo absorver bem o produto.

Dúvidas Comuns

Esclareça no FAQ abaixo as suas dúvidas, e se você não encontrou a resposta que procurava, deixe um comentário que vamos te ajudar!

  37 Cabelos Anos 60: Veja Fotos E Aprenda Com Passo a passo!

Condicionadores servem para qual tipo de cabelo?

Todo mundo pode usar um condicionador, desde que ele seja feito especificamente para o seu tipo de cabelo. Todavia, por ser um produto com a finalidade principal de hidratar, pessoas com cabelos danificados, ressecados, quimicamente tratados ou descoloridos são as que mais se beneficiam das vantagens de usar condicionador.

Como escolher o condicionador certo?

O condicionador certo depende do tipo do seu cabelo. Se o seu cabelo for fino, você pode buscar por um condicionador volumizante, que vai agir dando volume ao cabelo e fortalecendo as fibras capilares. Se o seu cabelo é crespo, você precisa de um condicionador voltado para esse tipo de cabelo. Para cabelos tingidos e danificados, também existem condicionadores específicos para mechas quimicamente tratadas. É muito importante se atentar para os ingredientes presentes na fórmula antes de comprar o produto. Evite condicionadores que contenham silicone entre seus ingredientes.

Com que frequência usar o condicionador?

Isso depende do quão seco é o seu cabelo. O ideal é experimentar e ver o que funciona para o seu cabelo. Se notar que o seu cabelo anda muito oleoso, você deve diminuir a frequência de uso desse produto. Se notar que seu cabelo anda muito seco, você pode aumentar a frequência de uso.

Condicionador substitui um shampoo?

Muitas pessoas usam condicionador como substituto de shampoo. Isso até pode ser feito, mas nem sempre é o que você precisa, já que eles são feitos para funções diferentes. O shampoo tem como finalidade a limpeza, enquanto o condicionador tem como a finalidade o condicionamento.

O que é condicionador leave-in?

É o condicionador que não precisa de enxágue. Ele geralmente é utilizado como substituto do condicionador normal. O uso dos dois juntos não é recomendado se você não tem o cabelo muito seco.

  Tinturas Sem Amônia → Diferenciais, Marcas, Formas de Usar, Resenha!

Você ficou com alguma dúvida sobre como passar condicionador no cabelo que não foi acima respondida? Deixe o seu comentário!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *