Aprenda como tirar de forma FÁCIL o volume dos cabelos!

Está sofrendo com seus cabelos sempre com muito volume e, com isso, muito desarrumados? Depois que você ler esse artigo até o fim você saberá como resolver esse problema!

Cuidar dos cabelos é fundamental para manter a saúde e também a aparência correta. Existem muitos produtos e tratamentos disponíveis para todos os tipos de cabelos atualmente. Leia tudo e descubra novos segredos para ajudar na rotina de cuidados que você já segue pra suas madeixas.

saiba dicas para acabar com cabelo muito volumoso
Como tirar o volume dos cabelos

Vamos falar, neste artigo, sobre como reduzir o volume dos fios e deixá-los ainda mais bonitos. Se quiser conhecer mais sobre este assunto, leia também os artigos como dar volume aos cabelos.

Como faço pra diminuir o volume do meu cabelo?

Alguns tipos de cabelos como os crespos, ondulados e cacheados ou mesmo os que estão danificados tendem a ter mais volume e frizz. Existem diversos tratamentos que auxiliam na redução do volume por mais tempo como é o caso dos alisamentos ou mesmo outros procedimentos que utilizem produtos químicos.

Porém, nem todas as pessoas estão dispostas a fazer estes tratamentos, mas também desejam reduzir o volume dos fios e deixá-los mais controlados naturalmente. O que pode ser feito para reduzir o volume capilar é o corte, existindo a maravilhosa técnica do corte bordado, que pode ser feito com tesoura ou navalha. Vamos ver, a seguir, algumas dicas para lhe ajudar a tirar volume dos cabelos de maneira simples e prática.

cabelo ondulado feminino de cantora
Ondulado feminino com pouco volume
cabelo cacheado sem volume excessivo
Cachos com volume controlado
cabelos com volume demais
Crespos com muito volume – algumas pessoas não gostam

Olha esse vídeo tutorial passo a passo ensinando a tirar volume do cabelo liso e grosso sozinha sem chapinha ou secador:

Use produtos adequados durante a lavagem

Procure utilizar uma linha de shampoo e condicionador que tenha o propósito de reduzir o volume dos fios e também de ajudar na diminuição do frizz do cabelo.

creme de hidratação
Produtos bons para hidratação

Uma das causas do aumento do volume dos cabelos pode ser a falta de hidratação. Outros produtos que podem ser utilizados também são os cremes para hidratação.

  • Passe o creme com os cabelos ainda úmidos, deixando-o agir por 20 a 30 minutos,
  • Lave bem os cabelos para retirada do produto posteriormente;
  • A hidratação dos fios também pode ser feita com a utilização de uma touca térmica que aumenta o poder de absorção do produto nos cabelos.

Use produtos adequados durante o dia

Outro motivo para o fio ganhar volume ao longo do dia pode estar relacionado à perda de umidade e ao ressecamento dos cabelos. Existem produtos que podem ser utilizados após a lavagem, no caso do leave-in, e que não só aumentam a hidratação dos fios como também ajudam a evitar o frizz.

É importante repassar o produto durante o dia, se necessário, pois estamos sempre expostos ao vento, ao uso do ar-condicionado, ao calor e a muitos outros agentes externos que podem prejudicar os fios.

leave in especial
Leave-in de qualidade e que funciona

Procure passar o produto somente na metade dos fios para baixo, evitando o couro cabeludo, e não exagere na quantidade que pode acarretar no aumento da oleosidade e deixar os fios com aparência de sujos.

Faça tratamentos que ajudem a ”domar” os cabelos

Vimos acima que a hidratação dos fios é muito importante para manter o cabelo com menos volume e frizz. Fazer o uso de cremes em casa é uma opção, mas existem alguns tratamentos que podem ser realizados em salão e que utilizam produtos mais concentrados e de maior potencial.

resultados de cauterizar os fios pra tirar volume
Antes e depois de fazer cauterização

Existem os processos de selagem térmica das cutículas, de cauterização dos fios que auxilia na reposição de queratina dos mesmos, entre muitos tratamentos que ajudam na recuperação do cabelo e no controle dos danos causados diariamente.

selagem termica boa
Selagem térmica – opte por um bom produto

Outra forma de reduzir o volume dos cabelos, essa é a mais forte delas, porque até mesmo vai alisar seus fios, é fazer uma escova progressiva. A progressiva é, basicamente, um tratamento em que se passa um produto químico com princípios ativos que relaxam a fibra capilar, deixando-o a mais maleável, e depois o resultado é selado com a chapinha, resultando em cabelos mais lisos e com pouquíssimo volume.

Existem progressivas de diversos tipos, havendo umas com mais e outras com menos componentes químicos, o mercado e os salões oferecem variadas opções. Aqui mesmo no blog já falamos de algumas alternativas um pouco mais naturais, como a escova de chocolate e a escova de morango.

escova progressiva pra tirar volume do cabelo no salao
Resultado de escova progressiva feita no salão

E dá pra fazer isso de forma natural?

Sim, é possível reduzir o volume do cabelo seguindo alguns tratamentos em casa e livres de química. Há uma série de receitas caseiras que podem te ajudar a reduzir o volume dos cabelos, a maior parte delas são alisamentos ou hidratações com produtinhos que você tem em casa:

receitas naturais para tirar volume dos fios
Como tirar o volume dos seus cabelos de forma caseira

Máscara de mel e leite

Nesta máscara, você vai colocar uma xícara de leite ou leite de coco e misturar a uma colher de sopa de mel. Dobre a receita se precisar. Depois disso, basta aplicar no cabelo e couro cabeludo, cobrir a cabeça com uma touca, e deixar a máscara por uma hora na cabeça. Por fim, lave os fios.

Hidratação de leite e ovo

Nesta receita, você mistura 2 xícaras de leite com um ovo e mistura como se fosse uma omelete. Depois, derrame no seu cabelo e deixe agir por 10 minutos. Agora, você vai espremer a mistura nos seus fios para tirar o excesso e cobrir a cabeça e os fios com uma touca plástica e deixar agir por mais 30 minutos. Só aí você lavará as madeixas.

Alisamento caseiro natural

Última das receitinhas, esta você deve usar duas vezes na semana por pelo menos dois meses para ter resultados. Veja os ingredientes:

  • 1 xícara de leite de coco,
  • 6 colheres de sopa de suco de limão,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 3 colheres de sopa de maizena.

Basta misturar tudo numa panela em fogo baixo até criar uma mistura homogênea. Reserve até que esfrie e depois aplique no cabelo, deixando agir por uma hora. Com isso, percebe-se que é possível tirar volume dos cabelos de maneira natural e sem o uso de produtos químicos ou que danifiquem os fios, lembrando que essas dicas também servem para cabelo masculino! Siga nossas dicas para deixar seus fios mais saudáveis e bonitos e se encante com os resultados!

cabelo masculino bem cuidado
Curto masculino ondulado e controlado
cabelo liso sem arrepio do frizz
Liso sem volume excessivo, normalmente causado pelo frizz

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *