Como Tirar o Frizz do Cabelo: 4 coisas que você DEVE fazer!

Você não aguenta mais o seu cabelo todo desalinhado por causa do frizz? Leia esse artigo até o fim que você encontrará a solução pra esse problema!

cabelos com frizz, e agora?
Cabelos com frizz, e agora?

O cabelo é como se fosse uma esponja seca, ele ao longo do tempo absorve toda a água e umidade que tem por perto. Quando os fios estão ressecados e quebradiços, eles tendem a tentar absorver toda a umidade externa tentando tirar a sensação seca. Mas com isso, as madeixas acabam ficando porosas e com frizz, mas isso acaba hoje pois vou te ensinar como tirar o frizz do cabelo!

Quando as mechas estão ressecadas ao ponto de ficar cheias de pontas duplas, a probabilidade dessas pontas irem se abrindo ainda mais é grande. Com isso, o fio perde o peso e consequentemente, ele fica arrepiado criando o frizz no cabelo e nas pontas.

Você sabia que existem dois tipos de frizz? E como resolver isso?

Muitas pessoas não sabem que existem dois tipos de frizz. Um que já foi citado aqui, que é causado por ressecamento, falta de cuidados, excesso de química e outros fatores. O outro tipo é o que aparece junto com os nossos cabelinhos novos que crescem. Até chegar ao tamanho dos outros fios, eles ficam pequenininhos e arrepiados.

Segundo os profissionais de beleza, os cabelos que são mais propícios ao frizz são os ressecados, os quimicamente tratados, o que apresentam tintura, os cacheados e os crespos. Além claro, dos fios que vivem sendo escovados, descoloridos e pranchados rotineiramente. Pensando nesse vilão, vamos te dar agora dicas de como tirar o frizz do cabelo rapidamente:

como tirar o frizz do cabelo com dicas rapidas que funcionam
Como tirar o frizz do cabelo – aprenda já como eliminar esse problema

Estas dicas servirão tanto para cabelo masculino quanto para madeixa feminina!

Hidratação semanal para manter o peso do cabelo

Ter um cabelo bem hidratado e saudável, é sem dúvida uma das principais formas de evitar o frizz nas madeixas. O cabelo hidratado fica pesado, consequentemente disciplinado, o que dificilmente deixa o frizz aparecer. Além desse benefício, o ato de hidratação semanal é ótimo para manter os cabelos lindos e sedosos.

Por isso, o hábito deve ser levado a sério, já que só traz benefícios. Caso você não consiga fazer a hidratação toda semana, por conta da correria do dia-a-dia, experimente usar o hidratante no lugar do condicionador quando for lavar os cabelos.

hidratação caseira de café
Hidratação caseira de café

A ação não vai ser tão boa quanto deixar o tempo ideal que a máscara deve ficar, mas já vai fazer a diferença. Existem receitas caseiras que são muito boas também, a exemplo da máscara hidratante de Bepantol, muito boa para cabelos loiros descoloridos ou com luzes, que tendem a sofrer mais com ressecamento e, por consequência, com surgimento de fizz.

Acompanhe esse vídeo tutorial passo a passo de como fazer hidratação com açúcar para cabelos cacheados e para acabar com o frizz rápido:

Umectação semanal para selar e dar brilho

7 benefícios da umectação
Deixa os fios mais bonitos
Dá mais brilho
Traz maciez e suavidade ao toque
Reduz o atrito entre os fios
Diminui o frizz nos cabelos
Redução da queda
Ajuda a desembaraçar, evitando nós

A umectação durante a semana é algo que foi descoberto há pouco tempo em comparação com outros tratamentos capilares para tirar o frizz do cabelo. Mas, já ganhou muitas fãs pela sua eficácia para deixar os fios muito mais bonitos. A umectação é feita com óleos ou manteigas vegetais. Embora seja bom para tirar o frizz rapidamente, não é muito adequada a cabelos oleosos, pois pode aumentar a oleosidade dos fios.

A umectação bem feita traz brilho, maciez e sela a hidratação dos fios. Com tudo isso, você vai tirar o frizz do cabelo com toda certeza e de modo caseiro. Até os fios novos que estão nascendo vão ser abaixados, pois a oleosidade causada pela umectação, vai deixar eles mais pesados e, consequentemente, eles não vão ficar arrepiados causando o frizz.

Assim como a hidratação, o ideal é fazer esse procedimento uma vez na semana. É bacana investir em fazer o processo à noite, e dormir com o óleo no cabelo com uma touca para que você acorde sem frizz pela manhã.

Quanto mais horas você deixar, melhor será o efeito. Caso você se queixe de não ter tempo para fazer a umectação toda semana, pelo menos faça ela de 15 em 15 dias. Você vai notar a diferença. Veja essa receita com produtos naturais de umectação com azeite e vinagre para quem quer tirar o frizz rapidamente e não tem tempo de dormir com uma máscara:

Misturados todos os ingredientes e formado um creme homogêneo, passe nos cabelos evitando o couro cabeludo e deixe fazer efeito por 30 minutos, pelo menos. Depois, enxágue abundantemente.

Use finalizadores anti frizz

Quando se fala em finalizadores, os mais indicados para tirar o frizz das madeixas, são os a base de silicone ou os que têm óleo de argan. Esses componentes são perfeitos para esse fim, além de serem ótimos para a beleza dos cabelos.

finalizador bom e barato
Finalizadores bons e que resolvem

Eles são bons para a finalidade de acabar com o frizz, porque conseguem reduzir o atrito e a elasticidade estática dos fios. O atrito deixa os cabelos carregados negativamente e isso gera o arrepiado. É ótima ideia usar um finalizador para eliminar cabelo frisado em dia de chuva, por exemplo.

Protetor térmico para evitar que os cabelos armem depois da prancha

O uso de protetores térmicos é importantíssimo para quem tem o hábito de usar chapinha e secador nos cabelos. Além de proteger os fios do calor extremo provocado por esses utensílios, este produto também auxilia no deslizar da escova na hora de deixar os cabelos alisados.

protetor termico bom e em conta
Protetores térmicos bons e baratos

Com isso, os fios ficam mais comportados, o que reduz o frizz que normalmente fica presente durante o alisamento. Há no mercado protetores térmicos na forma mais líquida, que são indicados para fios mais finos e pessoas que têm pouco cabelo. Já os que são em forma de creme, são para fios mais grossos, cacheados e volumosos.

Hábitos que precisam ser evitados

4 coisas que agravam o frizz
Banho quente
Não prender os cabelos enquanto molhados
Evitar abuso e acúmulo de produtos finalizadores (efeito build up) nos fios
Uso frequente de chapinha e secador
siga nossas dicas e libere-se do frizz
Siga nossas dicas e libere-se do frizz

Se você tem o hábito de tomar banho com água quente, cuidado! Porque a chuveirada com água muito quente é uma dos maiores inimigos do cabelo. O ideal é molhar os fios sempre com temperatura fria da água porque isso vai contribuir para a saúde das madeixas.

Mas, se você realmente mora em um local frio, e o banho frio está fora de cogitação, então invista em banhos de temperatura morna. Assim, você evita o ressecamento dos fios, que é o que deixa o cabelo armado, sem vida e cheio de frizz.

Outra dica boa, é não prender os cabelos molhados. Com esse hábito, você pode favorecer a proliferação de fungos no couro cabeludo, o que causa queda e quebra dos fios. Quando você dorme com os cabelos molhados esse mesmo efeito pode acontecer. Então evite fazer essas duas coisas para não ter frizz no cabelo.

O uso em excesso de pomadas fixadoras para penteados pode ressecar bastante os fios. Por isso, procure utilizá-los apenas em dias de festa, quando for necessário. Quem nunca usou spray fixador para manter um penteado no lugar, e depois ficou com o cabelo parecendo uma palha?

Pois é, esse efeito além de ser visualmente feio, também deixa os fios quebradiços, ressecados e consequentemente cheio de frizz. Mesmo depois de lavar, as madeixas ainda ficam meio estragadas por um tempo. Por isso, só use mesmo em caso especiais, no dia a dia nem pensar.

Como a mulherada já está cansada de saber, o secador e a chapinha danificam os fios. Mas para aquelas que não abrem mão de jeito nenhum daquela escova uma vez por semana, mudar a forma de fazê-la pode tirar ainda mais o frizz. Na hora de fazer a escova, é só deixar o secador longe dos fios, e usá-lo com movimentos circulares. Isso vai impedir que eles fiquem ressecados e armados depois do alisamento.

Com o nosso artigo você aprendeu como tirar o frizz do cabelo, seja ele curto ou comprido, e resolver esse probleminha que atrapalha a vida de muitas mulheres. Gostou das dicas? Então comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *