5 Dicas para ACABAR com Cabelos Rebeldes definitivamente!

Você tem cabelos que têm vida própria e vivem se rebelando? Depois de ler esse texto você tomará de volta o controle das suas madeixas revoltadas!

Conheça dicas de como tratar cabelos rebeldes! Os cabelos rebeldes são grande reclamação das mulheres, já que por terem a textura difícil de lidar acabam comprometendo penteados e até mesmo a finalização do visual.

Os cabelos rebeldes normalmente vêm acompanhados de volume, frizz e ressecamento, principalmente quando são finos, precisando de um cuidado extra na hora de reeducar os fios. Se você sofre com esse problema, saiba que há solução. Conheça dicas de como tratar cabelos rebeldes e dome os fios.

foto de cabelo rebelde em moça entristecida
Cabelos rebeldes: saiba como resolver esse problema, de uma vez por todas

O motivo por trás dos fios “revoltados”

Conhecer a raiz do problema é importante na hora de cuidar dos fios rebeldes já que para acertar é necessário agir diretamente nas causas. Normalmente o fio de cabelo possui uma estrutura macia que reflete a luz e tem brilho natural, esse aspecto é o que caracteriza um cabelo lindo e saudável.

No caso dos fios rebeldes, as escamas que protegem os fios são irregulares e acabam expondo o cabelo que perde o aspecto hidratado. Logo, o cabelo fica volumoso e ressecado. Isso pode acontecer devido a:

  • Processos químicos como a tintura.
  • O calor excessivo da chapinha ou do secador.
  • Falta de queratina.

Falando no que leva a ter cabelos rebeldes, inclusive, a culpada tem nome e sobrenome: falta de queratina. A queratina é uma proteína que é responsável por dar elasticidade e maleabilidade aos cabelos. Em resumo, é a queratina a responsável por dar aquele movimento e o aspecto macio para os fios.

Ela também é responsável por garantir que o fio seja impermeável à água e, portanto, evita que a umidade deixe seus fios descontrolados. Quando essa proteína está em falta, o resultado é que o cabelo não tem peso para ficar no lugar, o que faz com que os fios fiquem rebeldes. Além disso, o cabelo fica mais poroso e mais fino e, portanto, mais facilmente rebelde.

5 dicas que realmente funcionam para controlar cabelos rebeldes

Diversos fatores devem ser levados em conta na hora tratar cabelos rebeldes, desde os produtos a serem usados até a forma correta de lavar os fios. Por isso, confira algumas dicas para ajudar a tratar o problema.

Olha esse vídeo tutorial com dicas passo a passo de como fazer para disciplinar um cabelo rebelde:

Como lavar o cabelo do jeito certo

Antes mesmo de pensar em qualquer solução é preciso que você saiba que a causa dos fios rebeldes pode estar logo no começo de todo o processo: na lavagem. Isso significa que se você errar nessa etapa dificilmente vai conseguir fios disciplinados como deseja.

Assim, o ideal é que você use produtos – como xampu e condicionador – que sejam específicos para a condição na qual o seu cabelo se encontra. Eles serão responsáveis por devolver os nutrientes e substâncias dos quais seus fios precisam para um aspecto muito mais domesticado.

Você precisa saber, por exemplo, que o xampu serve mais para lavar o couro cabeludo do que os fios em si. Por isso, massageie bem o couro cabeludo para garantir que os fios fiquem bem limpinhos.

Já o condicionador e os cremes para cabelo precisam ir apenas no comprimento dos fios. Se você deixá-los na raiz, além de um aspecto oleoso você pode enfraquecer os fios e também comprometer a hidratação ao longo de toda a extensão – resultando justamente nos fios rebeldes.

dica para lavar o cabelo corretamente
Forma certa de lavar os cabelos

Selagem térmica para “domar a rebeldia capilar”

Quando seu cabelo está rebelde ele precisa passar, primeiro, por uma reestruturação dos fios. Sabe quando a casa está de pernas para o ar e você começa a colocar ordem na bagunça um cômodo por vez? É mais ou menos assim que funciona com o seu cabelo.

Nesse processo de reestruturação os seus fios recebem novamente a massa perdida devido às cutículas abertas e ganha um realinhamento. Esse tratamento é feito com queratina e com uma fonte de calor, geralmente a chapinha, o que pode ser chamado de selagem térmica.

A intenção do processo não é alisar e, sim, garantir uma recuperação dos fios maltratados. No final do processo, o resultado é de fios no lugar e com a estrutura adequada.

resultado da selagem termica no cabelo rebelde loiro
Antes e depois de fazer selagem térmica

Hidratação caseira para evitar que os fios armem

Fios rebeldes também são fios frequentemente ressecados e sem hidratação. Por isso, nada melhor do que devolver aos fios o líquido do qual eles precisam para se manter saudáveis. O mais recomendado é utilizar um condicionador mais pesado ou mesmo uma máscara de hidratação potente (conheça a máscara de argila). Esse tipo de produto é responsável por ajudar a pesar – de um jeito – os fios de modo que eles não fiquem volumosos ou com fios desencontrados.

Produtos ricos em óleos, como o óleo de argan, são ótimos para fornecer hidratação aos fios e mantê-los protegidos das agressões externas. O resultado é mais brilho, mais movimento e um aspecto muito mais saudável e nutrido. Outra coisa que pode ajudar é a hidratação com glicerina, veja abaixo como fazer:

  • 2 colheres de máscara hidratante.
  • 5 ml de glicerina.
  • 5 ml de água.

Para aplicar, basta colocar nas partes rebeldes do cabelo a mistura e deixar agir por pelo menos 30 minutos. É importante também você cobrir a cabeça com uma touca (uma sacola de supermercado também vai servir).

glicerina hidrata os fios
Glicerina pode ajudar a hidratar os cabelos

Cuidados ao pentear

Lavou com cuidado, fez a restauração e cuidou direitinho da hidratação?

Então você também vai precisar de cuidados específicos na hora de pentear. Dependendo da sua escolha, o atrito com os fios pode causar justamente o indesejado aspecto de cabelo bagunçado pelo frizz.

No geral, o ideal é optar por pentes largos e de dentes grossos, preferencialmente antiestáticos. Usar pentes finos ou escovas, por outro lado, pode causar um aspecto ainda mais rebelde, então vale a pena investir na opção correta. Além disso, você deve começar a pentear das pontas para só então ir chagando à raiz. Se fizer o caminho oposto, corre o risco de os nós se acumularem e formarem um cabelo ainda mais rebelde.

pente de maderia anti-frizz
Use pentes de madeira ou de osso

3 coisas que ninguém percebe

Além desses cuidados existem outras 3 dicas rápidas que evitam que seu cabelo fique rebelde. Quer ver?

  1. Passar os dedos nos cabelos o tempo todo e penteá-lo depois de seco, por exemplo, é um pecado mortal se você quiser fios mais controlados.
  2. Ainda na escovação você também pode jogar o cabelo para um lado e penteá-lo e, depois de alguns minutos, penteá-lo para o outro lado. Após um momento de espera, penteie-o para trás e depois para a frente normalmente para garantir que o volume não se acumule em determinados locais.
  3. Se o cabelo estiver muito ressecado, o uso de chapinha e secador para tentar controlar a rebeldia só vai piorar a situação. Em vez disso, prefira utilizar finalizadores como uma máscara contra o frizz ou um leave-in.
leave in que funciona com oleo de macadamia e argan
Leave-in bom com macadâmia ou argan

Os cabelos rebeldes podem arruinar uma produção e até mesmo tornar impossível a adoção de um penteado novo ou de jogar os fios para um lado diferente. Ao saber como tratar cabelos rebeldes você poderá se ver livre desse problema e ter fios alinhados e prontos para receber qualquer tipo de penteado com uma aparência muito mais bonita.

Gostou? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *