Como Retocar A Raiz dos Cabelos Sozinha: Passo-a-passo, Vídeo, Dicas!


A farmácia pode ser uma verdadeira perdição para quem gosta de mudar o visual, afinal, você pode encontrar dezenas de caixinhas com as mais incríveis opções de cores. Mas para as adeptas dos fios tingidos ou descoloridos, a dúvida que surge é após algumas semanas da mudança: a raiz do cabelo.

Como retocar as raízes dos cabelos

Retocar a raiz do cabelo pode parecer simples para algumas pessoas, mas para outras acaba se tornando um verdadeiro pesadelo. Quando a ida ao salão de beleza é inviável seja por falta de recursos ou por outro motivo, é necessário fazer o retoque em casa.

A seguir você vai conferir dicas de como retocar a raiz do cabelo e ter fios sempre impecáveis.

Cuidado com a raiz

A raiz do seu cabelo é uma parte virgem, ou seja, que não passou por nenhum processo químico. Logo, ela deve estar saudável e pronta para receber qualquer tipo de coloração ou descoloração.

É importante, antes de retocar a raiz, analisar o estado dos seus fios. Se você notar que os fios estão quebradiços, com sinal de queda, ressecados ou finos é um sinal de que deve adiar qualquer processo químico.

Castanhos iluminados saudáveis
Ruivo acobreado
Loiro acinzentado

Por mais que a grana esteja curta, é super recomendado que você procure um profissional especializado em coloração para que ele possa analisar a saúde dos seus fios e indicar o tratamento ideal para recuperação. Só com os fios recuperados, hidratados e saudáveis que você poderá tingir ou descolorir o cabelo.

Para cada tipo de cor de raiz e tom do comprimento, o retoque deve ser feito de uma forma. Você pode retocar a raiz utilizando um tonalizante, tinta permanente ou tendo que descolorir os fios e então matizar ou tonalizar.

Abaixo você vai saber mais sobre o retoque em cada tipo de raiz, valendo também pro cabelo masculino.

Como retocar a raiz do cabelo escuro

Se você é loira ou ruiva e tem os fios naturalmente castanhos a preto, com certeza quer resolver logo o problema quando percebe que a raiz está aparecendo. Afinal, a raiz escura é realçada em comparação a uma coloração mais clara. Nesse caso, as formas incluem:

  • Castanho claro a médio

Se a sua raiz tem a cor natural castanho claro a castanho médio, você pode utilizar a tinta permanente no processo, já que a raiz vai pegar a cor mais fácil.

Para retocar, é recomendado que você não lave os fios pelo menos por 2 dias, para que a oleosidade natural proteja as cutículas e não resseque. É essencial que você aposte em uma cor que seja o mais próximo do tom base que estavam os seus fios.

Masculino com castanho claro
Castanho retocado

Prepare a tintura de acordo com o que diz o fabricante, seguindo todos os passos corretamente. Aprenda com o passo-a-passo:

  1. Divida o cabelo em 4 partes com o auxílio do pente – uma na parte frontal, duas em cada parte lateral da cabeça e uma na parte traseira – e prenda em seguida. Utilize um hidratante ou vaselina para proteger a testa e as orelhas de manchas.
  2. Em seguida, solte a parte frontal e vá separando em mechas finas. Esse procedimento é importante, porque se você dividir em mechas largas a tinta não vai pegar corretamente e pode deixar fios brancos, por exemplo.
  3. Com o auxílio de um pincel, vá depositando a tinta na parte que está mais escura ultrapassando alguns centímetros a parte que já está tingida.
  4. Repita esse processo nas partes laterais e por fim na parte de trás. Reserve um pouco da tinta em um recipiente. Deixe o produto pausar pelo tempo recomendado na embalagem.
  5. Quando faltar 10 minutos para retirar o produto, aplique o que sobrou da tinta no comprimento e pontas dos fios. Se você desejar por misturar o produto com um creme de hidratação branco. Massageie com as mãos e deixe o tempo restante.
  6. Por fim, basta remover a tintura e lavar os fios com shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos ou quimicamente tratados.

Caso após o retoque você note que o cabelo ficou com uma cor destoante entre a raiz e o comprimento, pode utilizar um tonalizante para corrigir a cor. Mas lembre-se que tinta não clareia tinta.

  • Castanho escuro a preto

Já se a sua raiz for castanho escuro a preto, é recomendado que o retoque seja feito por um profissional. Isso acontece porque os fios mais escuros têm dificuldade em clarear e para alcançar o tom loiro ou ruivo será necessário descolorir os fios ao invés de apenas tingir.

Raízes retocadas pretas
Preto iluminado
Castanhos escuros
Masculinos

Mas se mesmo assim você quiser retocar a raiz em casa, invista em produtos de qualidade e tanto o pó descolorante quanto a água oxigenada devem ser da mesma marca.

  1. Você vai precisar dividir o cabelo em 4 partes, mas em vez de começar pela parte frontal, deve começar pela parte da nuca, respeitando o limite entre os fios virgens e os tingidos. Esse cuidado é necessário porque os fios já descoloridos estão sensíveis e podem reagir com o descolorante podendo até mesmo cair.
  2. Deixe o produto pausar até alcançar o tom desejado, removendo o descolorante com cuidado para que ele não manche os fios já tingidos.
  3. Por fim, analise o tom final e, então, aplique um tonalizante para igualar a cor ou, caso o comprimento esteja platinado, será necessário utilizar um kit matizador.

Em cabelos claros

Já se a sua raiz é de tom claro, o processo de retoque não é tão difícil. Nesse caso você pode utilizar a mesma tinta que usou da primeira vez que tingiu os fios apenas na raiz e 10 minutos antes de retirar, passar o produto que sobrou no restante dos fios.

Ou você pode utilizar um tonalizante para dar um banho de brilho na parte já colorida e corrigir a raiz.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como retocar sozinha a raiz de fios brancos sem tirar as luzes ou as mechas:

Ruivo com mechas retocada
Retocando a raiz de cabelo ruivo
Cacheados pretos com retoque da raiz
Platinado loiro

Pra cabelos com mechas ou luzes

Se você tem mechas ou luzes nos cabelos e a raiz já está aparecendo, o ideal é fazer o processo de retoque com um profissional, já que tentar em casa pode estragar a cor e até mesmo os fios.

Mas se mesmo assim você quiser fazer o retoque, o melhor é apostar na touca para luzes que já vem com furos em posições específicas para apenas passar as mechas e descolorir. Respeite a volumagem da água oxigenada e procure aplicar apenas na parte que está escura.

Depois, você pode ter que tonalizar os fios para igualar a cor ou matizar para um efeito platinado. Mas lembre-se: se você errar no processo pode ter que tingir todo o comprimento para corrigir a cor e isso vai danificar os fios.

Ver a raiz aparecendo é algo que costuma incomodar e muito as mulheres. Por isso, ao saber dicas de como retocar a raiz do cabelo, você poderá fazer o procedimento em casa ou procurar um profissional para recriar o visual.

Jessica Alba com cabelo em dia
Dourados
Loiro com progressiva logo após ser retocado
Cabelos loiros em dia com a raiz
Loiros com raiz retocada
Acobreado retocado

Como você faz o retoque? Ainda tem alguma dúvida? Conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)